Documentário será exibido na programação na 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas

Construir um olhar afetivo a partir das memórias familiares. Esse é ponto central de Fartura, da cineasta Yasmin Thayná. O filme é um dos selecionados para a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas do 26º Festival de Cinema de Vitória. O evento acontece entre os dias 24 e 29 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória.

Fartura é o segundo curta de Yasmin Thayná, que também dirigiu KBELA, curta em que ela discute a discriminação racial e de gênero a partir do cabelo das mulheres negras. Neste novo trabalho, Yasmim traça um paralelo ao mesmo tempo afetivo e antropológico sobre famílias negras e periféricas, a partir do seu núcleo familiar.

Para isso, ela faz um recorte dos almoços de família tendo como base os registros fotográficos desses encontros. “Fartura é um filme de imagem de arquivo cedidos por amigos queridos. Eu, produtora do filme, conheci um roteiro escrito pela Yasmin Thayná numa aula de montagem. Ela apresentou um esboço do que ele seria para a turma e eu achei a premissa muito interessante” explica Juliana Nascimento, produtora do curta.

A partir daí, uma equipe pequena se debruçou sobre o material para construir uma narrativa que ressignificasse essas lembranças. “O mergulho no material foi feito por três pessoas apenas. Nossa equipe era reduzida e muito comprometida. Para mim, o filme nasceu não só da vontade de revisitar memórias, mas de criá-las” relembra a produtora.

Sobre ter o filme selecionado para o 26º Festival de Cinema de Vitória, Juliana define como “uma alegria”. Juliana acredita que os espaços de exibição são uma oportunidade de troca entre realizador e espectador. “Festivais são sempre um espaço de troca de afetos e saberes. Queremos aproveitar a oportunidade para isso. Eu, Yasmin Thayná e Luana Cortes estamos abertas e ansiosas para ouví-los” finaliza.

Debate

Além de assistir aos filmes, o público terá a oportunidade de participar dos debates sobre as produções junto aos realizadores. O bate-papo da 8ª Mostra Foco Capixaba, 23ª Mostra Competitiva de Curtas e 9ª Mostra Competitiva de Longas será mediado pelo jornalista Filippo Pitanga, e acontecerá sempre no dia posterior a exibição, no Hotel Senac Ilha do Boi, às 10 horas. Os debates da 4ª Mostra Mulheres no Cinema e da 4ª Mostra Cinema e Negritude acontecerão na sequência da exibição dos filmes, no Centro Cultural Sesc Glória. Os eventos são abertos ao público.

Fartura será exibido durante a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que faz parte da programação do 26º Festival de Cinema de Vitória. A mostra acontece entre os dias 25 e 28 de Setembro no Centro Cultural Sesc Glória.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Serviço
23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Data: 25 a 28 de Setembro
Local: Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) 
Entrada franca

FARTURA (Yasmin Thayná, DOC, RJ): A partir da observação de imagens domésticas feitas por famílias negras de periferias e favelas cariocas, o filme investiga as relações entre encontros familiares e a comida como elemento simbólico que não só alimenta um corpo, mas também é capaz de calibrar afetos e simbolizar rituais de vida e morte. Um filme-ensaio sobre memórias marcadas pelo preparo e o oferecimento de comidas como um conjunto simbólico dos modos que as famílias presentes no filme encaram a vida e revelam suas relações.

Confira a lista dos filmes selecionados para a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas:

– ARQUITETURA DOS QUE HABITAM (Daiana Rocha, EXP, ES)
– OS MAIS AMADOS (Rodrigo de Oliveira, FIC, ES)
– SANGRO (Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR, ANI, SP)
– DÔNIARA (Kaco Olímpio, FIC, GO)
– PERPÉTUO (Lorran Dias, FIC, RJ)
– REFÚGIO (Shay Peled e Gabriela Alves, DOC, ES)
– A PRAGA DO CINEMA BRASILEIRO (William Alves e Zefel Coff, EXP, DF)
– NEGRUM3 (Diego Paulino, DOC, SP)
– O ÓRFÃO (Carolina Markowicz, FIC, SP)
– GUAXUMA (Nara Normande, ANI, PE)
– RISCADAS (Karol Mendes, DOC, ES)
– FARTURA (Yasmin Thayná, DOC, RJ)
– TEMPESTADE (Fellipe Fernandes, FIC, PE)
– QUANDO ELAS CANTAM (Maria Fanchin, DOC, SP)
– SOBRADO (Renato Sircilli, FIC, SP)
– O PÁSSARO SEM PLUMAS (Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, ES)
– COR DE PELE (Lívia Perini, DOC, PE)