As publicações contemplam os mais diversos gêneros, como livros técnicos, biografia e romance

O Festival de Cinema de Vitória é um evento que fomenta a produção cultural para além do audiovisual. Em sua 26ª edição, além das mostras competitivas, que trazem em 106 filmes um recorte da produção contemporânea; e da Tenda Musical, com apresentações de artistas nacionais e internacionais, de diversos gêneros e estilos; o evento realiza, no dia 26 de setembro (quinta-feira) a partir das 15 horas, o lançamento de 18 livros, no Hotel Senac Ilha do Boi.

As publicações contemplam os mais diversos gêneros, desde textos críticos e compilações analíticas sobre cinema, até biografias, romances e poemas. Entre os destaques, está Raul Seixas por Trás das Canções, de Carlos Minuano. O livro conta, através das letras do artista, sua relação com a composição, além de abordar a vida e a carreira do artista de uma forma precisa e íntima.

Outro destaque são seis livros da escritora Bernadette Lyra, uma das homenageadas deste ano pelo Festival de Cinema de Vitória. O público vai poder ter acesso a diversas publicações da autora, como seu mais recente romance, Ulpiana; o livro de contos Memórias das Ruínas de Creta, indicado ao Prêmio Jabuti de Literatura; e suas publicações voltadas para o audiovisual, como Cinema de Bordas, em parceria com Gelson Santana, e Fotogramas do Brasil: As Chanchadas.

Outras publicações presentes no evento são Poemínimos, de Rodrigo Caldeira; Poérica, de Érica Magni, Minividas, de Wladimir Cazé; Previsão para Ontem, de Henrique Rodrigues; Fama Volat, de Francisco Grijó; Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil, de Paulo Henrique Silva (org.); Reis de Paus – Poemas, de Luiz Carlos Lacerda; Cinema de Bordas 2 e 3, de Gelson Santana (org.); Filmes de Cristo, Oito Aproximações, de Luiz Vadico; entre outros.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Lançamentos:
Cinema de Bordas, Bernadette Lyra & Gelson Santana (orgs.), Editora Alapis, 224 páginas, 2006;
Cinema de Bordas 2, Gelson Santana (org.), Editora Alapis, 264 páginas, 2008;
Cinema de Bordas 3, Gelson Santana (org.), Editora Alapis;
Filmes de Cristo, Oito Aproximações, Luiz Vadico, Editora Alapis, 232 páginas, 2009;
O Parque das Felicidades, Bernadette Lyra, Editora Alapis, 128 páginas, 2009;
Fotogramas do Brasil: As Chanchadas, Bernadette Lyra, Editora Alapis, 108 páginas, 2a edição, 2014; 
O Prazer Trivial: Cultura Midiática, Gênero e Pornochanchada, Gelson Santana, Editora Alapis, 96 páginas, 3a edição 2014; 
Memória das Ruínas de Creta, Bernadette Lyra e Nelma Guimarães, Editora Alapis, 58 páginas, 2018; 
O Jogo dos Filmes, Bernadette Lyra, Editora Alapis, 215 páginas, 2018; 
Ulpiana, Bernadette Lyra, Editora Alapis, 122 páginas, 2019; 
Poemínimos, Rodrigo Caldeira, Editora Cousa, 58 páginas, 2018; 
Poérica, Érica Magni, Editora Cousa, 44 páginas, 2019; 
Minividas, Wladimir Cazé, Editora Cousa, 56 páginas, 2018; 
Previsão para Ontem, Henrique Rodrigues, Editora Cousa, 106 páginas, 2019; 
Fama Volat, Francisco Grijó, Editora Cândida, 222 páginas, 2019; 
Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil, Paulo Henrique Silva (org.), Editora Letramento, 455 páginas, 2019; 
Reis de Paus – Poemas, Luiz Carlos Lacerda, Editora Mariposa Cartonera, 2018;
Raul Seixas por Trás das Canções, Carlos Minuano, Editora Best Seller, 336 páginas, 2019.

Serviço
Lançamento de Livros
Data: 26 de setembro, quinta-feira, às 15 horas
Onde: Hotel Senac Ilha do Boi
Aberto ao público