A Rota Verão do Festival anuncia o início de suas atividades ainda em dezembro, com a realização de oficinas formativas na cidade de Guarapari

O 26º Festival de Cinema de Vitória vai colocar o pé na estrada!  Depois de reunir um público de 40 mil pessoas na capital capixaba para prestigiar o cinema nacional, o tradicional evento de cinema volta a agitar o Espírito Santo ainda em 2019! Vem aí a Rota Verão, que começou suas atividades no dia 9 de dezembro, com oficinas de Trilha Sonora e Realização em Cinema e Vídeo, na cidade de Guarapari. 

Em sua versão itinerante, o festival percorre alguns balneários capixabas, levando a exibição de filmes brasileiros, música e atividades de formação cultural para locais que, tradicionalmente, não têm circuito de exibições com filmes brasileiros. A rota verão deste ano inclui os balneários de Guarapari, Barra do Jucu, Guriri, Piúma e Manguinhos.

“O foco do itinerante está na democratização do acesso ao cinema e na descentralização das atividades culturais que o projeto oferece. É importante divulgar as produções brasileiras para além das capitais e grandes cidades. A Rota Verão exibe perto de praias, em locais de férias e diversão, produções nacionais que tem pouca entrada em salas de cinema convencionais. A tela de cinema em espaços abertos e acessíveis é um momento especial para muitos moradores e turistas!”, celebra a diretora do Festival, Lucia Caus.

Além disso, a programação de abertura em Guarapari, terá novidades. No dia 10 de janeiro, haverá a exibição do filme “Monazi” produzido pelos alunos nas oficinas realizadas pelo 26FCV Itinerante. As oficinas que se encerraram dia 13 de dezembro resultaram em um curta produzido pelos alunos. A exibição, no dia 10 de janeiro, do filme realizado nas oficinas terá a execução da sua trilha sonora apresentada ao vivo.

A abertura em Guarapari terá ainda a exibição de “Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral” (FIC, 100′, 12 anos), de Halder Gomes. Uma ficção científica com cangaceiros e extraterrestres, para divertir a família inteira.
A escolha da programação cinematográfica contou com a consultoria de Samantha Brasil, antropóloga, curadora e crítica de cinema.

Encerrando a primeira noite, a plateia vai poder curtir um show com Tunico da Vila,  grande revelação do samba contemporâneo e filho de Martinho da Vila. 

Já no segundo dia, no sábado, 11 de janeiro, vai acontecer uma sessão exclusiva do 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória, com os filmes: Lily´s Hair (Raphael Gustavo da Silva, FIC, GO), O Malabarista (Iuri Moreno, ANI, GO), Na Casa da Bisa (Realização coletiva, FIC, RJ), Metamorfose (Jane Carmen Oliveira, ANI, MG), Arani Tempo Furioso (Roobertchay Domingues Rocha, FIC, ES), Vida Real (Camila Mezzeti e Ramon Faria, ANI, MG), Guri (Adriano Monteiro, FIC, ES), e 8 Patas (Fabrício Rabachim, ANI, SP). Em seguida, as meninas do BatuQdellas vão colocar muito samba na roda para fechar com chave de ouro a passagem do 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante por Guarapari.

Depois da abertura na Cidade Sáude, o Itinerante segue a Rota Verão e vai para a Barra do Jucu, Guriri, Piúma e Manguinhos, levando na bagagem o longa de Halder Gomes, para divertir moradores e turistas desses quatro municípios. E para fechar a rota, após a exibição em Manguinhos, o grupo Samba pras Moças, no qual cada cantora interpreta uma sambista que fez parte história do samba, se apresenta.

A programação é toda GRATUITA!

Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral

Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral é a sequência da comédia nacional Cine Holliúdy, que estreou em 2013. Dirigido por Halder Gomes, o filme representa a continuação do cinema regional no Brasil, ao contar a história de um exibidor de cinema cearense que resiste na profissão antes do avanço da televisão e a transformação das salas de projeção em igrejas. 

O 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo a Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta com o copatrocínio da EDP e com o apoio da Rede Gazeta e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo através do Edital de Chamamento 05/2019. Conta também com o apoio institucional do Shopping Vitória. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).  

Guarapari

10 de janeiro (sexta-feira)

Exibição do filme resultado oficinas de Realização em Cinema e Vídeo e Trilha Sonora: “Monazi”,Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral e show com Tunico da Vila

A partir das 19h

Praia do Morro

11 de janeiro de 2020 (sábado)

Sessão do 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória e show com BatuQdellas.

às 19h

Praia do Morro (próximo ao Quiosque 18)

Barra do Jucu

Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral

14 de janeiro de 2020 (terça-feira)

às 19h

Praça Pedro Valadares

Guriri

Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral

18 de janeiro de 2020 (sábado)

19h

Praia de Guriri

Piúma

Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral

25 de janeiro de 2020 (sábado)

Às 19:30h

Praça Dona Carmen

Manguinhos

Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral e show com Samba Pras Moças

31 de janeiro de 2020 (sexta-feira)

Às 19h 

Praça São Sebastião

ENTRADA GRATUITA
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 ANOS