Começa nesta terça-feira (23), a partir das 19 horas, o 28º Festival de Cinema de Vitória. Entre os dias 23 e 28 de novembro o público vai conferir, em formato on-line e gratuito, 95 filmes, entre longas e curtas-metragens, divididos em 12 mostras, 11 competitivas e uma fora de competição, além de Sessões Especiais. 

A programação começa sempre às 19 horas e os filmes ficam disponíveis para serem assistidos durante 24 horas após a estreia. A programação será atualizada diariamente e exibida na plataforma InnSaei.TV de forma totalmente gratuita. A apresentação é do ator Armando Babaioff

Homenagem Nacional 

Abrindo a programação, a homenagem a Marcélia Cartaxo.  Com participações no teatro e na televisão, foi no cinema que ela construiu uma carreira sólida e com personagens que entraram para a história do audiovisual brasileiro como a Macabéa, protagonista do longa-metragem A Hora da Estrela, de Suzana Amaral, que lhe rendeu o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema de Berlim. A atriz irá receber o Caderno da Homenageada e o Troféu Vitória, além de uma jóia exclusiva da Carla Buaiz Jóias, na Cerimônia de Abertura do evento.

Mostras

Mulher Oceano, de Djin Sganzerla, será exibido na 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. Foto: Divulgação

O público também vai poder conferir os cinco primeiros filmes da primeira sessão 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, com uma seleção de títulos da safra recente do cinema brasileiro; a 11ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, com o longa Mulher Oceano, de Djin Sganzerla, e a seleção da 8ª Mostra Outros Olhares, que apresenta seis curtas que propõem a observação da construção de novos mundos a partir de experiências particulares.

Sessão de Abertura 

Outro destaque da noite é a Sessão Especial de Abertura, que irá apresentar o filme o público vai conferir o filme A Matéria Noturna, de Bernard Lessa. O longa-metragem apresenta um drama existencialista, em que acompanhamos o encontro de Jaiane e Aíssa, dois solitários que se aproximam. 

On-line

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o evento será realizado em formato on-line e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma Innsaei.tv. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas após a estreia.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

28º Festival de Cinema de Vitória
23 a 28 de novembro
On-line e Gratuito

23 de novembro
Terça-feira

19 horas Cerimônia de Abertura
Homenagem a Marcélia Cartaxo

8ª Mostra Outros Olhares
1º Turno (Clementino Junior, FIC, RJ, 15’)
Ouro para o bem do Brasil (Gregory Baltz, DOC, RJ, 17’)
A Terra em que Pisar (Fáuston da Silva, FIC, DF, 24’)
A Beleza de Rose (Natal Portela, FIC, CE, 20’)
Utopia (Rayane Penha, DOC, AP, 15’)
A Balada da Nobre Senhora (Hsu Chien, FIC, RJ, 15’)
25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Ato (Bárbara Paz, FIC, MG, 21’)
5 Fitas (Heraldo de Deus e Vilma Martins, FIC, BA, 15’)
Praia dos Tempos (Luan Santos, FIC, BA, 11’)
Hawalari (Cassio Domingos, FIC, GO, 15’)
A Cambonagem e o Incêndio Inevitável (Castiel Vitorino Brasileiro e Roger Ghil, DOC, ES, 34’)
11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
Mulher Oceano (Djin Sganzerla, FIC, SP, 99’)

Sessão Especial de Abertura
A Matéria Noturna (Bernard Lessa, FIC, ES, 89′)