Filme do grupo teatral ‘[ph2]: estado de teatro’ e faz parte da programação da 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas

A sensação de que alguém que você não sabe quem é está ali. E aqui. E também lá. Com a proposta de pensar o cinema de gênero, trazendo uma atmosfera de tensão e suspense para a trama, o grupo [ph2]: estado de teatro criou de maneira colaborativa o curta-metragem Sobrado, que ganhou a direção de Renato Sircilli. A ficção é um dos filmes selecionados para 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas do 26º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória.

De acordo com Renato, o grupo sempre aproximou a linguagem teatral de outras formas artísticas, tendo entre seus integrantes pessoas que trabalham com música, cinema, artes plásticas e dança. “Durante 10 meses, partindo de um desejo de criar uma obra cinematográfica que partisse dos mesmos procedimentos utilizados para as criações teatrais, os cinco membros do grupo elaboraram o curta Sobrado”.

Uma das curiosidades que o diretor destaca da produção foi à presença de animais durante as filmagens. “Trabalhar com os animais era bem curioso. A diária em que todos eles estariam presentes no set foi bastante aguardada por todos nós. Apesar de buscar uma atmosfera de tensão na relação dos animais com as personagens do filme, ficamos apaixonados por eles, principalmente pelo bode, que era muito doce. O lagarto, por exemplo, precisava aquecer sua barriga entre cada take para que ele andasse como a cena pedia” relembra.

Sobre a seleção para o 26º Festival de Cinema de Vitória, Ricardo afirma que é gratificante fazer parte da programação. “Ficamos muito felizes com a seleção no Festival, principalmente com uma programação tão interessante! O trabalho anterior do [ph2], O Rosto da Mulher Endividada, foi selecionado para a edição de 2016. Esperamos que o público de Vitória assista e nos conte o que achou!”.

Debate

Além de assistir aos filmes, o público terá a oportunidade de participar dos debates sobre as produções junto aos realizadores. O bate-papo da 8ª Mostra Foco Capixaba, 23ª Mostra Competitiva de Curtas e 9ª Mostra Competitiva de Longas será mediado pelo jornalista Fillipo Pitanga, e acontecerá sempre no dia posterior a exibição, no Hotel Senac Ilha do Boi, às 10 horas. Os debates da 4ª Mostra Mulheres no Cinema e da 4ª Mostra Cinema e Negritude acontecerão na sequência da exibição dos filmes, no Centro Cultural Sesc Glória. Os eventos são abertos ao público.

Sobrado será exibido durante a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que faz parte da programação do 26º Festival de Cinema de Vitória. A mostra acontece entre os dias 25 e 28 de Setembro no Centro Cultural Sesc Glória.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Serviço
23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Data: 25 a 28 de Setembro
Local: Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) 
Entrada franca

SOBRADO (Renato Sircilli, FIC, SP): As cicatrizes nos corpos de quatro mulheres marcam um passado difícil de esquecer. Quando um dos cômodos da casa onde elas moram é tomado por algo desconhecido, às vésperas da realização de uma grande festa, a segurança delas é colocada à prova. Elas não estão mais sozinhas.

Confira a lista dos filmes selecionados para a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas:

– ARQUITETURA DOS QUE HABITAM (Daiana Rocha, EXP, ES)
– OS MAIS AMADOS (Rodrigo de Oliveira, FIC, ES)
– SANGRO (Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR, ANI, SP)
– DÔNIARA (Kaco Olímpio, FIC, GO)
– PERPÉTUO (Lorran Dias, FIC, RJ)
– REFÚGIO (Shay Peled e Gabriela Alves, DOC, ES)
– A PRAGA DO CINEMA BRASILEIRO (William Alves e Zefel Coff, EXP, DF)
– NEGRUM3 (Diego Paulino, DOC, SP)
– O ÓRFÃO (Carolina Markowicz, FIC, SP)
– GUAXUMA (Nara Normande, ANI, PE)
– RISCADAS (Karol Mendes, DOC, ES)
– FARTURA (Yasmin Thayná, DOC, RJ)
– TEMPESTADE (Fellipe Fernandes, FIC, PE)
– QUANDO ELAS CANTAM (Maria Fanchin, DOC, SP)
– SOBRADO (Renato Sircilli, FIC, SP)
– O PÁSSARO SEM PLUMAS (Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, ES)
– COR DE PELE (Lívia Perini, DOC, PE)