Incentivar, fomentar e valorizar a produção audiovisual do Espírito Santo. Essa é a proposta da 10ª Mostra Foco Capixaba, que será exibida no dia 27 de novembro, sábado, às 19 horas, e faz parte da programação do 28º Festival de Cinema de Vitória. O evento será realizado entre os dias 23 e 28 de novembro, em formato on-line e gratuito, na plataforma Innsaei.tv.

A janela de exibição contou com o trabalho feito pela Comissão de Seleção formada pela curadora, cineasta e produtora, Flavia Candida; pelo cineasta, curador, escritor e pesquisador na área audiovisual, Erly Vieira Jr; e pelo produtor audiovisual e curador, Waldir Segundo. No ano em que completa uma década de exibições, a janela se consolida como um espaço importante para visibilizar a produção dos realizadores que produzem no estado. 

“A Mostra Foco Capixaba completa dez anos, e, para além de um ponto de convergência entre cineastas de diferentes partes do estado, trajetórias e cinematografias, é uma grande vitrine para o curta-metragem capixaba – especialmente no atual contexto dos festivais acontecendo on-line, possibilitando que cinéfilos em todo o território nacional acessem a potência e a pluralidade da mostra”, avalia a curadora Flavia Candida.

Filmes 

A seleção apresenta seis filmes que apresentam os discursos particulares de diversas gerações de  realizadores e realizadoras capixabas. O documentário Uma Noite Sem Lua, de Castiel Vitorino Brasileiro, se apropria de um universo sensível para comunicar sobre a travestilidade. Nostalgia, de Raphael Araújo, nos convida a embarcar numa lembrança surrealista. Quimera, de Luísa Costa Miranda, nos apresenta o intenso processo criativo de uma artista visual. 

Metamorfose Concreta, de Carol Covre, Larissa Barreto e Narjara Portugal, é um curta experimental que apresenta uma viagem interna para descobrir-se ligado ao todo. Em Ausência, de Ricardo Sá,  acompanhamos a história de uma filha de desaparecidos políticos argentinos criada num balneário capixaba pelo avô. Fechando a sessão, Chamada a Cobrar, de Edson Ferreira, que revela os segredos de um casal de adultos a partir da nota baixa da filha adolescente. 

Premiação e Júri

Os filmes exibidos na 10ª Mostra Foco Capixaba concorrem ao Troféu Vitória em duas categorias: Melhor Filme, pelo Júri Técnico, e Melhor Filme, pelo Júri Popular.

O Júri Técnico da 10ª Mostra Foco Capixaba é composto pelo jornalista, pesquisador e crítico de cinema, André Dib; e pela diretora e produtora, Glenda Nicácio. O anúncio das produções premiadas será feito durante a Cerimônia de Encerramento do 28º Festival de Cinema de Vitória.

On-line

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o evento será realizado em formato on-line e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma Innsaei.tv. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

28º Festival de Cinema de Vitória
10ª FOCO CAPIXABA
27 de novembro
sábado, às 19 horas

UMA NOITE SEM LUA
Castiel Vitorino Brasileiro
DOC, P&B, H264, 27’, ES/SP/Berlim, 2020
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Pois o limite das linguagens usadas para descrever nossas transfigurações é a palavra. A palavra Travesti é um limite, um convite e um lembrete. E minha escuridão preexiste à raça e ao gênero. A comunidade é, ao mesmo tempo, veneno e mel. Eu sou bantu. Eu sou a mensageira que anuncia a transmutação que nomeamos de Travesti.
NOSTALGIA
Raphael Araújo
ANI, Cor, H264, 1’, ES, 2020
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Uma pálpebra se abre nos transportando para um fragmento de memória. Uma menina vaga em um deserto surreal em que peixes voadores plantam bombas que germinam olhos carnívoros. Uma lembrança nostálgica.
QUIMERA
Luísa Costa Miranda
FIC, Cor, FullHD, 13’, ES, 2021
Classificação Indicativa: 18 anos
Sinopse: Muriel, uma artista plástica, vê suas obras se tornarem um reflexo de si mesma, levando seu processo criativo a um experimento entre o real e o imaginário.
METAMORFOSE CONCRETA
Carol Covre, Larissa Barreto e Narjara Portugal
EXP, Cor, H264, 3’, ES, 2020
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Quebrar e cavar fundo para redescobrir o que é natural: somos parte de um organismo complexo e intimamente integrado. Somos a Terra. 
AUSÊNCIA
Ricardo Sá
DOC, Cor, H264, 19´, ES, 2021
Classificação Indicativa: Livre 
Sinopse: A história de Victória, filha de desaparecidos políticos argentinos, que foi criada pelo avô exilado em Manguinhos, no ES.
CHAMADA A COBRAR
Edson Ferreira
FIC, Cor, H264, 19´, ES, 2020
Classificação Indicativa: Livre 
Sinopse: Segredos dos pais de Júlia são revelados quando eles tentam reverter a nota baixa da filha na escola.
*Os filmes ficarão disponíveis por 24 horas após a estreia