Oficinas

Com tradição em aperfeiçoar novos profissionais para o mercado audiovisual brasileiro, as oficinas do Festival de Cinema de Vitória chegam à sua 26ª edição. As opções deste ano atendem quem tiver interesse em aprimorar habilidades e trabalhar com a arte cinematográfica, de forma amadora ou profissional, nas áreas de Realização, Interpretação, Direção de Arte, Roteiro e Gestão de Projetos.

As inscrições ficarão abertas entre os dias 3 de Junho e 5 de Julho, ou até o preenchimento total das vagas de cada oficina. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário disponibilizado pela produção e realizar o pagamento da taxa de R$100, por meio de depósito identificado. A lista de selecionados será divulgada até o dia 9 de Julho, e a seleção será feita por ordem de inscrição.

Para participar, não é preciso cumprir nenhum pré-requisito ou ter experiência prévia, apenas ter interesse em aprender mais sobre as áreas das oficinas ofertadas. Neste ano, as oficinas serão ministradas no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, entre os dias 24 e 29 de Setembro.

Oficina de Roteiro

Turma: 20 pessoas
Data: 24 a 27 de setembro de 2019, das 13 às 18 horas
Local: Hotel Ilha do Boi
Inscrições: Inscrições Encerradas

Ministrante:
José Roberto Torero – Escritor, diretor e roteirista. Formado em Letras e Jornalismo, cursou pós-graduação em Cinema e Roteiro. Torero dirigiu vários filmes e é autor de 40 livros, além de roteiros para cinema e tevê, como do quadro “Retrato Falado”, da Rede Globo. Entre os roteiros de filmes que assina esta o de “Uma História de Futebol”, finalista do Oscar em 2001. Já entre os livros publicados está “O Chalaça”, vencedor do prêmio Jabuti de Romance.

Ementa:
Na Oficina de Roteiro os participantes aprenderão como fazer um argumento, como formatar um roteiro, como preparar uma escaleta e como trabalhar os diálogos e as cenas.

Oficina de Direção de Arte

Turma: 20 pessoas
Data:
Segunda, terça e quarta-feira (23/09 a 25/09) 13h às 18h 
Quinta-feira (26/09) 8h às 12h 
Local: Hotel Senac Ilha do Boi 
Inscrições: Inscrições Encerradas

Ministrante:
Joyce Castello – Colabora com projetos de cinema, teatro, dança, videoclipes e publicidade desde 2010. Atua em direção de arte, cenografia e figurino. Formada em Jornalismo, cursou Direção de Arte na Academia Internacional de Cinema de São Paulo (AIC-SP). Foi responsável pela Direção de Arte e Figurino de diversas produções, como a série Vença do Jeito Certo, exibida pelo Canal FOX; os longas “Abissal” (2017) e Simone (2016); e o Videoclipe “A Cor é Rosa”, do cantor Silva.

Ementa:
A oficina de direção de arte propõe um contato inicial com as noções acerca da direção de arte em projetos audiovisuais. Serão apresentados conceitos introdutórios sobre o papel do diretor de arte em um projeto e como o departamento de arte interage com os demais departamentos. O programa da oficina avança no tema expondo meios de estruturar um projeto de arte de maneira a buscar elementos estéticos e narrativos coerentes com a visualidade da proposta (conceito, pesquisa, proposta estética, cores, mood e projeto cenográfico) e de como organizar a execução (mapa de arte, produção de objetos e adereços e cenotecnia). Falaremos também sobre a criação de figurinos e maquiagem que fazem parte do universo da direção de arte. Após a etapa expositiva, os alunos vão ser guiados por dois exercícios práticos distintos.

Oficina de Interpretação: estado e criação de cena

Turma: 30 pessoas
Data:
24 a 27 de setembro de 2019, das 13 às 18 horas
Local: Hotel Senac Ilha do Boi
Inscrições: Inscrições Encerradas

Ministrante:
Silvero Pereira – Ator, dramaturgo e diretor. Fundador do Coletivo As Travestidas ( Fortaleza- Ce) . No Teatro atuou em mais de 30 peças e circulou por quase todo o território brasileiro além de EUA e Alemanha. Na TV atuou na novela A FORÇA DO QUERER e participou do Show dos Famosos 2018 do domingão do Faustão, e mobilizador do programa Criança Esperança. No Cinema fez Serra Pelada (2012), curtas como No Fim de Tudo (RN) As Bodas do Diabo (SP) e Mar de Zila (RN), e participou do filme BACURAU de Kleber Mendonça e Juliano Dorneles.

Ementa:
A oficina propõe criar um ambiente de investigação cênica, a partir do corpo indivíduo e do corpo coletivo, com a oportunidade desenvolver cenas, trabalhar alguns fundamentos da interpretação, improviso e direção de espetáculo.

Oficina de Realização em Cinema e Vídeo

Turma: 20 pessoas
Data: 
Terça (24/09) / 13h às 18h
Quarta a sábado (25 a 28/09) / 9h às 12h e 13h às 18h
Domingo (29/09) / 9h às 12h
Local: Hotel Senac Ilha do Boi
Inscrições: Inscrições Encerradas

Ministrante:
Luiz Carlos Lacerda – Cineasta e realizou mais de 30 documentários sobre personalidades da cultura brasileira, entre elas, Cecília Meireles, João da Baiana, Maria Della Costa, Vianinha e Barão de Itararé, além dos longas-metragens “Mãos vazias” (1970), “O princípio do prazer” (1978), “Leila Diniz” (1988), “For all – o trampolim da vitória” (1997), “Viva sapato!” (2004), “Casa 9” (2011), “A mulher de longe” ( 2012), “Introdução à música do sangue” (2015) e “O que seria deste mundo sem paixão?” (2016). Luiz Carlos Lacerda foi professor de Cinema dentro e fora do país, produtor de novelas na TV Globo e fez diversas séries para TV.

Ementa:
A Oficina apresenta como resultado um curta-metragem que é exibido na noite do último dia de Festival, no Centro Cultural Sesc Glória. A Oficina de Cinema e Vídeo tem o objetivo de instrumentalizar os participantes, técnica e artisticamente, para a realização de um curta-metragem de ficção de até 15 minutos. Em aulas práticas e teóricas, os alunos experimentaram funções distintas desse processo, nos moldes de uma equipe profissional com polivalência de funções. Praticaram-se noções básicas de dramaturgia cinematográfica, construção do personagem, decupagem (método Gabriel Garcia Marquez), linguagem e nomenclatura dos planos e movimentos de câmera, utilização dramatúrgica das lentes na construção da narrativa, elaboração, exercícios e análise técnica do Roteiro, Plano de Produção etc. Foi trabalhada a inter-relação entre os setores das áreas técnica (Pesquisa, Câmera, Fotografia, Som Direto, Edição, Produção) e artística (Roteiro, Direção, Direção de Arte, Figurino, Direção Musical) na realização de um filme em todas as suas fases (Pré-produção, Filmagem e Finalização).

Oficina de Elaboração de Projetos Culturais

Turma: 20 pessoas
Data:
26 e 27/09 de setembro de 2019
9h às 13h
Local: Hotel Senac Ilha do Boi
Inscrições: Inscrições Encerradas

Ministrantes:

Simone Marçal é pós-graduada em Gestão Cultural e graduada em Comunicação Social. Atua no setor cultural há 20 anos. Tem vasta experiência em realização de eventos culturais, elaboração e gerenciamento de projetos perante Governos Federais, Estaduais e Municipais. Idealizadora do Formemus – Formação Mercado Musical. Produz a Mostra Cinema e Direitos Humanos – etapa Vitória, realizada pelo Ministério dos DH. Foi coordenadora do Ponto de Cultura “Museu do Comum”, do Projeto “Vídeo nas Comunidades – etapa Parceiros do Bem”, coordenou o Projeto “Rede Olhares do Mundo”, realizado em parceria com o Ministério da Cultura, Produziu os 1º. e 2º. Festival de Cinema de Muqui – Fecim. Produtora Executiva das Mostras de Audiovisual da Secult – Secretaria de Estado da Cultura do ES, entre 2008 e 2011.

Daniel Morelo formou-se comunicólogo com ênfase em publicidade e propaganda, é pós-graduado em planejamento estratégico de comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Idealizador e apresentador dos programas de rádio Sorvetinho FM (que só veicula músicas de artistas do ES) e da Sexta Vraum, na Universitária 104.7 FM. Coordenou os Festivais ‘Voadora’ e ‘Tarde no Bairro’ e coordena a coletânea Voadora Records, que reúne produções musicais capixabas, que são distribuídas para alunos da rede pública estadual. Parecerista de projetos, também idealizador do Formemus – Formação Mercado Musical, que acontece em Vitória.

Ementa:
A Oficina de Elaboração de Projetos Culturais é a oportunidade de dialogar a cultura de forma enriquecedora, colaborativa, sustentável e criativa, contribuindo para o fortalecimento do setor e da cadeia produtiva. Os temas abordados são: elaboração da ideia ao papel, falando da escrita, objetivo, cronograma, planilhas, orçamentos, chegando na prestação de contas e gestão do projeto. Uma capacitação para artistas e produtores culturais, para que possam construir projetos de valor para editais e leis de incentivo, além de entender como realizar uma gestão eficiente do projeto para que toda a execução seja coerente e a prestação de contas efetiva.

Oficina de Produção Executiva – Gestão e Elaboração de Projetos para o Audiovisual

26º FCV lança nova oficina de Produção Executiva para o Audiovisual
26º FCV lança nova oficina de Produção Executiva para o Audiovisual

O que é a Oficina?

Como um filme é orçado e financiado? Como planejar, executar e distribuir um filme? Essas são algumas das questões a serem trabalhadas durante a nova oficina do 26º Festival de Cinema de Vitória: Produção Executiva, Gestão e Elaboração de Projetos para o Audiovisual. A abrangência dos assuntos abordados faz da oficina um curso que aborda todas as etapas de um projeto audiovisual. O conteúdo, dividido em cinco dias, cobre desde entender o que é um filme do ponto de vista mercadológico e o papel do produtor, passando por roteiro, pós-produção e estrutura financeira, chegando até o momento da distribuição.

Ministrante – Paulo Boccato

Paulo Boccato, formado em Cinema e Comunicações pela ECA (USP), se estabeleceu como um grande produtor na indústria audiovisual brasileira, tendo produzido e lançado nove longas nos últimos anos, metade dos quais alcançou o Top 10 de bilheteria nacional em seus respectivos anos de lançamento – Loucas pra Casar sendo a oitava maior bilheteria de todos os tempos para um filme nacional. Boccato também produziu a bem-sucedida série de animação Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas, líder de audiência na TV paga brasileira pelo Cartoon Network e o primeiro longa stop-motion da América Latina, Minhocas, lançado em cinemas na França e nos EUA. Atualmente, produz longas e documentários em coprodução com Canadá, Espanha, EUA e Itália, em diversos gêneros. Boccato tem trabalhado em parceria com empresas como Fox Films, Buenavista, Sony Pictures, Warner, Paramount, Paris Filmes, Globo Filmes, Turner e Warner Channel, entre outras. 

Atenção: Poucas vagas disponíveis
Data:
24 a 28 de setembro (terça a sábado)
09 às 13 horas
Local: Salão Penedo, Hotel Senac Ilha do Boi
Inscrições: Incrições Encerradas

Oficina Interativa – Dramaterapia

Workshop com refugiadas, exibição do filme feito nas oficinas da Grécia.

O que é a Oficina?

“Todas as formas de arte tem poder para mudar o interior de uma pessoa, fazê-la sonhar, até se curar”, explica Katerina Polemi, multi-instrumentista, compositora e cantora greco-brasileira. Através de um workshop que une princípios de terapia com técnicas de drama e movimento, constroem-se conexões e quebram-se barreiras; supera-se o medo por meio de atividades como a narrativa (contação de histórias), aprender a utilizar a voz (como um instrumento) e exercícios com o próprio corpo ou objetos que ajudem a despertar a confiança, elementos básicos para introduzir técnicas de atuação e expressão pessoal.

Ministrante:

Katerina Polemi em oficina de dramaterapia com mulheres refugiadas na Grécia

Katerina Polemi
A Multi-instrumentista Katerina Polemi estudou no Conservatório de Música de Berklee (Berklee College of Music), nos Estados Unidos, onde viveu por cinco anos. Em 2011 lançou seu primeiro álbum chamado “Spread the Music not the Name” (“Divulgue a Música e não o Nome”, em tradução livre). Durante as Olimpíadas Rio 2016 fez quatro shows na Casa da Suíça, a convite do consulado do País. No repertório de seu show, Katerina mistura jazz, gipsy, swing e música brasileira. Em 2012, trabalhou pela primeira vez como compositora de música para teatro com a peça “Eurydice”, de Sarah Ruhl. Em 2013 começou a escrever trilhas para cinema, e já foi responsável pela trilha de produções premiadas internacionalmente. 

Data:
26 de setembro de 2019
Local: Hotel Senac Ilha do Boi
Inscrições: Inscrições Encerradas
Atenção:
A inscrição será confirmada através da doação de 1 (um) pacote de fraldas, que deverá ser entregue na Galpão Produções. As doações arrecadadas serão destinadas à Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (ACACCI), que desenvolve uma série de ações de suporte social, econômico e psicológico voltadas para crianças e adolescentes com câncer e suas famílias.

Painel – Trilha Sonora na Produção Audiovisual Nacional e Internacional

Painel – Trilha Sonora na Produção Audiovisual Nacional e Internacional
Painel – Trilha Sonora na Produção Audiovisual Nacional e Internacional

Data: Quarta-feira (25/09)
Horário: 14h
Local: Hotel Senac Ilha do Boi, Salão Penedo
Link para inscrição:https://forms.gle/w197ZTrMbRLUNyUb9

O Painel
Com a proposta de oportunizar o aprendizado em várias áreas do fazer cinematográfico, o Festival de Cinema de Vitória realiza, no dia 25 de setembro, o Painel Trilha Sonora na Produção Audiovisual Nacional e Internacional, com a participação do artista sonoro e sound designer, Marcus Neves e da cantora e compositora greco-brasileira, Katerina Polemi, e mediação de Daniel Morelo. O painel acontece às 14 horas, no Salão Penedo do Hotel Senac Ilha do Boi.

O objetivo do encontro é apresentar aos participantes o processo criativo e técnico por trás da trilha sonora de um filme, entender o que é desenho de som, como é o processo de criação de uma trilha original para cinema ou teatro, além de um panorama estadual, nacional e internacional a partir das experiências dos profissionais que compõem a mesa. O público também vai poder tirar suas dúvidas por meio de uma roda de conversa. 

Ementa
Com a participação de Katerina Polemi e Marcus Neves, e mediação de Daniel Morelo, o painel irá discutir a relação entre os profissionais de direção e produção executiva e o compositor/produtor musical e/ou desenhistas de som (sound designer), com enfoque nas demandas orçamentárias e questões de organização de workflow para criação, produção, gravação e entrega de uma trilha musical e/ou sonora. Em paralelo, os papéis do compositor de trilha musical e do desenhista de som na construção de uma obra audiovisual.
Outros tópicos:

  • Como se cria uma trilha sonora?
  • Por onde começar? Quais instrumentos utilizar?
  • Como utilizar a tecnologia?
  • Qual é o papel do compositor?
  • Qual é a lugar desse profissional dentro da produção de um filme e como utilizar a estrutura do projeto para esse trabalho?