Artista apresenta show ‘Quero, Quero’, que aproxima o samba de sons de terreiro

A proposta do novo show ‘Quero, Quero’, de Tunico da Vila é agregar vários ritmos, culturas e danças tendo o samba como matéria-prima. A apresentação do cantor abre a programação da Tenda Musical do 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, e acontece na sexta-feira, 10 de janeiro, na Praia do Morro, em Guarapari. 

A música que dá título ao show, Quero, Quero, que foi originalmente lançada por Martinho da Vila, em 1977, é um bom exemplo dessa mistura proposta pelo artista. O single conta com a participação dos rappers BK, Dexter, Rappin Hood, Kamau, Rashid, do coletivo capixaba Melanina MCs.

O show é resultado da experiência de mais de duas décadas como percussionista da banda de seu pai, Martinho da Vila, e propõe um voo na origem africana do samba, misturando ritmos negros a gêneros como o rap, o semba angolano e os sons de terreiro.

O show autoral de Tunico é baseado no videoclipe homônimo, lançado em junho de 2019 pela Sony Music: “Esse show é mensageiro, é um canto de liberdade, é uma ode à cultura negra, participativa, é um desabafo coletivo em tempos abafados. Na filosofia africana é assim, todo mundo junto liberando energias e forças para um mundo melhor”, destaca o artista.

No repertório além de “Quero, Quero”, Tunico canta “Sino da Igrejinha”, “É dia de Rede no Mar”, “Nota de Cem”, “Madalena do Espírito Santo”, “Iakalaiá” e uma releitura de “Pelo telefone” de Donga, primeiro samba gravado na história. 

O show de Tunico da Vila, que abre a Tenda Musical do 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, é uma atração que promete muito axé, alegria e samba no pé para não deixar ninguém parado. 

Sobre Tunico da Vila

Tunico da Vila, 45 anos, é carioca, nascido e criado no bairro boêmio de Vila Isabel. Possui uma história ligada à escola de samba do bairro que freqüenta desde a infância. Formou-se em percussão pela Ordem dos Músicos do Brasil. Iniciou sua carreira como músico profissional aos 20 anos de idade. Percussionista consagrado, fez parte do movimento que levou a percussão brasileira para o exterior, tendo atuado na Dinamarca, Portugal, Cabo Verde, França, Inglaterra, Suíça, Alemanha e Angola. 

Foi músico percussionista da banda de Martinho da Vila durante 25 anos, além de ter gravado com outros grandes nomes como Emílio Santiago, Leila Pinheiro, Ella Henderson e Kelly Rowland, onde fez arranjos de percussão para o clipe produzido pelo cineasta americano Spike Lee.

Gravou seu primeiro álbum intitulado “Tunico Ferreira” (2003), que fez sucesso com a música “Nota de Cem”. Em 2009, lançou seu segundo álbum ”Na cadência do Partido Alto” e em 2016 o EP “O Velho de Oiá”, disponível nas plataformas de streaming. Em 2017 e 2018, Tunico da Vila gravou dois clipes e disponibilizou nas plataformas “É dia de rede no mar”, uma ode à cultura negra do povo do mar e “Nos Caminhos de Um Só”, junto com o sambista Xande de Pilares, povos de terreiro e do Congo num canto pela liberdade religiosa.

O 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo a Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta com o copatrocínio da EDP e com o apoio da Rede Gazeta, Prefeitura Municipal de Guarapari e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo através do Edital de Chamamento 05/2019. Conta também com o apoio institucional do Shopping Vitória. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Guarapari

10 de janeiro (sexta-feira) /19h/ Praia do Morro

  • Exibição do filme produzido nas oficinas de Realização em Cinema e Vídeo e Trilha Sonora com alunos da rede de ensino municipal e estadual com Trilha Sonora tocada ao vivo; Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral e show com Tunico da Vila.