Janela de exibição dedicada à experimentação de linguagens e estéticas, a Mostra Corsária completa uma década na 28ª edição do Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 23 e 28 de novembro, em formato on-line e gratuito e será exibida na plataforma Innsaei.tv

A 10ª Mostra Corsária, que será exibida no dia 24 de novembro,  quarta-feira, às 19 horas, teve a Curadoria da cineasta, produtora e curadora, Flavia Candida; do cineasta, curador, escritor e pesquisador na área audiovisual, Erly Vieira Jr; e do produtor audiovisual e curador, Waldir Segundo

“A Mostra Corsária chega à sua décima edição, sempre aberta a propostas audiovisuais mais experimentais, e a realizadores cujos nomes estão mais associados a projetos estéticos (e políticos) que contemplem o risco e à expansão ou ao esgarçamento de um repertório da linguagem audiovisual já consolidado – ou seja, um cinema de pura invenção, que aponta caminhos para o futuro da produção brasileira, sem nunca virar as costas para a urgência do presente”, reflete o curador Erly Vieira Jr. 

Filmes 

A seleção apresenta oito trabalhos em que, de acordo com a curadoria, “a consciência e a perplexidade de se estar no mundo e de permitir-se correr o risco (afinal, viver é algo tão perigoso quanto saboroso) são questões fundamentais que atravessam as distintas experiências espectatoriais aqui oferecidas”.  Atlântida, de Diego Locatelli, é um documentário performático que explora a construção imaginada da maior capital da América Latina pelo olhar estrangeiro. Todos os Rostos que Amo se Parecem, de Davi Mello e Deborah Perrotta, apresenta a ocupação de uma casa abandona por uma presença não esperada. Presente Maravilha, de Jeã Santos, apresenta a escolha de um presente e, entre objetos que lembram o passado e evocam o futuro, uma estrela surgirá. 

Em Há uma Profeta nas Olaias, Tenham Cuidado!, de Lucas Camargo de Barros, acompanhamos uma mulher conhecida como A Brasileira que faz milagres e é perseguida nas Olaias. Mormaço, de Carol Lima, é um curta documental de abordagem ensaística sobre corpos lésbicos. Minha Bateria Está Fraca e Está Ficando Tarde, de Rubiane Maia e Tom Nóbrega, apresenta mazelas do tempo presente, mas que apontam um recomeço. Casa de um Corpo Gasoso, de Bruno Moreno, é uma ficção que flagra a aparição de um corpo. Encerrando a sessão,  Os Últimos Românticos do Mundo, de Henrique Arruda, traz a busca de Pedro e Miguel que, perto do fim do mundo, buscam a eternidade. 

Premiação e Júri

Os filmes exibidos na 10ª Mostra Corsária concorrem ao Troféu Vitória em duas categorias: Melhor Filme, pelo Júri Técnico, onde serão premiadas duas produções; e Melhor Filme, pelo Júri Popular.

O Júri Técnico da 10ª Mostra Corsária é composto pela pela realizadora Gabriele Stein, a professora de cinema e audiovisual Daniela Zanetti, e o diretor, fotógrafo e cineclubista Sebastião Filho – Tião Xará. O anúncio das produções premiadas será feito durante a Cerimônia de Encerramento do 28º Festival de Cinema de Vitória.

On-line

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o evento será realizado em formato on-line e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma Innsaei.tv. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

28º Festival de Cinema de Vitória
10ª MOSTRA CORSÁRIA
24 de novembro
quarta-feira, às 19 horas

ATLÂNTIDA
Diego Locatelli
DOC, Cor, H264, 4’, ES, 2021
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: São Paulo é a cidade onde é necessário perder-se para experimentar a falsa sensação de se encontrar. “Atlântida” é um documentário performático que explora a construção imaginada da maior capital da América Latina pelo olhar estrangeiro de Nabillah Sedar. A simbiose entre os organismos urbanos e a pele do ator africano recria uma das várias possibilidades de flanar por essa grande cidade.
TODOS OS ROSTOS QUE AMO SE PARECEM
Davi Mello e Deborah Perrotta
FIC, Cor, HD, 14’, MG, 2021
Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: Uma casa esquecida volta a ser habitada, e uma estranha presença se aproxima.
PRESENTE MARAVILHA
Jeã Santos
EXP, Cor, HD, 3’, RJ, 2021
Classificação Indicativa: 12 anos 
Sinopse: Acorda, humanidade! Vem comigo escolher um presente de aniversário para uma amiga maravilhosa. Entre objetos que lembram o passado e evocam o futuro, uma estrela surgirá. 
HÁ UMA PROFETA NAS OLAIAS, TENHAM CUIDADO!
Lucas Camargo de Barros
DOC, Cor/P&B, DCP, 8’, SP, 2021
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Portugal, 1911: os tempos não são fáceis para aqueles que têm fé. Após a implantação da república portuguesa, o processo de secularização do Estado ganha força. Uma mulher conhecida como A Brasileira faz milagres e é perseguida nas Olaias. Sua magia e história cruzam tempos, mares e embalam o sono de minha sobrinha no Brasil. 
MORMAÇO
Carol Lima
DOC, Cor, HD, 11’, PE, 2021
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: “As águas, quem pode domá-las?” “Mormaço” é um curta-metragem documental de abordagem ensaística que vem a visibilizar as vivências e as narrativas que atravessam os corpos lésbicos.
MINHA BATERIA ESTÁ FRACA E ESTÁ FICANDO TARDE
Rubiane Maia e Tom Nóbrega
DOC, Cor, HD, 27’, Grã-Bretanha, 2020
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Enquanto a pandemia de SARS-CoV-2 (Covid-19) aumentava, Rubiane Maia estava em Folkestone, na Inglaterra, e Tom Nóbrega em Tarapoto, na Amazônia peruana. Ambos ficaram surpresos com a necessidade repentina de cancelar as viagens planejadas para o Brasil, sua terra natal. As fronteiras fechadas trouxeram situações insólitas e um sentimento desconhecido de exílio. À medida que as notícias vindas do Brasil chegavam à distância como pedras quebrando suas telas de computador, borrando a linha entre o que é pessoal e o que é coletivo, a dupla de amigos compartilhou sua perplexidade, tentando encontrar alguma ressonância em meio à quantidade avassaladora de informações que flutuavam no espaço virtual. Rubiane Maia e Tom Nóbrega se conheceram em 2010, e, ao longo de dez anos de amizade e colaboração, ambos testemunharam profundas mudanças nos modos de viver um do outro, pensando e criando, o que muitas vezes aconteceu com processos complexos de ruptura, realocação e reinvenção. Embora eles raramente pudessem estar presentes no mesmo lugar e ao mesmo tempo, sempre encontraram maneiras de se comunicar à distância.
CASA DE UM CORPO GASOSO
Bruno Moreno
FIC, Cor, HD, 5’, PI, 2021
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Filme que flagra a aparição de um corpo que exibe seus contornos por alguns instantes.
OS ÚLTIMOS ROMÂNTICOS DO MUNDO
Henrique Arruda
FIC, Cor, HD, 23’, PE, 2020
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: 2050. O mundo como conhecemos está prestes a ser extinto por uma nuvem rosa. Distante do caos urbano, Pedro e Miguel só buscam a eternidade.

*Os filmes ficarão disponíveis por 24 horas após a estreia