Espaço exclusivo para o debate feminino a partir do audiovisual. Essa é a proposta da 6ª Mostra Mulheres no Cinema, que acontece no dia 26 de novembro, sexta-feira, às 19 horas, e integra a programação do 28º Festival de Cinema de Vitória. O evento será realizado entre os dias 23 e 28 de novembro, em formato on-line e gratuito, na plataforma  Innsaei.tv

A Comissão de Seleção desta edição ficou a cargo da escritora, ilustradora, diretora e roteirista, Saskia Sá; e da educadora e pesquisadora Bárbara Cazé. “Ao nos depararmos com os 107 curtas-metragens dirigidos por mulheres e inscritos para a 6ª edição da Mostra Mulheres no Cinema, o que fica evidente é a surpresa e o frescor dos olhares que atravessam nossas vidas mediadas pelas telas. Após assistir a 1.307 minutos de filmes, percebemos que há alegria e renovação, há o corpo na tela e nossos corpos misturados com todas as novas questões que surgem e explodem diante do nosso olhar de curadoras”, comemorou a dupla. 

Filmes 

Nesta seleção, que apresenta quatro curtas-metragens, a curadoria usou o corpo como linha condutora para propor as discussões da sessão audiovisual. “Nós, curadoras, levamos nossos olhares para os corpos presentes nos filmes, e nos questionamos que corpos são estes que produzem visões de um cinema tão carne, tão movimento e tão sensório que sentimos as suas superfícies roçando nossas peles digitais?”. 

A programação começa com O Peixe, de Natasha Jascalevich, que conta a história de uma mulher depois de “parir” o animal vertebrado do título. na sequência, o documentário Eu Espero o Dia da Nossa Independência, de Bruna Carvalho Almeida e Brunna Laboissière, que traz um corpo-político afetado pela política institucional. Em Caso de Fogo, Pegue o Elevador, de Fernanda Reis, vemos uma mulher em busca de alternativas para se distrair durante o isolamento. Finalizando a programação, a ficção Fora de Época, das diretoras Laís Catalano Aranha e Drica Czech, acompanhamos uma filha que descobre  revelações sobre sua mãe e sua própria história. 

Premiação e Júri

Os filmes exibidos na 6ª Mostra Mulheres no Cinema concorrem ao Troféu Vitória em duas categorias: Melhor Filme, pelo Júri Técnico, e Melhor Filme, pelo Júri Popular.

O Júri Técnico da 6ª Mostra Mulheres no Cinema é composto pela documentarista e jornalista, Flávia Guerra; pela diretora e fotógrafa, Liz Donovan; e pela cineclubista, poeta e cientista social, Tamyres Batista.  O anúncio das produções premiadas será feito durante a Cerimônia de Encerramento do 28º Festival de Cinema de Vitória.

On-line

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o evento será realizado em formato on-line e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma Innsaei.tv. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

28º Festival de Cinema de Vitória
6ª MOSTRA MULHERES NO CINEMA
26 de novembro
sexta-feira, às 19 horas

O PEIXE
Natasha Jascalevich
EXP, Cor, Super33, 11’, RJ, 2021
Classificação Indicativa: 14 anos 
Sinopse: Depois de acordar com a cama encharcada e “parir” acidentalmente um peixe, Hanako resolve preparar uma receita com o pescado para tentar encontrar um significado para o acontecimento bizarro.
EU ESPERO O DIA DA NOSSA INDEPENDÊNCIA
Bruna Carvalho Almeida e Brunna Laboissière 
DOC, Cor, HD, 21’, SP, 2021
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Maio de 2019: duas brasileiras viajam para a Argélia durante o Harak – um movimento popular pró-democracia. No meio da multidão, elas conhecem uma jovem musicista. O mar que as separa também é capaz de uni-las.
EM CASO DE FOGO, PEGUE O ELEVADOR 
Fernanda Reis
FIC, Cor, HD, 13’, RS, 2021
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Uma jovem com muito tesão busca sem sucesso jeitos criativos para gozar em meio à frustração de um isolamento.
FORA DE ÉPOCA
Laís Catalano Aranha e Drica Czech
FIC, Cor, HD, 13’, SP, 2020
Classificação Indicativa: 12 anos 
Sinopse: Segundo turno das eleições presidenciais de 2018. Renata, lésbica com familiares conservadores, decide passar uns dias sozinha no sítio do pai. Ansiosa e sem conseguir dormir, tenta entender por que sua mãe escolheu passar os últimos dias de vida isolada em uma pequena casa velha no terreno. Ao entrar no espaço abandonado, Renata se depara com revelações sobre sua mãe e sua própria história. 
*Os filmes estarão disponíveis por 24 horas após a estreia