Nesta quarta-feira (24), tem início o segundo dia do 28º Festival de Cinema de Vitória a programação segue intensa para os apaixonados pela sétima arte. O público vai poder conferir,  de forma totalmente on-line e gratuita, o primeiro dia de debates com os realizadores, a segunda sessão da 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e da 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, além da 10ª Mostra Corsária e da 4ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental. A programação audiovisual é transmitida em formato on-line e gratuito pela plataforma InnSaei.TV. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas após a estreia.

Debates

A partir das 10 horas, acontece o primeiro debate sobre as produções junto aos realizadores. O primeiro bate-papo é sobre os cinco primeiros filmes exibidos na primeira sessão da 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas. Depois, às 14 horas, acontece o debate sobre a seleção da 8ª Mostra Outros Olhares, que propõe a observação da construção de novos mundos a partir de experiências particulares.

Os debates acontecem no Canal de Youtube do Festival de Cinema de Vitória e serão conduzidos pelo jornalista e crítico de cinema, Filippo Pitanga; e pela doutoranda em psicologia e cinema pela USP e crítica de cinema para o portal Geledés, Viviane A. Pistache

Mostras 

Última Cidade, de Victor Furtado, é o longa da noite na 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. Foto: Divulgação

A programação noturna tem início às 19 horas, com a exibição da segunda sessão da segunda sessão da 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que apresenta uma seleção de títulos da safra recente do cinema brasileiro.  Serão exibidos cinco filmes: Faz Vinte Anos, de Tati Franklin; Meus Santos Saúdam Teus Santos, de Rodrigo Antônio; Portugal Pequeno, de Victor Quintanilha; Calmaria, de Leonardo Catapreta; e Per Capita, de Lia Letícia. 

Última Cidade, de Victor Furtado, é o destaque da 11ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas. Outras duas janelas de exibição também ganham destaque nesta quarta-feira: a 10ª Mostra Corsária e a 4ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental.

Atlântida, de Diego Locatelli, é um dos oito curtas selecionados para a 10ª Mostra Corsária. Foto: Divulgação

A 10ª Mostra Corsária, que exibe curtas-metragens que apresentam pesquisas de linguagem da estética cinematográfica. Os oito curtas que serão exibidos são: Atlântida, de Diego Locatelli; Todos os Rostos que Amo se Parecem, de Davi Mello e Deborah Perrota; Presente Maravilha, de Jeã Santos; Há uma Profeta nas Olaias, Tenham Cuidado!, de Lucas Camargo de Barros; Mormaço, de Carol Lima; Minha Bateria Está Fraca e Está Ficando Tarde, de Rubiane Maia e Tom Nóbrega; Casa de um Corpo Gasoso, de Bruno Moreno;  e Os Últimos Românticos do Mundo, de Henrique Arruda. 

Já a 4ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental, abre espaço para o debate sobre sustentabilidade e questões ambientais, através do audiovisual. Serão exibidos cinco filmes: Nonna, de Maria Augusta Vilalba Nunes; YAÕKWA, Imagem e Memória, de Rita Carelli e Vincent Carelli; Dois Riachões: Cacau e Liberdade, de Fellipe Abreu e Patrícia Moll;  Tapajós Ameaçado, de Thomaz Pedro; What About our Future?, de Cláudio Cruz e Jaime Leigh Gianopoulos. 

Todas as mostras entram no ar a partir das 19 horas na plataforma InnSaei.TV. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas após a estreia.

On-line

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o evento será realizado em formato on-line e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma Innsaei.tv. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas após a estreia.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

28º Festival de Cinema de Vitória
23 a 28 de novembro
On-line e Gratuito

24 de Novembro
Quarta-feira
10 horas Debate 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Programa 1
14 horas Debate 8ª Mostra Outros Olhares
19 horas 10ª Mostra Corsária
Atlântida (Diego Locatelli, EXP, ES, 4’)
Todos os Rostos que Amo se Parecem (Davi Mello e Deborah Perrota, FIC, MG, 14’)
Presente Maravilha (Jeã Santos, EXP, RJ, 3’)
Há uma Profeta nas Olaias, Tenham Cuidado! (Lucas Camargo de Barros, DOC, SP, 8’)
Mormaço (Carol Lima DOC, PE, 11’)
Minha Bateria Está Fraca e Está Ficando Tarde (Rubiane Maia e Tom Nóbrega, DOC EXP, GRB, 27’)
Casa de um Corpo Gasoso (Bruno Moreno, FIC, PI, 5’)
Os Últimos Românticos do Mundo (Henrique Arruda, FIC, PE, 23’)
4ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental
Nonna (Maria Augusta Vilalba Nunes, ANI/FIC, SC, 10’)
YAÕKWA, Imagem e Memória (Rita Carelli e Vincent Carelli, DOC, PE, 21’)
Dois Riachões: Cacau e Liberdade (Fellipe Abreu e Patrícia Moll, DOC, SP, 10’)
Tapajós Ameaçado (Thomaz Pedro, DOC, SP, 25’)
What About our Future? (Cláudio Cruz e Jaime Leigh Gianopoulos, DOC, Canadá, 25’)
25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Faz Vinte Anos (Tati Franklin, EXP, ES, 6’)
Meus Santos Saúdam Teus Santos (Rodrigo Antônio, DOC, PA, 14’)
Portugal Pequeno (Victor Quintanilha, FIC, RJ, 20’)
Calmaria (Leonardo Catapreta, FIC, MG, 24’)
Per Capita (Lia Letícia, FIC, PE, 15’)
11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
Última Cidade (Victor Furtado, FIC, CE, 70’)