O público se divertiu com o filme “Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral”. Foto: Sérgio Cardoso – Acervo Galpão/ IBCA

Sessão contou com apresentação da Banda de Congo Raízes da Barra e exibição do filme “Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral”

A terceira noite do 26º Festival de Cinema de Vitória, na Barra do Jucu, foi marcada pela alegria e pela emoção. A produtora executiva do festival, Larissa Delbone, responsável pela apresentação da noite, abriu seu discurso homenageando o mestre Vantui Gervásio, popularmente conhecido como Milton, figura importante para a história do Congo da Barra do Jucu, que faleceu na última segunda-feira (13). “Dedicamos esta sessão ao Seu Milton, que ficará na lembrança de todos”, disse ela, sob os aplausos do público.

Exibição

A estrutura do 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante foi montada na Praça Pedro Valadares.  As cadeiras disponibilizadas pelo festival dividiram o espaço com cadeiras de praia, bancos da praça e até com quem resolveu assistir à sessão de pé. A estimativa é de que pelo menos 2000 pessoas tenham circulado pela sala de cinema.

O público se divertiu com a comédia “Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral”, de Halder Gomes. Nesta continuação, o protagonista Francisgleydisson tem a missão de se reinventar, depois que seu Cine Holliúdy fecha as portas definitivamente em Pacatuba, no interior do Ceará.

Para a funcionária pública e moradora da Barra do Jucu, o circuito itinerante é uma ação que vai além do fomento cultural. “A iniciativa deste cinema itinerante é fantástica. Além de trazer para a Barra a arte e a cultura é também uma oportunidade das pessoas se reunirem, conversarem, transformar esse ambiente em um espaço festivo, de encontro entre as pessoas. É muito bom”, disse ela , que complementou. Se puder expandir para outras cidades e outras comunidades, seria o ideal”.

Congo

Apresentação da Banda de Congo Raízes da Barra. Foto: Sérgio Cardoso – Acervo Galpão/ IBCA

Quem encerrou a noite foi a Banda de Congo Raízes da Barra. O público cantou e dançou as músicas que fazem parte da tradição e da cultura popular. Com um ano de existência, a banda é formada por 14 integrantes, entre homens e mulheres de várias idades, e tem a proposta de dar continuidade a cultura do congo transferindo os saberes de geração para geração.

Sorteio

Sorteados do 26FCV Itinerante na Barra do Jucu. Foto: Sérgio Cardoso – Acervo Galpão/ IBCA

Em todas as exibições do 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, o público participa de sorteios de brindes, entre eles uma bicicleta. Na Barra do Jucu foram sorteadas três bolsas exclusivas do festival e uma bicicleta. Parabéns aos ganhadores!

O 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo a Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta com o copatrocínio da EDP e com o apoio da Rede Gazeta e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo através do Edital de Chamamento 05/2019. Conta também com o apoio institucional do Shopping Vitória. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Serviço
26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante

Próximos destinos:

18 de janeiro – Guriri
– Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral, de Halder Gomes
Classificação indicativa: 12 anos

25 de janeiro – Piúma*
Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral
de Halder Gomes
Classificação indicativa: 12 anos
 
31 de janeiro – Manguinhos (Serra)
Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral, de Halder Gomes
Classificação indicativa: 12 anos
Show do grupo Samba pras Moças

Horário: a partir das 19 horas
*a exibição em Piúma acontece às 19h30

Entrada gratuita