Katerina Polemi é atração internacional na Tenda Musical do 26º FCV

A musicista greco-brasileira se apresenta em Vitória com um trabalho que cria um elo entre a produção musical dos dois países

Com uma pitada de jazz, um molho de música brasileira, junto com o tempero da tradição musical grega, a musicista greco-brasileira Katerina Polemi traz para Vitória uma apresentação especial para a Tenda Musical do 26º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de setembro, no Centro Histórico de Vitória.

A artista internacional, que vem ao Espírito Santo pela segunda vez, apresentará um show intimista proporcionando ao público uma experiência sensorial e emotiva. “Sou metade brasileira e metade grega. O Brasil sempre me ofereceu abundância – gostos, cheiros, tato e alma. É um país riquíssimo, multidimensional, poético e até mesmo terapêutico. Minhas referências têm forte influência brasileira”.

Carreira 

Filha de mãe brasileira e pai grego, Katerina se tornou conhecida por seu primeiro álbum bem sucedido e premiado, “Spread  the Music not the Name” (“Divulgue a Música e não o Nome”, em tradução livre), lançado em 2011. A artista e​studou no Conservatório de Música de Berklee (Berklee College of Music), nos Estados Unidos, onde viveu por cinco anos. 

Em 2013, começou a escrever trilhas para cinema, e já foi responsável pela trilha de produções premiadas internacionalmente.  Durante as Olimpíadas Rio 2016, fez quatro shows na Casa da Suíça, a convite do consulado do País. No repertório de seu show, Katerina mistura jazz, gipsy, swing e música brasileira. Em 2012, trabalhou pela primeira vez como compositora de música para teatro com a peça “Eurydice”, de Sarah Ruhl.

Oficinas

Além de se apresentar na Tenda Musical do 26º Festival de Cinema de Vitória, Katerina  Polemi irá participar de duas atividades no Hotel Senac Ilha do Boi. Na quarta-feira, 25 de setembro, às 14 horas, ela compõe o painel Trilha Sonora na Produção Audiovisual Nacional e Internacional, ao lado do professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), artista sonoro e sound designer, Marcus Neves, que contará também com mediação do músico e produtor cultural, Daniel Morelo.

No dia 26 de setembro, quinta-feira, às 14 horas, ela irá comandar a Oficina Interativa de Dramaterapia, tendo como base a sua experiência em workshop com mulheres refugiadas na Grécia. O trabalho envolve atividades como criar narrativas (contação de histórias), desenhar emoções, produzir uma peça teatral ou utilizar somente corpo e voz como instrumento.

“Trabalhamos exercícios de confiança, jogos e atividades com o próprio corpo ou objetos, que         ajudam a construir uma conexão com o eu interior e também com outras mulheres”, explica Polemi.      

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Serviço
Show com Katerina Polemi
Local: Tenda Musical do 26º Festival de Cinema de Vitória (no Centro, ao lado da Praça Costa Pereira)
Data: Sábado, 28 de setembro, 23h
Entrada Gratuita
www.festivaldevitoria.com.br

Confira a programação completa da Tenda Musical do 26º Festival de Cinema de Vitória