Fechando a programação do 28° Festival de Cinema de Vitória – Reencontro o público conferiu a pré-estreia nacional hors concours do longa Serial Kelly, de René Guerra, protagonizado pela cantora Gaby Amarantos. O longa-metragem foi exibido na sessão especial de encerramento que aconteceu no sábado, 25 de março, no Centro Cultural Sesc Glória. 

A ficção acompanha a agenda de shows de uma cantora de forró eletrônico em inferninhos pelo sertão  e o rastro de mortes que ela vai deixando pelo caminho. A equipe do filme foi aplaudida pelo público, que celebrou a representatividade do filme em trazer um elenco protagonizado por mulheres, além da narrativa que traz elementos da cultura do sertão nordestino brasileiro. 

Os apresentadores especiais da noite, o ator Chico Díaz e a atriz Letícia Persiles, convocaram ao palco o diretor René Guerra e a atriz Paula Cohen, além da produtora Elaine Soares, que celebrou o encontro com o público proporcionado pelo evento. “Esse festival é o primeiro que vi na vida que pula esse muro do cinema e vai atrás do público de verdade, isso é muito importante”. 

O diretor René Guerra comentou sua emoção em exibir o filme, com uma rede de afetos e inspirações partilhadas durante o evento: “É um festival feito para o público. Estou honradíssimo em estar aqui. O Serial Kelly é um filme com um elenco alagoano, que me faz ter muito orgulho. É extremamente político a gente trabalhar com os atores da minha terra, tem paisagens muito emocionais, que só quem é de lá filmaria. Mas a temática central é esse feminino na terra de violência. Vim com gratidão, essa sensação de gratidão, a todos os encontros que me fizeram amadurecer como cineasta”. 

O diretor também falou sobre a oportunidade de exibir o filme pela primeira vez na edição especial do Festival de Cinema de Vitória. “É muito amor transbordando. Porque a gente passou muito tempo confinado, e essa palavra reencontro é muito mais profunda do que a gente imagina. Reencontro com a vida, com a arte, com o olhar o outro no olho, trocar experiências, saber os novos processos de criação, o que as pessoas estão pensando outros, a gente como antena parabólica de contar histórias”, finalizou Guerra. 

O 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal Tubarão, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da Stella Artois, conta também com apoio institucional do Canal Like e da Universidade Federal do Espírito Santo e da TV Educativa do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura.

EXIBIÇÃO SERIAL KELLY

Fotos: Andie Freitas e Thaís Gobbo/ Acervo Galpão IBCA