A versão itinerante do Festival começa nesta sexta (10) e desembarca em cinco municípios do Espírito Santo durante o mês de janeiro com a exibição de curtas e longas-metragens, além de apresentações musicais 

“Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral”, de Halder Gomes, será exibido em cinco cidades do ES. Foto: Divulgação

O 26º Festival de Cinema de Vitória vai colocar o pé na estrada!  Depois de reunir um público de 40 mil pessoas na capital capixaba para prestigiar o cinema nacional, o tradicional evento de audiovisual volta a agitar o verão de cinco cidades do Espírito Santo, com a sua versão itinerante, durante todo o mês de janeiro. 

A Rota Verão, que teve início no mês de dezembro com oficinas de Trilha Sonora e Realização em Cinema e Vídeo, parte para a segunda etapa com a exibição de curtas e longas-metragens, além de apresentações musicais, na cidade de Guarapari nos dias 10 e 11 de janeiro, e depois segue para os balneários da Barra do Jucu, Guriri, Piúma e Manguinhos.

Com esse formato, o festival atende cidades da região metropolitana e do interior, e promove a  difusão da produção audiovisual brasileira, realiza atividades de formação cultural e o fomento da produção musical do Estado, ampliando a diversidade da programação de verão desses municípios. 

“O foco do itinerante está na democratização do acesso ao cinema e na descentralização das atividades culturais que o projeto oferece. É importante divulgar as produções brasileiras para além das capitais e grandes cidades. A Rota Verão exibe perto de praias, em locais de férias e diversão, produções nacionais que tem pouca entrada em salas de cinema convencionais. A tela de cinema à beira da praia é um momento especial para muitos moradores e turistas!”, celebra a diretora do Festival, Lucia Caus.

Programação

O curta “Monazi” é resultado das oficinas do 26FCV Itinerante em Guarapari. Foto: Divulgação

Abrindo o evento, na sexta-feira (10), os alunos das oficinas de Trilha Sonora e Realização em Cinema e Vídeo irão apresentar ao público o curta-metragem Monazi, produzido durante as aulas com trilha sonora executada ao vivo. Em seguida, acontece a exibição da comédia nacional Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral, de Halder Gomes. 

O longa-metragem conta a história de um exibidor de cinema cearense que resiste na profissão antes do avanço da televisão e a transformação das salas de projeção em igrejas. A antropóloga, curadora e crítica de cinema, Samantha Brasil, foi a consultora na escolha desta programação. Encerrando a noite de abertura, na Tenda Musical, acontecerá a apresentação do cantor Tunico da Vila, grande revelação do samba contemporâneo. 

No sábado, 11 de janeiro, acontece a exibição do 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória, sessão que apresenta filmes produção filmes direcionados para o público infanto-juvenil e toda a família. 

Serão exibidos os curtas Lily´s Hair (Raphael Gustavo da Silva, FIC, GO), O Malabarista (Iuri Moreno, ANI, GO), Na Casa da Bisa (Realização coletiva, FIC, RJ), Metamorfose (Jane Carmen Oliveira, ANI, MG), Arani Tempo Furioso (Roobertchay Domingues Rocha, FIC, ES), Vida Real (Camila Mezzeti e Ramon Faria, ANI, MG), Guri (Adriano Monteiro, FIC, ES), e 8 Patas (Fabrício Rabachim, ANI, SP). Para finalizar a passagem do 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, em Guarapari, as meninas do BatuQdellas vão animar a noite e colocar muito samba na roda. Toda a programação é gratuita.

Oficinas

As atividades da Rota Verão, começaram no mês de dezembro na cidade de Guarapari com as oficinas de Realização em Cinema e Vídeo  e Trilha Sonora. Participaram dos minicursos mais de 30 alunos das redes municipal e estadual de ensino, dos 7º e 8º anos. 

A Oficina de Realização em Cinema e Vídeo foi ministrada pelo cineasta e fotógrafo Bernard Lessa. Seu curta-metragem mais recente, A Casa Térrea, foi exibido no Festival de Cinema de Vitória e faz parte de um projeto chamado A Mulher e o Rio, que encontra-se em fase de finalização. Já a oficina de Trilha Sonora foi conduzida pelo músico e compositor Fábio Carvalho, que conta com mais de 25 anos de experiência atuando e promovendo a cena musical espírito-santense. 

As atividades foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Guarapari, Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Cultura de Guarapari, com o  Núcleo de Tecnologia Educacional e Formação Continuada de Guarapari e Secretaria de Estado de Educação.

O 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo a Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta com o copatrocínio da EDP e com o apoio da Rede Gazeta, Prefeitura Municipal de Guarapari e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo através do Edital de Chamamento 05/2019. Conta também com o apoio institucional do Shopping Vitória. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

SERVIÇO
EXIBIÇÃO DOS FILMES E TENDA MUSICAL 

Guarapari
10 e 11 de janeiro  (sexta e sábado) /19h/ Praia do Morro

10 de Janeiro
– Exibição do filme Monazi produzido nas oficinas de Realização em Cinema e Vídeo e Trilha Sonora com alunos da rede de ensino municipal e estadual com Trilha Sonora tocada ao vivo;
– Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral e show com Tunico da Vila.

11 de Janeiro 

– Sessão do 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória
– Show com BatuQdellas.

Barra do Jucu/Vila Velha

14 de janeiro (terça-feira) /19h/ Praça Pedro Valadares
– Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral

Guriri/São Mateus

18 de janeiro (sábado) /19h/ Praia de Guriri
– Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral

Piúma

25 de janeiro (sábado) /19h30/ Praça Dona Carmen
– Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral

Manguinhos/Serra

31 de janeiro (sexta-feira) /19h/ Praça São Sebastião
– Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral
– Show de encerramento: Samba pras Moças