Cinéfilos de todo Brasil: o 28º Festival de Cinema de Vitória está chegando! Maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo, o Festival acontece entre os dias 23 e 28 de novembro de 2021, em formato on-line e gratuito, sempre às 19 horas, na plataforma InnSaei.TV.  Em 2022, o 28º FCV dá continuidade a sua programação, desta vez em formato presencial no Centro Histórico de Vitória. Nesta fase acontecerão as atividades de formação com oficinas e workshops; lançamento de livros, e muito mais. Anote na agenda: vai acontecer entre os dias 21 e 25 de junho de 2022.

“É sempre um desafio e, ao mesmo tempo, um prazer, dar visibilidade para tantos filmes e ver de perto todo o potencial criativo dos realizadores brasileiros. É maravilhoso promover o intercâmbio entre profissionais, e entre o público e os diretores, por meio dos debates. E poder homenagear Marcélia Cartaxo e Margarete Taqueti, além de uma honra, é uma oportunidade de visibilizar a participação feminina na história do cinema brasileiro. Além disso, estamos muito felizes com a produção da etapa presencial do festival em 2022. Tem muita coisa bacana para o próximo ano”, disse a diretora do Festival de Cinema de Vitória, Lucia Caus. 

Festival On-line  

A Máquina do Desejo, de Joaquim Castro e Lucas Weglinsk, será exibido na 11ª Mostra Nacional de Longas. Foto: Divulgação

Em sua etapa on-line, o 28º Festival de Cinema de Vitória irá exibir  95 filmes, entre longas e curtas-metragens, distribuídos em 12 mostras e sessões especiais. Os filmes estarão disponíveis por 24 horas a partir da estreia. Além disso, o público vai poder conferir debates com os realizadores, além das homenagens a Marcélia Cartaxo e Margarete Taqueti, profissionais fundamentais para a produção audiovisual brasileira. Uma verdadeira maratona para os amantes da sétima arte. 

As produções escolhidas pela Comissão de Seleção, e que compõem as Mostras Competitivas, concorrem ao Troféu Vitória em 32 categorias. A escolha dos vencedores é feita pelas comissões de Júri do Festival, compostas por especialistas e profissionais do cinema, além da votação pelo Júri Popular. O resultado é anunciado na Cerimônia de Encerramento do evento. 

Homenagens

Marcélia Cartaxo 

A trajetória da atriz e diretora Marcélia Cartaxo é marcada pela versatilidade e pelo talento. Foto: Rodrigo Barbosa

Atriz e diretora, Marcélia Cartaxo é a Homenageada Nacional do 28º Festival de Cinema de Vitória. Nascida em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, Marcélia Cartaxo é um dos grandes nomes da atuação no Brasil. Com mais de 40 anos de carreira, a atriz já interpretou os mais diversos tipos: de freira a prostituta, de mãe a avó, ela imprime o sonho, a força, a luta e a realidade da mulher brasileira em suas atuações. 

Com participações no teatro e na televisão, foi no cinema que ela construiu uma carreira sólida e com personagens que entraram para a história do audiovisual brasileiro. Entre os destaques estão a prostituta Laurita, de Madame Satã (2002), de Karim Aïnouz; a sonhadora Pacarrete (2019), do filme homônimo de Allan Deberton; que lhe rendeu o Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado e no Festival de Cinema de Vitória; e Macabéa, protagonista do longa-metragem A Hora da Estrela, de Suzana Amaral, que lhe rendeu o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema de Berlim. 

Margarete Taqueti 

Margarete Taqueti tem uma carreira marcada pela versatilidade artística. Foto: Vitor Nogueira/ Acervo IBCA

Margarete Taqueti é a Homenageada Capixaba do 28º Festival de Cinema de Vitória. Diretora, roteirista, pesquisadora, produtora, continuísta, atriz, dramaturga, cineclubista, gestora pública de cultura… muitas foram as funções exercidas por essa mineira natural de Aimorés e radicada em terras capixabas desde a adolescência nos anos 60. Com 67 anos completos em 2021, ela construiu uma trajetória diversa e sempre engajada na luta pela preservação e pela difusão da memória artístico-cultural do Espírito Santo. Dedicou-se a filmes de vários realizadores assumindo diferentes funções até sua estreia como diretora foi com o documentário A Lira Mateense (1992). 

Sua primeira ficção foi O Fantasma da Mulher de Algodão (1995), curta-metragem que apresenta a lenda urbana da mulher do banheiro para abordar as transformações da adolescência e o fantasma da ditadura. Seu mais recente trabalho para o cinema é o documentário Memórias do Esquecimento, longa-metragem em fase de finalização que conta com a co-direção de com Adriana Jacobsen e trata de acervos e sítios arqueológicos indígenas de São Mateus para discutir o apagamento da memória cultural local e nacional. Também deixou sua marca como cineclubista e gestora pública, além de ter feito parte da primeira diretoria da ABD Capixaba, fundada nos anos 2000. 

Mostras 

A Terra em que Pisar, de Fáuston da Silva, é um dos curtas selecionados para a 8ª Mostra Outros Olhares. Foto: Divulgação

Os filmes escolhidos pela Comissão de Seleção do 28º Festival de Cinema de Vitória  serão distribuídos em 12 mostras audiovisuais. Os filmes ficarão disponíveis para o público por 24 horas a partir da estreia. Janela mais tradicional do evento, a 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, apresenta uma seleção com títulos da safra recente do cinema brasileiro; a 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas traz filmes que apresentam um panorama do cinema autoral brasileiro; a 11ª Mostra Quatro Estações, exibe produções que abordam a temática da diversidade sexual; à 10ª Mostra Foco Capixaba, é uma janela exclusiva para produções de realizadores do Espírito Santo; a 10ª Mostra Corsária, traz curtas que apresentam pesquisas de linguagem da estética cinematográfica; a 8ª Mostra Outros Olhares, propõe a observação da construção de novos mundos a partir de experiências particulares.

Antonio Pitanga está no elenco de Olhos de Cachoeira, de Adler Paz, na 6ª Mostra Cinema e Negritude. Foto Divulgação

A 6ª Mostra Mulheres no Cinema exibe filmes dirigidos exclusivamente por realizadoras e aborda as questões de gênero, valorizando a atuação feminina por trás das câmeras. A 6ª Mostra Cinema e Negritude, traz  produções de realizadores negros que tratam das mais diversas narrativas que atravessam a população negra no Brasil. 

A 5ª Mostra Nacional de Videoclipes, apresenta produções de gênero experimental por excelência e que fundem música e audiovisual; a 4ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental, abre espaço para o debate sobre sustentabilidade e questões ambientais. A 3ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico traz o terror para o evento. Fora de competição, a 12ª janela do evento é a 4ª Mostra Cinema de Bordas.

Sessões Especiais 

Espero que Esta te Encontre e que Estejas Bem, de Natara Ney, será exibido no encerramento do 28º FCV. Foto: Divulgação

Além dos filmes selecionados, o 28º Festival de Cinema de Vitória irá exibir três longas-metragens convidados, que serão exibidos fora de competição. Na Sessão Especial de Abertura, no dia 23 de novembro, o público vai conferir o filme A Matéria Noturna, de Bernard Lessa. Durante a semana do 28º FCV também será exibido em Sessão Especial o longa-metragem Limiar, de Coraci Ruiz. Fechando a programação, o documentário Espero que Esta te Encontre e que Estejas Bem, de Natara Ney, que será exibido na Sessão Especial de Encerramento.  

Debates 

Os tradicionais debates entre os realizadores acontecem no Canal de Youtube do Festival de Cinema de Vitória. Os bate-papos serão conduzidos pelo jornalista e crítico de cinema, Filippo Pitanga; e pela doutoranda em psicologia e cinema pela USP e crítica de cinema para o portal Geledés, Viviane A. Pistache. O debate da 3ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico será conduzido pelo produtor audiovisual e curador, Waldir Segundo

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

28º Festival de Cinema de Vitória
23 a 28 de novembro
On-line e Gratuito

23 de novembro
Terça-feira

19 horas Cerimônia de Abertura
Homenagem a Marcélia Cartaxo
 8ª Mostra Outros Olhares
. 1º Turno (Clementino Junior, FIC, RJ, 15’)
. Ouro para o bem do Brasil (Gregory Baltz, DOC, RJ, 17’)
. A terra em que pisar (Fáuston da Silva, FIC, DF, 24’)
. A beleza de Rose (Natal Portela, FIC, CE, 20’)
. Utopia (Rayane Penha, DOC, AP, 15’)
. A balada da nobre senhora (Hsu Chien, FIC, RJ, 15’)
 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
. Ato (Bárbara Paz, FIC, MG, 21’)
. 5 fitas (Heraldo de Deus e Vilma Martins, FIC, BA, 15’)
. Praia dos tempos (Luan Santos, FIC, BA, 11’)
. Hawalari (Cassio Domingos, FIC, GO, 15’)
. A cambonagem e o incêndio inevitável (Castiel Vitorino Brasileiro e Roger Ghil, DOC, ES, 34’)
 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
. Mulher oceano (Djin Sganzerla, FIC, SP, 99’)
 Sessão Especial de Abertura
. A matéria noturna (Bernard Lessa, FIC, ES, 89′)

24 de Novembro
Quarta-feira

10 horas Debate 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Programa 1
14 horas Debate 8ª Mostra Outros Olhares
19 horas 10ª Mostra Corsária
. Atlântida
(Diego Locatelli, EXP, ES, 4’)
. Todos os rostos que amo se parecem (Davi Mello e Deborah Perrota, FIC, MG, 14’)
. Presente maravilha (Jeã Santos, EXP, RJ, 3’)
. Há uma profeta nas olaias, tenham cuidado! (Lucas Camargo de Barros, DOC, SP, 8’)
. Mormaço (Carol Lima DOC, PE, 11’)
. Minha bateria está fraca e está ficando tarde (Rubiane Maia e Tom Nóbrega, DOC EXP, GRB, 27’)
. Casa de um corpo gasoso (Bruno Moreno, FIC, PI, 5’)
. Os últimos românticos do mundo (Henrique Arruda, FIC, PE, 23’)
 4ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental
. Nonna (Maria Augusta Vilalba Nunes, ANI/FIC, SC, 10’)
. YAÕKWA, imagem e memória (Rita Carelli e Vincent Carelli, DOC, PE, 21’)
. Dois riachões: cacau e liberdade (Fellipe Abreu e Patrícia Moll, DOC, SP, 10’)
. Tapajós ameaçado (Thomaz Pedro, DOC, SP, 25’)
. What about our future? (Cláudio Cruz e Jaime Leigh Gianopoulos, DOC, Canadá, 25’)
 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
. Faz vinte anos
(Tati Franklin, EXP, ES, 6’)
. Meus santos saúdam teus santos (Rodrigo Antônio, DOC, PA, 14’)
. Portugal pequeno (Victor Quintanilha, FIC, RJ, 20’)
. Calmaria (Leonardo Catapreta, FIC, MG, 24’)
. Per capita (Lia Letícia, FIC, PE, 15’)
 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
. Última cidade (Victor Furtado, FIC, CE, 70’) 

25 de Novembro
Quinta-feira

10 horas Debate 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Programa 2
14 horas Debate 10ª Mostra Corsária
16 horas Debate 4ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental
19 horas Sessão Especial
. Limiar
(Coraci Ruiz, DOC, SP, 77’)
 11ª Mostra Quatro Estações
. Cacicus (Bruno Cabral e Gabriela Dullius, FIC, RS, 14’)
. Time de dois (André Santos, FIC, RN, 11’)
. Fio de Ariadne (Mozart Freire e Ton Martins, FIC, CE, 16’)
. Letícia, Monte Bonito, 04 (Julia Regis, FIC, RS, 19’)
. O nascimento de Helena (Rodrigo Almeida, EXP, RN, 11’)
. Macho carne (George Pedrosa, EXP, MA, 15’)
 3ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico
. Planta baixa
(Clara Martins Hermeto, FIC, SP, 15’)
. Jamary (Begê Muniz, FIC, AM, 15’)
. Nunca mais me vi (Demerson Souza e Laysla Brigatto, ANI, SP, 4’)
. Ar (Marcelo Oliveira e William Oliveira, FIC, PE, 10’)
. Um espinho de marfim (Luis Fernando Bruno e Isabella Secchin, RJ, FIC, 20’)
. Magnético (Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt, SC, DOC, 25’)
 4ª Mostra Cinema de Bordas
. Amor sangue dor (Magnum Borini, SP, FIC, 11’)
. A última porta (Milton Santos, SP, FIC, 20’)
. O homem sem lei (Manoel Loreno, ES, FIC, 7’)
 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
. Bestiário invisível (Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, DOC/EXP, ES, 12’)
. Cercanias/Gatos (Sérgio Andrade, DOC, AM, 15’)
. Cenas da infância (Kimberly Palermo, ANI, RJ, 6’)
. Coleção preciosa (Rayssa Coelho e Filipe Gama, DOC, BA, 15’)
. Usina – desejo contra a indústria do medo (Amanda Seraphico, Clarissa Ribeiro e Lorran Dias (Anarca Filmes), FIC, RJ, 16’)
 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
. Mirador (Bruno Costa, FIC, PR, 95’)

26 de Novembro
Sexta-feira

10 horas Debate 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Programa 3
14 horas Debate 11ª Mostra Quatro Estações
16 horas Debate 3ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico
19 horas 6ª Mostra Mulheres no Cinema
. O peixe
(Natasha Jascalevich, EXP, RJ, 11’)
. Eu espero o dia da nossa independência (Bruna Carvalho Almeida e Brunna Laboissière, DOC, SP, 21’)
. Em caso de fogo, pegue o elevador (Fernanda Reis, FIC, RS, 13’)
. Fora de época (Laís Catalano Aranha e Drica Czech, FIC, SP, 13’)
5ª Mostra Nacional de Videoclipes
. Os cara tão de brincadeira, de Matheus Fighera. Artista: Igor Fuchs – 3’12
. Bruta, de Raymundo Calumby. Artista: Sandyalê – 5’32”
. Salomé, de Drica Czech e Laís Catalano Aranha. Artista: Naiá Camargo – 3’37”
. Lockdown, de Roberto Mamfrim. Artista: Carga Pezada –  4’21”
. Goat talk. de Diego Capeletti. Artista: AXANT – 2’29”
.  É só me chamar, de Lucas Sá. Artista: Paolo Ravley – 4’24”
. The wolves are never tired, de Thais Siqueira. Artista: Luana di Angelo – 2’28”
. Tá vendo seu moço?, de Juliana Segóvia e Pedro Brites. Artista: Karola Nunes –  4’42
. Ararinha da viola, de Letícia Pires. Artista: Isis Broken – 3’25”
. Não conserve a dor, de Eduardo Christofoli. Artista:  Black Bell Tone – 5’58”
. Come, de Flora Fiorio. Artista: Dan Abranches e Pe Lopes – 4’09”
. Flores e rifles, de Raphael Correa. Artista: Gustavo Rosseb – 4’30
. BXD existe, de Pamela Ohnitram. Artista: Xuxu ComXis (feat. Adrielle Vieira & Tiago Tk) – 3’50”
. Corpo a corpo, de Jessika Goulart. Artista: Canto Cego – 4’39”
. Dis-ritmia, de Thais Lima. Artista: Criolina, Estrela Leminski e Téo Ruiz – 5’02”
 6ª Mostra Cinema e Negritude
. Olhos de cachoeira (Adler Paz, FIC, BA, 22’)
. As vezes que não estou lá (Dandara de Morais, FIC, PE, 25’)
. 25 anos sem asfalto (Fabi Andrade, FIC, SP,  15’)
. Forrando a vastidão (Higor Gomes, FIC, MG, 15’)
 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
. Muxarabi (Natália Maia e Samuel Brasileiro, DOC, CE, 18’)
. De vez em quando eu ardo (Carlos Segundo, FIC, MG, 15’)
. Prata (Lucas Melo, EXP, RJ, 21’)
. Vagalumes (Léo Bittencourt, EXP, RJ, 19’)
 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
. Noites de alface (Zeca Ferreira, FIC, RJ, 79’)

27 de Novembro
Sábado

10 horas Debate 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Programa 4
13 horas Debate 6ª Mostra Mulheres no Cinema
15 horas Debate 5ª Mostra Nacional de Videoclipes
16 horas Debate 6ª Mostra Cinema e Negritude
19 horas 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
. Gargaú (Bruno Ribeiro, DOC, RJ, 20’)
. Três graças (Luana Laux, FIC, ES, 19’)
. O resto (Pedro Gonçalves Ribeiro, DOC, MG, 21’)
. O barco e o rio (Bernardo Ale Abinader, FIC, AM, 17’)
 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
. Máquina do desejo (Joaquim Castro e Lucas Weglinski, DOC, SP, 110’)
. A mesma parte de um homem (Ana Johann, FIC, PR, 99’)
10ª Mostra Foco Capixaba
. Uma noite sem lua (Castiel Vitorino Brasileiro, DOC, ES, 27’)
. Nostalgia (Raphael Araújo, ANI, ES, 1’)
. Quimera (Luísa Costa Miranda, FIC, ES, 13’)
. Metamorfose concreta (Carol Covre, Larissa Barreto e Narjara Portugal, EXP, ES, 3’)
. Ausência (Ricardo Sá, DOC, ES, 19’)
. Chamada a cobrar (Edson Ferreira, FIC, ES, 20’) 

28 de Novembro
Domingo

10 horas Debate 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Programa 5
13 horas Debate 10ª Mostra Foco Capixaba
16 horas Debate 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
19 horas Homenagem a Margarete Taqueti
Cerimônia de Premiação
Sessão Especial de Encerramento
Espero que esta te encontre e que estejas bem
(Natara Ney, DOC, RJ/PE, 84′)