Janela mais tradicional do Festival de Cinema de Vitória, a 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas acontece entre os dias 23 e 27 de novembro, em formato on-line e gratuito, sempre a partir das 19 horas, na plataforma Innsaei.tv. A mostra faz parte da programação do 28º FCV, que será realizado de 23 a 28 de novembro.  

A Comissão de Seleção da mostra é formada pela curadora, cineasta e produtora, Flavia Candida; pelo cineasta, curador, escritor e pesquisador na área audiovisual, Erly Vieira Jr; e pelo produtor audiovisual e curador, Waldir Segundo

A janela traz curtas-metragens, de quatro gêneros fílmicos – animação, documentário, ficção e experimental – que apresentam um recorte  da safra recente da produção audiovisual brasileira. As 23 produções vêm de nove estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco e Rio de Janeiro. 

Para Erly Vieira Jr, a mostra é uma oportunidade de entender o mundo contemporâneo a partir do audiovisual. “De que formas o cinema pode nos fornecer novos fôlegos e perspectivas para compreendermos as questões do aqui e agora? Ao traçar um panorama do curta-metragem brasileiro desta safra, a Mostra Competitiva Nacional de Curtas apresenta uma série de olhares que amplificam tais questões e propõem novos e arejados modos de existir e habitar um mundo em constante convulsão, redescoberta e tensão”.  

Premiação e Júri  

Os filmes exibidos na 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas concorrem ao Troféu Vitória em sete categorias: Melhor Filme (Júri Técnico), Prêmio Especial do Júri, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Contribuição Artística e Melhor Interpretação, além do Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular

O Júri Técnico da 25ª Mostra Competitiva de Curtas é composto pelo jornalista, pesquisador e crítico de cinema, André Dib; e pela diretora e produtora, Glenda Nicácio. O anúncio das produções premiadas será feito durante a Cerimônia de Encerramento do 28º Festival de Cinema de Vitória.

On-line

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o evento será realizado em formato on-line e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma Innsaei.tv. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

28º Festival de Cinema de Vitória
25ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS
23 a 27 de novembro
terça a sábado, às 19 horas

ATO
Bárbara Paz
FIC, Cor, DIG, 21’, MG, 2020
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Em um mundo suspenso e solitário, Dante se encontra em um processo de travessia. Sua única companhia: Ava – uma profissional do afeto.
5 FITAS
Heraldo de Deus e Vilma Martins
FIC, Cor, H264, 15’, BA, 2020
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Em Salvador, todo ano acontece a tradicional festa para Senhor do Bonfim, onde fiéis, turistas e foliões peregrinam até a famosa igreja para amarrar fitas e fazer pedidos. Os irmãos Pedro e Gabriel ouvem desde cedo as histórias da avó e decidem se aventurar sozinhos para fazer um pedido especial. Lá eles aprendem sobre religiosidade, sincretismo e importância da família.
PRAIA DOS TEMPOS
Luan Santos
FIC, Cor, H264, 11’, BA, 2021
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Em uma praia onde as temporalidades se atravessam, Virna experiencia uma jornada de memórias fragmentadas, compartilhamentos e reconciliações consigo mesma. 
HAWALARI
Cássio Domingos
FIC, Cor, FullHD, 15’, GO, 2021
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Final do século XIX. Hawalari, jovem indígena do povo Iny, que vive no Centro-Oeste do Brasil, depara-se com uma situação que lhe causa insegurança.
A CAMBONAGEM E O INCÊNDIO INEVITÁVEL
Castiel Vitorino Brasileiro e Roger Ghil
DOC, Cor, HDTV, 34’, ES/NY, 2021
Classificação Indicativa: 10 anos
Sinopse: Inevitável é o acaso da forma do fogaréu. Inevitável é o fogo que acontece em mim quando eu danço. A cambonagem trata-se de um pacto: acolheremos a imprevisibilidade de nossos caminhos.
FAZ VINTE ANOS
Tati Franklin
DOC, Cor, H264, 6’, ES, 2020
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Minha irmã fez vinte anos, fiz um presente para ela.
MEUS SANTOS SAÚDAM TEUS SANTOS
Rodrigo Antônio
DOC, Cor, DIG, 14’, PA, 2021
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Em uma viagem de regresso à ilha do Marajó, terra de seus avós, Rodrigo conhece a pajé Roxita e recebe a notícia de que tem guias espirituais de herança. Rodrigo, então, vive sua iniciação na pajelança marajoara e registra sua relação com Roxita, que será sua guia num encontro com seus ancestrais.
PORTUGAL PEQUENO
Victor Quintanilha
FIC, Cor, DIG, 20’, RJ, 2020
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Jonatan é MC Xerelete e seu sonho é um dia ser um cantor de funk famoso e dar para ele e seu pai a vida cômoda que a publicidade lhe vende. Enquanto isso não acontece, os dois trabalham pescando na baía de Guanabara, encarando as responsabilidades e os obstáculos que a realidade lhes impõe.
CALMARIA
Catapreta
FIC, Cor, 2K, 24′, MG, 2020
Classificação Indicativa: 12 anos 
Sinopse: As ruas estão desertas, eles fogem buscando a paz, mas a paz é nossa inimiga.
PER CAPITA
Lia Letícia
FIC, P&B, H264, 15’, PE, 2021
Classificação Indicativa: 14 anos 
Sinopse: Como despertar uma gente entorpecida que tinha tudo, que comprara todos os sonhos que o dinheiro pode comprar e sabia que tinha sido uma pechincha?
BESTIÁRIO INVISÍVEL 
Tati Rabelo e Rodrigo Linhales
DOC/EXP, Cor, FullHD, 12’, ES, 2020
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Realizado com recursos do FUNCULTURA, “Bestiário Invisível” é um filme fora do padrão. Uma pequena coleção de monstros criados por um imaginário social heteronormativo compulsório e tóxico. Com depoimentos fortes e interferências digitais impactantes, uma verdadeira história de terror é construída através da fala de sobreviventes. A vida pode ser cruel para uma pessoa LGBTQIAP+ que vive no Brasil, o país que continua líder em assassinatos de seres humanes da comunidade. Com muito orgulho e coragem, é um filme que nos lembra que o simples fato de existir já é um grande ato de resistência. 
CERCANIAS/GATOS
Sérgio Andrade
DOC, Cor, DIG, 15’, AM, 2021
Classificação Indicativa: Livre 
Sinopse: Entre os muros de um condomínio de classe média, três gatos de rua procuram abrigo, comida e alegria. Enquanto isso, o cotidiano dos moradores vira um misto de afetos e desentendimentos. 
CENAS DA INFÂNCIA
Kimberly Palermo
ANI, Cor, H264, 6’, RJ, 2021
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: Um pequeno camundongo vive uma infância tranquila. Ele come biscoitos caseiros, brinca com suas bonecas e ouve contos de fadas antes de dormir – até que uma noite de insônia o faz romper com seu mundo idílico. 
COLEÇÃO PRECIOSA 
Rayssa Coelho e Filipe Gama
DOC, Cor, H264, 15’, BA, 2021
Classificação Indicativa: Livre 
Sinopse: Vivendo na cidade baiana de Vitória da Conquista, o técnico em refrigeração Ferdinand Willi Flick dedicou mais de cinco décadas a cultivar sua grande paixão: o cinema. A relação entre Flick e a sétima arte resultou em uma impressionante coleção de itens de cinema, que ele chamava de “Coleção Preciosa”.
USINA – DESEJO CONTRA A INDÚSTRIA DO MEDO
Amanda Seraphico, Clarissa Ribeiro e Lorran Dias (Anarca Filmes)
FIC, Cor, H264, 16’, RJ, 2021
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: Bill e Penélope são cineastas que moram juntos durante uma terrível era no Brasil-catástrofe. Após um desastre do Cinema e da Cultura, o emprego de Bill fica por um fio. Em plena distopia, entre as ruínas de uma indústria, Penélope o apresenta a Usina-Desejo, canal da taróloga Oráculo no Youtube. Através de uma misteriosa interatividade, Oráculo introduz a dupla a um mundo repleto de mistérios, excessos e delírios. Esta é a primeira obra interativa da Anarca Filmes e o final dessa desventura na internet você decide! Ficção web-specific, cinema expandido. 
MUXARABI 
Natália Maia e Samuel Brasileiro
DOC, Cor, DCP, 18’, CE, 2021
Classificação Indicativa: 12 anos 
Sinopse: Em uma oficina metalúrgica no Conjunto Palmeiras, bairro de Fortaleza, Ceará, Eudes, o Bonitão vive e trabalha como metalúrgico. Ele faz portas, janelas e grades. Durante sua rotina de trabalho, cria invenções e reflete sobre a vida.
DE VEZ EM QUANDO EU ARDO 
Carlos Segundo
FIC, Cor/P&B, DCP, 15’, MG, 2020
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Louise é uma fotógrafa que busca a simbiose dos corpos. Seu encontro com Tereza, uma jovem que se oferece para participar da sessão de fotos, cria um abalo, muito maior do que elas podem imaginar.
PRATA
Lucas Melo
EXP, Cor, DIG, 21’, RJ, 2020
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Gustavo perde seu emprego por não acreditar na revelação da primeira imagem de um buraco negro e agora não sabe o que fazer.
VAGALUMES
Léo Bittencourt
EXP, Cor, H264, 19’, RJ, 2021
Classificação Indicativa: 18 anos
Sinopse: O lado noturno de um ícone modernista. A fauna e flora dos jardins de Roberto Burle Marx habitado pelos frequentadores do Parque do Flamengo enquanto a cidade do Rio de Janeiro adormece. “Vagalumes” é uma etnografia fabular da noite no Aterro do Flamengo.
GARGAÚ
Bruno Ribeiro
DOC, Cor, DCP, 20’, RJ, 2021
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Bruno entra em um carro com desconhecidos. 
TRÊS GRAÇAS
Luana Laux
FIC, Cor, H264, 19’, ES, 2020
Classificação Indicativa: 10 anos
Sinopse: Numa fazenda no interior do Brasil que abriga uma antiga Casa-Grande e uma fábrica de cachaça, três irmãs vivem uma ciranda do destino: pedem a Virgem Maria a graça para um desejo que, ironicamente, é a outra quem realiza.
O RESTO
Pedro Gonçalves Ribeiro
DOC, Cor, ProRes, 21’, MG, 2021
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Declarada morta por engano, a senhora Iolanda Bambirra vive entre a vida e a morte como um fantasma em Belo Horizonte, uma cidade em ruínas e sem vestígios do tempo.
O BARCO E O RIO
Bernardo Ale Abinader
FIC, Cor, DIG, 17’, AM, 2020
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Vera é uma mulher religiosa que cuida de uma embarcação no porto de Manaus. Ela precisa lidar com a irmã Josi, com quem diverge em relação a como lidar com o barco e sobre como viver a vida.
*Os filmes ficarão disponíveis por 24 horas após a estreia