O 28º Festival de Cinema de Vitória está terminando. Mas o último dia de festival segue imperdível para os apaixonados pela sétima arte. Homenagem, filmes premiados e os últimos debates marcam a programação neste domingo (28), além de uma exibição especial para encerrar o evento. 

Debates 

Os últimos debates do 28º Festival de Cinema de Vitória tem como foco os filmes que estrearam no sábado (27) e seguem em cartaz até às 19 horas deste domingo (28). A partir das 10 horas, o bate-papo será com os realizadores da 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Programa 5. No início da tarde, às 13 horas, acontece o Debate 10ª Mostra Foco Capixaba. Na sequência, às 16 horas, o  Debate 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas encerra o ciclo de conversas com os realizadores. 

Os bate-papos acontecem no Canal de Youtube do Festival de Cinema de Vitória e são conduzidos pelo jornalista e crítico de cinema, Filippo Pitanga; e pela doutoranda em psicologia e cinema pela USP e crítica de cinema para o portal Geledés, Viviane A. Pistache

Homenagem e Premiação 

Margarete Taqueti é a Homenageada Capixaba do 28º Festival de Cinema de Vitória. Foto: Vitor Nogueira/ Acervo IBCA

A partir das 19 horas, acontece a Cerimônia de Encerramento do 28º Festival de Cinema de Vitória. Abrindo a programação a Homenagem Capixaba, a Margarete Taqueti. Diretora, roteirista, pesquisadora, produtora, continuísta, atriz, dramaturga, cineclubista, gestora pública de cultural: muitas foram as funções exercidas por essa mineira natural de Aimorés e radicada em terras capixabas desde a adolescência nos anos 60. Com 67 anos completos em 2021, ela construiu uma trajetória diversa e sempre engajada na luta pela preservação e pela difusão da memória artístico-cultural do Espírito Santo. Dedicou-se a filmes de vários realizadores assumindo diferentes funções até sua estreia como diretora foi com o documentário A Lira Mateense (1992). 

Sua primeira ficção foi O Fantasma da Mulher de Algodão (1995), curta-metragem que apresenta a lenda urbana da mulher do banheiro para abordar as transformações da adolescência e o fantasma da ditadura. Seu mais recente trabalho para o cinema é o documentário Memórias do Esquecimento, longa-metragem em fase de finalização que conta com a co-direção de com Adriana Jacobsen e trata de acervos e sítios arqueológicos indígenas de São Mateus para discutir o apagamento da memória cultural local e nacional. Também deixou sua marca como cineclubista e gestora pública, além de ter feito parte da primeira diretoria da ABD Capixaba, fundada nos anos 2000. 

Após a homenagem, vamos conhecer os filmes premiados com o Troféu Vitória. As produções concorrem em 32 categorias aos prêmios do Júri Técnico e também do Júri Popular. Fechando a programação, o filme Espero que Esta te Encontre e que Estejas Bem, de Natara Ney. O documentário acompanha a busca por um casal que na década de 1950 trocou cartas por dois anos. Em 2011, um lote com 110 cartas desta dupla foi encontrado em uma Feira de Antiguidades. O filme é uma história sobre amor, tempo e memória.

Em 2022…

Anote na agenda: entre os dias 21 e 25 de junho de 2022, o 28º FCV dá continuidade a sua programação, desta vez em formato presencial no Centro Histórico de Vitória. Nesta fase acontecerão as atividades de formação com oficinas e workshops; lançamento de livros, e algumas surpresas que serão anunciadas no próximo ano. Até breve!

On-line

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o evento será realizado em formato on-line e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma Innsaei.tv. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas após a estreia.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

28º Festival de Cinema de Vitória
23 a 28 de novembro
On-line e Gratuito

28 de Novembro
Domingo
10 horas Debate 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Programa 5
13 horas Debate 10ª Mostra Foco Capixaba
16 horas Debate 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
19 horas Homenagem a Margarete Taqueti
Cerimônia de Premiação
Sessão Especial de Encerramento
Espero que Esta te Encontre e que Estejas Bem (Natara Ney, DOC, RJ/PE, 84′)