Comissão de Seleção

Conheça a Comissão de Seleção das Mostras Competitivas do 26º Festival de Vitória!

Curadoria do 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória

Rosemeri Barbosa
Colaboradora voluntária do Festival de Cinema de Vitória desde 1998, já participou de vários projetos, como Estúdio Aberto Anima Mundi, Festival de Jovens Realizadores do Mercosul, Cine Itinerante e Projeto Animação. Interessada em projetos de cinema de Animação, desde 2004 vem atuando na coordenação e produção do Festivalzinho de Cinema de Vitória, assumindo a curadoria do evento em 2011.

 

 

Comissão de Seleção da 9º Mostra Competitiva Nacional de Longas

Leila Bourdoukan
Produtora cultural e jornalista. De 1999 a 2016 trabalhou para o grupo Espaço de Cinema, criando, desenvolvendo e produzindo projetos culturais de difusão através da exibição, como Clube do Professor, Ações Culturais, Curta às Seis, Curta no Cinema, além de mostras e festivais pontuais. De 2011 a 2016 coordenou a distribuidora Espaço Filmes. Na Ciranda de Filmes foi responsável pela pesquisa e convite a todos os filmes (brasileiros e estrangeiros) e também encarregada pela exibição e tráfego durante quatro edições. Na Mostra Internacional de Cinema São Paulo fez pré-seleção de filmes durante três anos. E também já foi júri de curtas no Festival de Paulínia, e fez parte de comissão de seleção de curtas de outros festivais no Brasil (Brasília, dentre eles). De maio de 2017 a abril de 2018 foi a gerente executiva do Cinema do Brasil, programa de promoção ao cinema brasileiro no exterior patrocinado pela Apex. Em julho de 2018 criou, com Patricia Durães e Ana Durães, a Dito Agência de Cinema, produtora de lançamento de filmes que busca caminhos diferentes neste trajeto até o cinema.

 

Gilberto Alexandre Sobrinho
Professor no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atua há mais de duas décadas no ensino e pesquisa sobre cinema e audiovisual, em projetos no Brasil e no exterior. Foi Professor Visitante no Departamento de Cinema da San Francisco State University (Estados Unidos), na Universidad Iberoamericana (México), e recentemente integrou um projeto sobre artes participativas junto com a Universidade de Leeds (Inglaterra), Índia e África do Sul, resultando no documentário Um Pouco de Tudo, Talvez(2018). Publicou vários livros e artigos, entre os quais O autor multiplicado, Um estudo sobre os filmes de Peter Greenaway (Editora Alameda) e Cinema em Redes; Tecnologia, política e estética na era digital (Papirus). Como cineasta, dirigiu também a Trilogia Afro-Campineira: Diário de Exus (2015), A Dança da Amizade (2017), A mulher da Casa do Arco-Íris (2018) e prepara o lançamento da série Améfrica.TV (2019).

 

Comissão de Seleção das Mostras:
23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
9ª Mostra Quatro Estações
8ª Mostra Foco Capixaba
8ª Mostra Corsária
6ª Mostra Outros Olhares

Flavia Candida
Curadora, cineasta e produtora oriunda do curso de Cinema da UFF, onde dirigiu o curta O Metro Quadrado, vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília em 2002. Começou sua carreira como programadora em meados dos anos 90´s no Cine Arte UFF e coordenou por mais de 15 anos o Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Colabora na programação e curadoria de diversos festivais e mostras como Curta Cinema, Festival do Rio, Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo , Goiânia Mostra Curtas, Festival de Cinema de Vitória e Século XXI: Mulheres, Ação! Como analista e consultora de projetos trabalha na seleção de laboratórios como BR Lab, Plataforma Lab, ICUMAM Lab, consultoria no Laboratório de Projetos do Curta Cinema 2015 e seleção em 2018.

 

Erly Vieira Jr
Cineasta, escritor e pesquisador na área audiovisual. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2012), é professor do Departamento de Comunicação Social e do programas de pós-graduação Comunicação (POSCOM), da Ufes. Realizou dez curtas-metragens, entre documentários e ficções, exibidos em diversos festivais dentro e fora do Brasil. É autor dos livros Marcus Vinícius – A presença do mundo em mim (2016), Plano Geral – Panorama histórico do cinema e vídeo no Espírito Santo (2015), Realismo sensório no cinema contemporâneo (Edufes, no prelo) e Exercícios do olhar (Ed. Cousa, no prelo). Desde 2012, é um dos curadores do Festival de Cinema de Vitória e, em 2018, participou da comissão de seleção de longas-metragens do 51º. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

 

 

Ursula Dart
Ursula Dart – Mestra em Comunicação e Territorialidades (UFES). Especializou-se em Documentário de Criação pela Universidade Autônoma de Barcelona. É realizadora há cerca de 20 anos. Atua como produtora, diretora e fotógrafa de filmes de curta e longa metragens e de conteúdos para TV.

 

 

 

 

Waldir Segundo
Programador do Cine Metrópolis, estudante de Cinema e Audiovisual da Ufes e membro do Núcleo de Estudos de Curadoria do Baile-Ufes. Foi assistente de curadoria do 23º Festival de Cinema de Vitória e curador do 24º e do 25º Festival de Cinema de Vitória. É pesquisador vinculado ao Ghostec-Ufes, com ênfase no cinema de horror.

 

 

 

Comissão de Seleção da 4ª Mostra Cinema e Negritude

Thaís Souto Amorim
Gestora Cultural, Coordenadora do Museu Capixaba do Negro “Verônica Pas”, membro do Conselho Municipal do Negro da Prefeitura Municipal Vitória/ES e integrante do Coletivo Palavra Negra. Bacharel em Direito e graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo, integrando o Núcleo de Estudos da Violência e Segurança Pública. Colaboradora do Festival Performe-se: fronteiras borradas – fronteiras erguidas. Thais também é mediadora/formadora de Políticas Públicas voltadas às mulheres negras.  

 

 

Leonardo Vais
Jornalista com foco na área cultural. Dirigiu a websérie “Com a Palavra”, que trata de diferentes questões da literatura, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2019. Co-dirigiu, em parceria com Mayara Mello, o documentário “Do Outro lado do Arco-Íris”, que trata de preconceito e aceitação no universo da homossexualidade, e foi selecionado para a 1ª Mostra ES Cineclube Diversidade e para 11ª Mostra Produção Independente – Cenários, Mostra Competitiva Capixaba. Foi produtor e entrevistador do programa “Bitola”, da TV Faesa, sobre a produção audiovisual do Espírito Santo e do Brasil. Também atuou como editor do livro “Marcus Vinicius: A Presença do Mundo em Mim”, de Erly Vieira Jr., e foi supervisor editorial dos livros “Memórias de Alfabetização” e “A Criança Mágica”, de Lilian Menenguci. Trabalhou no Jornal Online Folha Vitória e no Portal Sou ES e, atualmente, é assessor de comunicação da Secretaria de Cultura de Vitória.

 

Comissão de Seleção da 4ª Mostra Mulheres no Cinema

 

Saskia Sá
Escritora, ilustradora, diretora e roteirista. Seu doc Rio das Lágrimas Secas participou em 25 festivais. É curadora de mostras com temática feminista. Tem interesse por cinema e literatura realizados por mulheres, principalmente de ficção científica e fantástico. Vencedora do edital PRODAV 05/2016 com o projeto da série Viagem à Xibalbá e do EDITAL SAV/MINC/FSA Nº 05 com o documentário Garotas do Game. Participou da coletânea As coisas que as mulheres escrevem, da Editora Desdêmona com o conto O Luto de Joana.

 

 

Bárbara Cazé
Educadora e pesquisadora. Licenciada em pedagogia (UEFS) e Mestra em Educação (UFES), com pesquisa sobre Cineclube e Escola.  É integrante do Grupo de Pesquisa Educação para as Relações Étnico-Raciais, Territorialidades e Novas Mídias, vinculado ao no Núcleo de Estudos Afro Brasileiros, da Universidade Federal do Espírito Santo (NEAB/UFES). É coordenadora do Cineclube Afoxé.

 

 

 

Hegli Lotério
Pesquisadora da representação da mulher negra no audiovisual brasileiro contemporâneo. Dirigiu o documentário “Anchieta – Nossa História” (2014) e foi assistente de direção no web documentário “Velcro” (Natália Gottardo, 2017). É idealizadora do “Cineclube Teresa de Benguela” (2017).

 

 

 

Comissão de Seleção da 3ª Mostra Nacional de Videoclipes

 

Luiz Eduardo Neves
Jornalista, publicitário e produtor cultural.  Mestrando em Comunicação e Territorialidades pela UFES. Videomaker, integrante da diretoria da Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCA), curador da Mostra Nacional de Videoclipes do Festival de Cinema de Vitória e idealizador do cineclube Panela Audiovisual e da Mostra Cine Rap.

 

 

 

 

Suellen Vasconcelos
Mestre em Educação pela UERJ com graduação em Rádio e TV pela Faesa. Professora dos cursos técnicos em Rádio e TV e Multimídia do CEET Vasco Coutinho. Na UFES, lecionou nos cursos de Cinema e Audiovisual, Música, Jornalismo e Publicidade no primeiro semestre de 2018. Diretora, montadora e assistente de direção da Filmes Fritos, produtora independente de Vitória, realizadora de videoclipes, documentários e web-vídeos.

 

 

Comissão de Seleção da 2ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental

 

Margarete Taqueti
Cineclubista, roteirista, produtora e realizadora de audiovisual desde os anos 80. Entre os trabalhos audiovisuais que dirigiu podemos destacar: As Urnas dos Neves (2017), co-direção com Adriana Jacobsen; A Passageira (2006), Festa na Sombra (2005), Relicário de Um Povo (2003), Ter + Ver + Comer (2003), Por Quem Os Sinos Dobram (2002), Dietriste (2001), Menestrel (2001), Eu Sou Buck Jones (1997) e O Fantasma da Mulher Algodão (1995) e A Lira Mateense (1994).

 

 

Jefferson de Albuquerque Junior
Cineasta e ambientalista, graduado em Letras-Português com especialização em Educação Ambiental. Com mais de 40 anos como profissional de cinema, participou de 35 longas-metragens como cenógrafo, diretor de arte, produtor executivo, diretor de produção e diretor assistente.  Destaca-se entre os quais “Eles Não Usam Black-Tie”, de Leon Hirszman; “Amantes da Chuva”, de Roberto Santos; “Luzia Homem”, de Fábio Barreto; a mini-série “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes e direção de Tizuca Yamazaki, e mais recentemente “Aos Ventos que Virão”, de Hermano Penna. Roteirista e diretor de 21 curtas e médias-metragens, entre eles “Dona Ciça do Barro Cru”, “Patativa do Assaré – Um Poeta do Povo” e “Foi assim…Como será-Chapada do Araripe “, além de participar de mais de uma dezena de curtas-metragens e média-metragens de outros diretores como diretor de arte e diretor de produção.