Samba pras Moças promete um show vibrante no balneário da Serra. Foto: Divulgação/ Samba pras Moças

O grupo formado por mulheres canta o repertório de grandes artistas femininas da música brasileira e fecha a programação musical do projeto itinerante

O samba pede passagem para encerrar a programação do 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante com o show do grupo Samba Pras Moças. A apresentação faz parte da programação da Rota Verão que acontece na sexta-feira (31), a partir das 19 horas, na Praça São Sebastião, em Manguinhos, no município da Serra.

Idealizado pela cantora Monique Rocha e protagonizado por mulheres, o show é uma roda de samba que apresenta uma cantora interpretando uma sambista que fez história na música brasileira. “A gente vai vendo a história do samba, e ela é um pouco contraditória, machista. Porque se a gente for estudar a história, os momentos que são ‘divisores de água’, eles são protagonizados por mulheres” contextualiza a artista.

No palco, o público poderá ouvir Dorkas Nunes revivendo o cancioneiro de Dona Ivone Lara. Juana Zanchetta traz os clássicos da ‘Marrom’, Alcione. Tereza Cristina mostra a energia e o partido alto de Jovelina Pérola Negra. Monique Rocha vem vestida com as contas e cores de Clara Nunes; e Bruna Medeiros pede passagem para trazer o repertório da grande Beth Carvalho.

“Escolhi as cantoras pela história delas no samba. A gente sabe que faltam alguns nomes, mas focamos em artistas que foram divisoras de água, como Dona Ivone Lara que foi uma das primeiras mulheres a fazer parte de uma banca de compositores de uma escola de samba” explica Monique.

O espetáculo também conta com a participação da instrumentista Rayane Silva e da mestra de cerimônias, Iamara Nascimento. “O show não traz apenas o entretenimento. A gente traz realmente uma reflexão do papel da mulher, e a Iamara é quem conduz esse momento nas apresentações”.

O show a proposta de reafirmar a importância das mulheres na trajetória do samba e fazer com que elas continuem sendo protagonistas nos dias de hoje. “O projeto vem para trazer a força da mulher. Onde cada uma de nós interpreta essa cantora que fez sucesso”.

O público pode esperar uma apresentação vibrante e repleta de clássicos da música brasileira. “Para quem gosta de samba, a gente traz os maiores sucessos dessas cantoras. São músicas que todo mundo conhece, a gente traz um show animado que é pra todo mundo cantar junto com a gente” afirma Monique.  Para cantar junto e não ficar parado!

Tenda Musical

Além de levar cinema a céu aberto aos balneários capixabas, o 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante também levou a música para a estrada. Nas sessões de abertura e encerramento do projeto aconteceram apresentações na Tenda Musical, espaço de grande sucesso na edição do evento em Vitória.

“É a primeira vez que levamos a Tenda neste formato para a itinerância. Ampliar o projeto e levar ele nesse formato é uma novidade deste ano. Ele é um impulso para vários artistas capixabas que agora têm mais essa janela para apresentar o seu trabalho”, disse a airetora do Festival, Lucia Caus.

Nos dias 10 e 11 de janeiro, o público pode conferir, respectivamente, na abertura do itinerante, em Guarapari, os shows de Tunico da Vila e BatuQdellas. Agora encerrando a programação, o Samba pras Moças.

Exibição

A comédia “Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral” vem encantando o público da Rota Verão. Foto: Sérgio Cardoso – Acervo Galpão/ IBCA

O público do 26FCV Itinerante também irá conferir a comédia Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral, de Halder Gomes. O filme é a continuação do grande sucesso de público e critica e apresenta, com muito humor, a difícil missão que o protagonista Francisgleydisson enfrenta ao ter que se reinventar, depois que seu Cine Holliúdy fecha as portas definitivamente em Pacatuba, no interior do Ceará. Samantha Brasil, antropóloga, curadora e crítica de cinema, é a consultora na escolha desta programação. A classificação indicativa é 12 anos.

Cinema Itinerante

Para circular pelo Espírito Santo e realizar as projeções em diversas cidades, um caminhão se transforma em cinema para exibir as produções em uma tela de 8 x 5 metros. A sala a céu aberto tem som de qualidade, cadeiras para os espectadores e até tapete vermelho.

Sorteio

Logo após a sessão, o público que estiver presente irá participar do sorteio de uma bicicleta, além de brindes do Festival. Assim que o filme termina, nossa equipe distribui canetas e cédulas, que são devolvidas e colocadas dentro de uma urna. Logo depois é realizado o sorteio.

Serviço
26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante

31 de janeiro – Manguinhos (Serra)
– Exibição do filme “Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral”, de Halder Gomes. Classificação indicativa: 12 anos
– Show do grupo Samba pras Moças

Horário: a partir das 19 horas
Entrada gratuita