A escritora receberá o Troféu Vitória por sua contribuição ao cinema e ao audiovisual

A relação de Bernadette Lyra com a literatura, e também com o audiovisual, vem desde a infância. Foi seu avô quem a apresentou ao mundo dos livros e do cinema. Essa influência reverberou na sua vida profissional. Reconhecida como uma das grandes escritoras brasileiras, tendo sido indicada para o Prêmio Jabuti de Literatura, em 1997, com o livro de contos “Memórias das Ruínas de Creta”, Bernadette Lyra é também um dos nomes de destaque no audiovisual brasileiro. 

Prova deste reconhecimento é a homenagem que ela receberá no 26º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 24 a 29 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória. A escritora receberá o Troféu Vitória, no dia 29 de Setembro, às 19 horas, por sua contribuição ao cinema e audiovisual.

Pesquisa em cinema

Uma das marcas da pesquisadora no campo do audiovisual é o Cinema de Bordas, termo criado pela própria Bernadette, elevando o gênero ao conhecimento dos estudiosos do cinema. É um cinema que apresenta filmes normalmente dirigidos por realizadores autodidatas, moradores de cidades pequenas ou das grandes periferias das capitais, produzidos com baixo orçamento e voltados principalmente para o entretenimento.

Uma das suas publicações mais recentes sobre cinema é “O Jogo dos Filmes”, livro no qual estuda vários filmes como se fossem um jogo aberto à quem assiste, como uma espécie de método para apreciar e analisar obras cinematográficas. Também é autora de capítulos de livros e artigos sobre cinema e audiovisual, publicados no Brasil e no exterior.

Carreira

Bernadette Lyra nasceu em Conceição da Barra, em 1938. É uma das escritoras mais aclamadas e respeitadas dentro e fora do Estado, com 15 livros lançados. Sua obra mais recente, “Ulpiana”, foi lançada em junho de 2019. Sua paixão pelas letras começou cedo, com o avô, que a apresentou aos livros e também ao cinema.

A literatura e o audiovisual transitam por toda a sua vida profissional, uma vez que se formou em Letras, na Ufes, mas escolheu o cinema como tema para o doutorado, pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Université René Descartes/Sorbonne (Paris).

Foi professora do Departamento de Cinema da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e responsável pela criação e estruturação do projeto acadêmico e o corpo docente do PPGCom em Comunicação Audiovisual da Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

Em seu currículo, Bernadette já atuou como Secretária de Estado da Cultura do Espírito Santo, professora visitante da Universidade do Algarve, Portugal. É sócia-fundadora e já ocupou o conselho deliberativo da Sociedade Brasileira de Cinema e Audiovisual (Socine), e atualmente integra seu Comitê Científico.

Atualmente é professora emérita da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e professora visitante no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) em Comunicação e Territorialidades da mesma universidade.

Prêmios e homenagens

Entre a diversas homenagens e premiações recebidas pela escritora, estão: a Medalha de Mérito Cultural Rubem Braga, da Secretaria de Cultura do Espírito Santo e Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales); Medalha de Mérito Cultural Renato Pacheco, do Instituto Histórico Geográfico do Espírito Santo; Capixaba do Ano/2014 pelo Conselho de Leitores do jornal A Gazeta; mais recentemente, foi eleita pesquisadora do ano pela SOCINE, recebendo homenagem durante o XXII Encontro da Sociedade (2018).

Caderno

Na sexta-feira (27), às 15 horas, acontecerá o lançamento do caderno da homenageada, no Hotel Senac Ilha do Boi. A publicação exclusiva sobre a carreira e vida da escritora e pesquisadora será assinada pelo jornalista e escritor Jace Theodoro.

O Festival

Neste ano, o Festival será realizado entre os dias 24 e 29 de setembro, com programação no Centro Cultural Sesc Glória, no Cineclube Metrópolis e no Hotel Senac Ilha do Boi. A programação também traz homenagens, apresentações musicais, debates, cursos e oficinas formativas.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Serviço

Lançamento do Caderno da Homenageada
Data: 27 de Setembro (Sexta), às 15 horas
Local: Hotel Senac Ilha do Boi

Homenagem à Bernadette Lyra
Data: 29 de Setembro (Domingo), às 19 horasLocal: Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória)