Programação apresentou um recorte da produção musical contemporânea brasileira, além de um show internacional

Com a proposta de fomentar diversos campos da arte, para além do audiovisual, o Festival de Cinema de Vitória realizou em 26ª edição uma série de apresentações na Tenda Musical. As atividades aconteceram entre os dias 24 e 29 de setembro, em um espaço anexo a Praça Costa Pereira, que primou pela diversidade musical, sempre com entrada franca.

Assim como a programação audiovisual, as apresentações da Tenda Musical realizaram um intercâmbio entre artistas locais e de outros estados do país, além de uma atração internacional.

Com shows de diversos gêneros, que transitaram do congo ao jazz, passando pelo punk rock e o samba, o espaço foi completamente reformulado e diferente das edições passadas, e contou com praça de alimentação, comandada pelo projeto Vermelho Alimente, e bar.

“Ampliar o projeto, com um espaço físico maior e mais horas de programação, é um impulso para vários artistas capixabas e nacionais, que agora têm mais essa janela para apresentar o seu trabalho. Contar com a parceria da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, só enriquece o fomento e fortalece a produção audiovisual e musical brasileira”, comenta a diretora do Festival, Lucia Caus.

Apresentações

A cantora GAVI abriu a programação da primeira noite da Tenda Musical. Com muito suingue e talento, a cantora e compositora capixaba apresentou canções autorais e uma versão soul do pagode “Marrom Bombom”. Participaram do show o duo A Transe, e os artistas 6okzera e Magrovala.   “Abrir o Festival de Cinema é um prazer enorme, porque eu amo cinema e amo o festival, que eu sempre acompanhei quando morava em Vitória”, disse a artista.

Confira a galeria de fotos

A segunda noite da Tenda Musical recebeu a apresentação de Chico Chico e João Mantuano. Tocando pela segunda vez no festival, a dupla emocionou o público, com uma apresentação em formato acústico, que flertou com diversos gêneros como rock, samba, folk, blues, frevo e forró. “Nossa proposta é apresentar esse formato de voz e violão, acrescentando algumas coisas que a gente fez recentemente” afirmaram os integrantes, pouco antes de subir ao palco.

Confira a galeria de fotos

André Prando lotou a Tenda Musical na quinta-feira, no terceiro dia de programação. A apresentação, que contou com a participação do cantor Dan Abranches, fez a alegria do público. “Eu me sinto muito honrado e feliz de estar participando de um evento tão importante para a cultura e para o audiovisual, no momento tão crítico que a gente esta vivendo e fazendo arte” afirmou o artista.

Confira a galeria de fotos

Na sexta-feira, a noite foi do cantor Johnny Hooker. O artista incendiou o espaço com um pocket show vibrante que apresentou seus grandes sucessos, além de covers como Beija-Flor, da Timbalada, e seu novo single Escolheu a Pessoa Errada para Humilhar. “Vitória, eu nunca vou esquecer esta noite!”, disse o cantor no final da apresentação.

Na mesma noite, Rita Cadillac e a Drag Queen Úrsula Pussynail não deixaram a energia cair. Rita apresentou um delicioso repertório pop com músicas da rainha do rock, Rita Lee, além da clássica É Bom para o Moral. Já Úrsula, fez um set eclético que foi de Lady Gaga a MC Carol. Ninguém ficou parado.

Confira a galeria de fotos

Em seu penúltimo dia, a Tenda Musical movimentou o Centro da capital dentro da programação do Viradão Vitória. O show começou com o BatuQdellas, banda formada só por mulheres, que encerrou sua apresentação com um pequeno cortejo realizado pelas artistas entre a Tenda Musical e o Centro Cultural Sesc Glória.

Na sequência, a tradição tomou conta do Centro. As Bandas de Congo Amores da Lua e Panela de Barro iniciaram suas apresentações em frente ao Centro Cultural Sesc Glória, realizando, em seguida, um cortejo pelas ruas da capital.

Depois, às 23 horas, a tenda retomou sua programação musical com a atração internacional Katerina Polemi, que trouxe a bossa nova e a música grega para o espaço. Na sequência, na madrugada de sábado para domingo, aconteceu show do ator e cantor Zéu Britto.

Roberta de Razão trouxe o espírito punk para a tenda. A revelação da música capixaba trouxe deboche, ironia e bom humor para o palco com as canções do EP “Seu Lugar É Ao Meu Lado”.

O Karaokê do Filippo foi um show a parte. O público cantou uma série de músicas e teve o seu momento ‘diva’ ao subir ao palco e cantar suas canções preferidas. Outro destaque do karaokê foi à participação de Gisele Almodóvar, personagem do artista Silvero Pereira. A drag queen selecionou um repertório divertido, como o clássico do axé “Eva”, e fez todo mundo cantar junto.

Confira a galeria de fotos

O domingo foi o último dia das apresentações da Tenda Musical e a música brasileira brilhou no palco. Abrindo a programação, às 15 horas, o Prot Quarteto trouxe para o palco a versão instrumental da MPB, com um passeio pelos clássicos do chorinho e do samba.

Depois da cerimônia de premiação e encerramento no Centro Cultural Sesc Glória, o samba raiz e suas misturas deu o tom do evento. Tunico da Vila apresentou o ritmo que é a cara do Brasil. Do samba raiz às mais criativas misturas, o cantor elevou o ritmo e encerrou a programação no tom da alegria.

Confira galeria de fotos

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.