Animação que  parte das memórias da diretora será exibida na 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas

Mar, areia, origamis e lembranças. Esses quatro elementos constroem a narrativa de Guaxuma, animação de Nara Normande. O curta-metragem é um dos selecionados para a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas do 26º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória.

O filme nasce do desejo da diretora de falar das suas memórias de infância, na praia de Guaxuma, no litoral norte de Alagoas, e que dá nome ao filme. Nessas lembranças cabem seus pais, as reuniões familiares e a amizade. “Tive vontade de compartilhar com outras pessoas um pouco dessa infância livre que tive e uma amizade especial com uma grande amiga de lá”. 

Para contar suas lembranças vividas a beira-mar, a diretora utilizou técnicas artesanais de animação, em um processo de produção que durou de dois anos e oito meses. “Usamos a técnica de areia tradicional (desenhos em areia sobre um vidro retro iluminado), escultura em areia molhada e também animação de bonecos animados na própria praia” explica Nara. “A areia serve de base para contar essa história passada na praia”.  

Sobre a participação no 26º Festival de Cinema de Vitória, a diretora lembra que seu filme anterior, Sem Coração, foi exibido em uma das edições anteriores do evento e rendeu para a atriz Eduarda Samara o primeiro prêmio de melhor atriz de sua carreira. “Infelizmente nunca consegui ir ao festival, e não conseguirei ir esse ano, mas guardo um carinho especial por ele e estou feliz que o Guaxuma será exibido”,  finaliza.

Guaxuma será exibido durante a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que faz parte da programação do 26º Festival de Cinema de Vitória. A mostra acontece entre os dias 25 e 28 de Setembro no Centro Cultural Sesc Glória.

Debate

Além de assistir aos filmes, o público terá a oportunidade de participar dos debates sobre as produções junto aos realizadores. O bate-papo da 8ª Mostra Foco Capixaba, 23ª Mostra Competitiva de Curtas e 9ª Mostra Competitiva de Longas será mediado pelo jornalista Filippo Pitanga, e acontecerá sempre no dia posterior a exibição, no Hotel Senac Ilha do Boi, às 10 horas. Os debates da 4ª Mostra Mulheres no Cinema e da 4ª Mostra Cinema e Negritude acontecerão na sequência da exibição dos filmes, no Centro Cultural Sesc Glória. Os eventos são abertos ao público.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Serviço
23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Data: 25 a 28 de Setembro
Local: Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) 
Entrada franca

GUAXUMA (Nara Normande, ANI, PE): Eu e Tayra crescemos juntas na praia de Guaxuma. A gente era inseparável. O sopro do mar me traz boas lembranças.

Confira a lista dos filmes selecionados para a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas:

– ARQUITETURA DOS QUE HABITAM (Daiana Rocha, EXP, ES)
– OS MAIS AMADOS (Rodrigo de Oliveira, FIC, ES)
– SANGRO (Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR, ANI, SP)
– DÔNIARA (Kaco Olímpio, FIC, GO)
– PERPÉTUO (Lorran Dias, FIC, RJ)
– REFÚGIO (Shay Peled e Gabriela Alves, DOC, ES)
– A PRAGA DO CINEMA BRASILEIRO (William Alves e Zefel Coff, EXP, DF)
– NEGRUM3 (Diego Paulino, DOC, SP)
– O ÓRFÃO (Carolina Markowicz, FIC, SP)
– GUAXUMA (Nara Normande, ANI, PE)
– RISCADAS (Karol Mendes, DOC, ES)
– FARTURA (Yasmin Thayná, DOC, RJ)
– TEMPESTADE (Fellipe Fernandes, FIC, PE)
– QUANDO ELAS CANTAM (Maria Fanchin, DOC, SP)
– SOBRADO (Renato Sircilli, FIC, SP)
– O PÁSSARO SEM PLUMAS (Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, ES)
– COR DE PELE (Lívia Perini, DOC, PE)