Hoje é o último dia de exibições das janelas competitivas do 28º Festival de Cinema de Vitória. Encerrando essa programação, que apresenta um recorte potente da nova safra da produção audiovisual brasileira, a 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, a 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, a 10ª Mostra Foco Capixaba.  

Debates 

O quarto dia de debates com os realizadores sobre as suas produções, têm início a partir das 10 horas, sobre os filmes exibidos na 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Programa 4. No início da tarde, às 13 horas, o bate-papo gira em torno dos curtas exibidos na  Debate 6ª Mostra Mulheres no Cinema. Depois, às 15 horas, o foco são as produções da 5ª Mostra Nacional de Videoclipes. Fechando os debates do dia, às 16 horas, o encontro com os realizadores da  6ª Mostra Cinema e Negritude. 

Os bate-papos acontecem no Canal de Youtube do Festival de Cinema de Vitória são conduzidos pela dupla formada pelo  jornalista e crítico de cinema, Filippo Pitanga; e pela doutoranda em psicologia e cinema pela USP e crítica de cinema para o portal Geledés, Viviane A. Pistache

Mostras 

Três Graças, de Luana Laux, será exibido na 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas. Foto: Flavia Rabachim

O último dia de exibição das mostras competitivas do 28º FCV encerra as projeções em grande estilo. Na plataforma Innsaei.tv, a partir das 19 horas, o público vai poder conferir as quatro produções que encerram a 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas. São elas: Gargaú, de Bruno Ribeiro; Três Graças, de Luana Laux; O Resto, de Pedro Gonçalves Ribeiro; e O Barco e o Rio, de Bernardo Ale Abinader. O documentário Máquina do Desejo, de Joaquim Castro e Lucas Weglinski; e a ficção A Mesma Parte de um Homem, de Ana Johann, encerram a 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas.

Máquina do Desejo, de Lucas Weglinski, será exibido na 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. Foto: Divulgação

O sábado também é dia de conferir a programação da 10ª Mostra Foco Capixaba, janela exclusiva para realizadores capixabas. Serão exibidos seis curtas-metragens: Uma Noite Sem Lua, de Castiel Vitorino Brasileiro; Nostalgia, de Raphael Araújo; Quimera, de Luísa Costa Miranda; Metamorfose Concreta, de Carol Covre, Larissa Barreto e Narjara Portugal; Ausência, de Ricardo Sá; e Chamada a Cobrar, de Edson Ferreira.  

Todas as mostras entram no ar a partir das 19 horas na plataforma InnSaei.TV e ficam disponíveis para o público por 24 horas após a estreia.

On-line 

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o evento será realizado em formato on-line e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma Innsaei.tv. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas após a estreia.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

28º Festival de Cinema de Vitória
23 a 28 de novembro
On-line e Gratuito

27 de Novembro
Sábado
10 horas Debate 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Programa 4
13 horas Debate 6ª Mostra Mulheres no Cinema
15 horas Debate 5ª Mostra Nacional de Videoclipes
16 horas Debate 6ª Mostra Cinema e Negritude
19 horas 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Gargaú (Bruno Ribeiro, DOC, RJ, 20’)
Três Graças (Luana Laux, FIC, ES, 19’)
O Resto (Pedro Gonçalves Ribeiro, DOC, MG, 21’)
O Barco e o Rio (Bernardo Ale Abinader, FIC, AM, 17’)
11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
Máquina do Desejo (Joaquim Castro e Lucas Weglinski, DOC, SP, 110’)
A Mesma Parte de um Homem (Ana Johann, FIC, PR, 99’)
10ª Mostra Foco Capixaba
Uma Noite Sem Lua (Castiel Vitorino Brasileiro, DOC, ES, 27’)
Nostalgia (Raphael Araújo, ANI, ES, 1’)
Quimera (Luísa Costa Miranda, FIC, ES, 13’)
Metamorfose Concreta (Carol Covre, Larissa Barreto e Narjara Portugal, EXP, ES, 3’)
Ausência (Ricardo Sá, DOC, ES, 19’)
Chamada a Cobrar (Edson Ferreira, FIC, ES, 20’)