Os filmes selecionados transitam por diversos gêneros, como a ficção, o documentário e a animação

Considerando a importância de abrir espaço para o debate sobre sustentabilidade e questões ambientais, o 26º Festival de Cinema de Vitória realizou, neste domingo (29), a 2ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental – Sessão EDP, às 14 horas, no Centro Cultural Sesc Glória.

A curadoria da Mostra Ambiental ficou a cargo da cineclubista e realizadora Margarete Taqueti e do ambientalista, cineasta e produtor Jefferson de Albuquerque Junior. Foram exibidos filmes de curta-metragem nos gêneros animação, documentário, experimental e ficção, das regiões sudeste e nordeste, com temática ambiental.

“A Mostra Ambiental 2019 assume a responsabilidade de apresentar um tecido social diversificado e singular naquilo que nos identifica – criar laços, somar ou dividir – para o resgate das emoções do que é humano. Emoção, neste caso, são as disposições corporais dinâmicas que definem os diferentes domínios de ação em que nos movemos”, explicam os curadores.

Filmes

Entre os filmes selecionados para a 2ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental – Sessão EDP estavam: Poética do Barro, de Giuliana Danza, uma animação poética e delicada feita em argila, que dialoga com a tradição artística de populações tradicionais mineiras. Já Menino Pássaro, de Diogo Leite, é uma ficção baseada em fatos reais que se apresenta como “um olhar de um diretor negro para a branquitude do cidadão brasileiro”.

S/ N, de Renata Malta, trata da constante transformação da paisagem urbana e como essas mudanças influenciam os cidadãos que habitam esses lugares. Glória, de Yaminaah Abayomi e Nádia Oliveira, é um filme experimental poético que aborda a ocupação urbana em áreas de riscos à habitação humana, com um sensível olhar feminino.

Quarto de Cura, de Castiel Vitorino, é um documentário sobre a experiência instalativa homônima realizada pela artista, em que diversos saberes são transversalizados, como o curandeirismo, a arte, a feitiçaria e a psicologia.

O documentário Ka’a zar wkyze wa – Os donos da floresta em perigo, Flay Guajajara, Edvan dos Santos Guajajara e Erivan Bone Guajajara, é um alerta e pedido de socorro dos Guajajara pela proteção das florestas e de seus parentes Awá Guajá. Um dos últimos povos caçadores e coletores do mundo, cujo modo de vida depende essencialmente da floresta, está com os dias contados se a destruição continuar.

Acessibilidade

Sabendo da relevância da temática ambiental, o 26º Festival de Cinema de Vitória ofereceu uma sessão com acessibilidade, para que todos tenham acesso e possam debater os assuntos dos filmes selecionados. Os filmes exibidos contaram com Audiodescrição, Legendagem descritiva e Libras. 

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.