Programação inclui mostras, shows internacionais e uma série de atividades nas 26 horas de programação 

O 26º Festival de Cinema de Vitória chega ao seu penúltimo, neste sábado (28), com uma programação extensa e diversificada para integrar a programação do Viradão Vitória. O Centro Cultural Sesc Glória recebe a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas; a 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas; a 6ª Mostra Outros Olhares, a 4ª Mostra Mulheres no Cinema e 1ª Mostra Do Outro Lado.  As oficinas e debates, seguem no Hotel Senac Ilha do Boi.  

Centro Cultural Sesc Glória 

A programação no Centro Cultural Sesc Glória começa às 14 horas, com a 4ª Mostra Mulheres no Cinema, seguida de debate. Os curtas que serão exibidos são Deus te dê boa sorte, de Jacqueline Farias; Fosfeno, de Clara Vilas Boas e Emanuele Sales; Poder, de Sabrina Rosa; Afeto, de Gabriela Gaia Meirelles e Tainá Medina. 

Na sequência, às 15 horas,  é a estreia da Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico e de Horror  com a exibição dos filmes Para Minha Gata Mieze, de Wesley Gondim; Papa-Figo, de Alex Reis; Broto, de Antonio Teicher; Guará, de Fabrício Cordeiro e Luciano Evangelista; Carne Infinita, de Isadora Cavalcanti; Caranguejo Rei, de Enock Carvalho e Matheus Farias. 

Às 16 horas, a 6ª Mostra Outros Olhares – Programa Narrativas 2 exibe os curtas Eu, Minha Mãe e Wallace, dos Irmãos Carvalho; Rocha, de Luiz Matoso; Os que Esperam, de PH Martins; Crua, de Diego Lima;  Mesmo com Tanta Agonia, de Alice Andrade Drummond. 

A partir das 19 horas, começa a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, com os filmes Quando Elas Cantam, de Maria Franchin; Sobrado, de Renato Sircilli; O Pássaro sem Plumas, de Tati Rabelo e Rodrigo Linhales; e Cor de Pele, de Lívia Perini. A 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas apresenta a estreia de Alice Junior, filme de Gil Baroni. 

Tenda Musical 

Com uma programação diversificada, a Tenda Musical irá movimentar o espaço dentro da programação do Viradão Vitória, Às 16 horas, o BatuQdellas abre a festa com muito samba, música pop e o que mais couber nesse caldeirão. Às 18 horas, as Bandas de Congo Amores da Lua e Panela de Barro se apresentam na frente do Centro Cultural Sesc Glória.

A partir das 23 horas, a tenda retoma sua programação musical com a atração internacional Katerina Polemi, que traz a bossa nova e a música grega para o espaço. Na sequência, na madrugada de sábado para domingo, acontece show do grande cantor e ator Zéu Britto e a estreia de Roberta de Razão.

O público ainda poderá se divertir com o Karaokê do Filippo, e com a reexibição dos filmes da 1ª Mostra do Outro Lado: Cinema Fantástico e de Horror e da 3ª Mostra Nacional de Videoclipes, além da exibição do filme Vitória Delas, de José Augusto Muleta.

Hotel Senac Ilha do Boi 

O cronograma de oficinas segue, às 9 horas, com a Oficina de Produção Executiva, Gestão e Elaboração de Projetos para o Audiovisual, com Paulo Boccato; e com a Oficina de Realização em Cinema e Vídeo, com Luiz Carlos Lacerda, que recomeça às 14 horas. As inscrições estão encerradas. 

Debate

Na sábado (27), a partir das 10 horas, acontece um novo debate sobre as produções junto dos realizadores. O bate-papo será sobre os filmes exibidos na noite anterior dentro da 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e da 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, e será mediado pelo jornalista Filippo Pitanga. 

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Serviço

26º Festival de Cinema de Vitória
– 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, às 19h 
– 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, a partir das 19h
– 6ª Mostra Outros Olhares, às 16h
– 4ª Mostra Mulheres no Cinema, às 14h
– 1ª Mostra Do Outro Lado, às 15h 

Data: 28 de setembro
Local: Centro Cultural Sesc Glória 

Oficinas de Formação:
Oficina de Realização em Cinema e Vídeo, com Luiz Carlos Lacerda
Oficina de Produção Executiva, Gestão e Elaboração de Projetos para o Audiovisual, com Paulo Boccato
Local: Hotel Senac Ilha do Boi
Data:  28 de setembro
Inscrições encerradas

Debate
– 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
– 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
Data
:  28 de setembro, às 10 horas
Local: Hotel Senac Ilha do Boi

Tenda Musical
16h – BatuQdellas – Tenda Musical 
18h – Apresentação “Banda de Congo Amores da Lua” e “Banda de Congo Panela de Barro” – em frente ao Centro Cultural Sesc Glória
23h – Katerina Polemi – Tenda Musical

Madrugada de Sábado (28) para Domingo (29)

– Pocket Show com Zéu Britto, às 00h
– Pocket Show com Roberta de Razão, 01h 
– Karaokê do Filippo, às 1h30 
– 3ª Mostra Nacional de Videoclipes, às 5h  
– Sessão Especial – Tenda Musical: Vitória Delas (José Augusto Muleta, DOC, ES)
1ª Mostra do Outro Lado – Cinema de Horror e Fantástico, às 6h 

Data: 28 de setembro 
Local: Praça Costa Pereira