A escritora Bernadette Lyra recebeu o Troféu Vitória na mesma noite em que foram revelados os filmes vencedores 

O 26º Festival de Cinema de Vitória encerrou sua programação com uma noite que reuniu homenagem, premiação, exibição de filmes e muita emoção. O Centro Cultural Sesc Glória foi palco da Homenagem à Bernadette Lyra e da Cerimônia de Premiação e Encerramento do 26º Festival de Cinema de Vitória, além da 2ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental – Sessão EDP, da 9ª Mostra Quatro Estações e da 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. Na Tenda Musical, dois shows fecharam com chave de ouro as atividades. 

O destaque da noite foi a cerimônia de premiação e encerramento do festival, no Centro Cultural Sesc Glória,  que contou com a apresentação dos atores Juan Alba e Rômulo Medeiros, e distribuiu ao todo Troféus Vitória, além de menções honrosas. 

Homenageada da noite, a escritora Bernadette Lyra falou sobre ser homenageada e das memórias no Centro Cultural Sesc Glória: “É tempo de agradecer. Receber essa homenagem, com 80 anos, e dentro deste recinto, lembrar que eu vi muitos filmes aqui no Glória na minha adolescência. É muito bom estar aqui de volta e receber essa homenagem agora que estou velha. E eu acho que dizer que estar velha é ótimo, porque a velhice é um estado da vida maravilhoso”. 

O cineasta Bertrand Lira, que recebeu os prêmios de Melhor Direção e Melhor Roteiro por O Seu Amor de Volta da 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, destacou a diversidade de mostras temáticas que o evento agrega: “Queria agradecer o festival, que é um dos eventos mais diversos, com muitas mostras importantes que contemplam pensamentos diversos. Esse festival é bom também pelos afetos. E o amor cura, parafraseando o slogan”. 

A atriz Aretha Sadick estava representando o filme NEGRUM3, que ganhou os prêmios de Melhor Direção e Melhor Filme (Júri Técnico) da 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, e falou sobre a cidade de Vitória: “Gratidão a todas as pessoas do festival por nos trazer até aqui. Parabéns ao festival pela ousadia de se manter de pé. Que cidade maravilhosa que é Vitória!”

Oficina 

Outro destaque da noite foi a exibição do curta-metragem Uma Faca Só Lâmina, resultado da Oficina de Realização em Cinema e Vídeo, ministrada por Luiz Carlos Lacerda. “Queria agradecer ao Festival por possibilitar que novamente a gente faça essa oficina que foi um barato, com um pessoal fantástico. A experiência vocês vão ver na tela”, disse o cineasta.

Sesc Glória 

A programação no Centro Cultural Sesc Glória começou com a 2ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental – Sessão EDP, que contou com uma sessão com acessibilidade através de audiodescrição e interpretação de libras. Os filmes exibidos foram Poética do Barro, de Giuliana Danza; Menino Pássaro, de Diogo Leite; S/N (Sem Número), de Renata Malta; Glória, de Yaminaah Abayomi e Nádia Oliveira; Quarto de Cura, de Castiel Vitorino Brasileiro; e KA’A ZAR WKYZE WA – Os Donos da Floresta em Perigo, de Flay Guajajara, Edvan dos Santos Guajajara e Erivan Bone Guajajara. 

A 9ª Mostra Quatro Estações, exibiu os curtas Selma Depois da Chuva, de Loli Menezes; Vigia, de João Victor Borges;  Tea for Two, de Julia Katharine; Superpoderosa Mathilda, de João Giry; Reforma, de Fábio Leal; Peixe, de Yasmin Guimarães.  

O realizador João Giry, de Superpoderosa Mathilda, agradeceu à equipe e pela oportunidade de estar exibindo o seu curta, resultado do seu Trabalho de Conclusão de Curso: “Eu quero agradecer por estar aqui no Festival. Para mim é um incentivo muito grande. É o meu primeiro filme produzido, então está sendo também a realização de um sonho. Queria também agradecer às pessoas que me ajudaram a produzir o filme, que foi o trabalho que me colocou em contato pela primeira vez com a arte”.  

O filme Casa, de Letícia Simões, encerrou a 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, e saiu vencedor como Melhor Filme (Júri Técnico) da mostra. “É minha primeira vez no Festival de Vitória e eu fiquei muito emocionada. Quando eu fui selecionada, fiquei muito impressionada com o panorama de produções audiovisuais recentes, os curtas que eu vi. Fazer parte do festival foi muito bonito. E depois eu ganho o prêmio de melhor longa! Foi uma surpresa muito grande”, comemorou.

Tenda Musical 

As apresentações da Tenda Musical colocaram a música brasileira no centro da cena. No meio da tarde, o Prot Quarteto trouxe para o palco a versão instrumental da MPB. Depois da premiação, encerrando a noite, o samba deu o tom. Tunico da Vila apresentou o ritmo que é a cara do Brasil. Do samba raiz às mais criativas misturas, o cantor elevou o ritmo e encerrou a programação no tom da alegria. 

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.