Vem aí a Rota Verão que começou suas atividades no dia 9 de dezembro, com oficinas de Trilha Sonora e Realização em Cinema e Vídeo, na cidade de Guarapari. 

Dando início às atividades da Rota Verão do 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, Guarapari é a cidade sede de duas oficinas de formação, que são realizadas entre os dias 9 a 13 de dezembro, para cerca de 50 alunos de Escolas Estaduais e Municipais. 

O resultado das duas oficinas, uma de Trilha Sonora e outra de Realização em Cinema e Vídeo será um documentário curta-metragem sobre a história do Radium Hotel, um dos mais importantes da história do Estado.

O material será exibido numa sessão especial de lançamento do 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, em Guarapari, com direito a apresentação ao vivo da trilha sonora, composta pelos alunos da EEEFM Lyra Ribeiro dos Santos e EEEFM Angélica Paixão. 

Construído em 1947 pelo Estado para ser escola naval, o Radium Hotel só foi inaugurado em 1953 pelo arrendatário italiano Alberto Quatrini Bianchi, que montou também um cassino no local. O empreendimento, localizado na praia da Areia Preta, é repleto de tradição e histórias impressionantes. 

“Além do contato com o universo cinematográfico, que por si só já é muito positivo, podemos extrair uma vertente de resgate à história de Guarapari e do Espírito Santo, já que o hotel recebeu artistas, jogadores de futebol e figuras políticas importantes no cenário nacional”,  destaca Lucia Caus, diretora do Festival. 

A Oficina de Realização em Cinema e Vídeo está sendo ministrada pelo oficineiro Bernard Lessa, cineasta e fotógrafo brasileiro que reside em Vitória. Seu curta-metragem mais recente (A Casa Térrea) foi exibido no Festival de Cinema de Vitória e faz parte de um projeto chamado A Mulher e o Rio, que encontra-se em fase de finalização.

Já a oficina de Trilha Sonora é conduzida pelo músico e compositor Fábio Carvalho, que possui mais de 25 anos de experiência na cena musical espírito-santense e na composição de trilha sonora para filmes.

26º FCV Itinerante

A abertura oficial do Festival acontecerá no dia 10 de janeiro, com uma programação imperdível. Abrindo a noite, serão exibidos oito  filmes selecionados para o 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória, que aconteceu em setembro na capital. Em seguida, os alunos das oficinas de Trilha Sonora e Realização em Cinema e Vídeo irão apresentar ao público o curta-metragem produzido durante as aulas. Encerrando a noite de abertura, uma apresentação do cantor Tunico da Vila, grande revelação do samba contemporâneo. Toda a programação é gratuita.

Além de Guarapari, o Itinerante passará por outros quatro balneários capixabas durante o verão:  Barra do Jucu, Guriri – em São Mateus -, Piúma e Manguinhos – em Serra -, com a exibição da comédia dirigida por Halder Gomes, Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral.

O filme conta a história de um exibidor de cinema cearense que resiste na profissão antes do avanço da televisão e a transformação das salas de projeção em igrejas. Samantha Brasil, antropóloga, curadora e crítica de cinema, é a consultora na escolha desta programação.

O 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo a Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta com o copatrocínio da EDP e com o apoio da Rede Gazeta e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo através do Edital de Chamamento 05/2019. Conta também com o apoio institucional do Shopping Vitória. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

SERVIÇO

OFICINAS

Oficina de Trilha Sonora 

09 a 13 de Dezembro de 2019 

8h às 12h

EEEFM Lyra Ribeiro Santos

Oficina de Realização em Cinema e Vídeo 

09 a 13 de Dezembro de 2019 

13h às 18h

Núcleo de Tecnologia Educacional e Formação Continuada

Exibições

Guarapari

10 e 11 de janeiro  (sexta e sábado) /19h/ Praia do Morro

  • Exibição do material produzido nas oficinas de Realização em Cinema e Vídeo e Trilha Sonora com alunos da rede  de ensino municipal e estadual, Sessão do 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória e show com Tunico da Vila.
  • Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral e show com BatuQdellas.

Barra do Jucu/Vila Velha

14 de janeiro (terça-feira) /19h/ Praça Pedro Valadares

Guriri/São Mateus

18 de janeiro (sábado) /19h/ Praia de Guriri

Piúma

25 de janeiro (sábado) /19h/ Praia de Piúma

Manguinhos/Serra

31 de janeiro (sexta-feira) /19h/ Praia de Manguinhos
– Show de encerramento: Samba pras Moças