Filme foi realizado por alunos e professores da Universidade Federal do Espírito Santo

Tratar das questões como intolerância e xenofobia direcionada a imigrantes, por meio do audiovisual. Essa é a proposta do documentário Refúgio, de Gabriela Alves e Shay Peled, um dos filmes selecionados para a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas do 26º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória.

A ideia do documentário surgiu, em abril de 2017, a partir de uma parceria do Núcleo de Estrangeiros, Migrantes e Refugiados da UFES (NEMIRE), grupo que presta apoio jurídico aos refugiados no Estado, e dos alunos e professores dos cursos de Cinema e Música da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

“O documentário Refúgio nasce de uma preocupação do crescente discurso de ódio em relação aos imigrantes recém chegados ao Estado do Espírito Santo” explica a dupla de diretoras, Gabriela Alves e Shay Peled. E complementam: “A ideia era produzir um conteúdo audiovisual conscientizador em relação a onda de refúgio no Espírito Santo, um estado relativamente pouco procurado pelos imigrantes  que chegam ao país”.

Uma curiosidade sobre o documentário é que, apesar de se chamar Refúgio, ele não apresenta apenas personagens refugiados. “O nome do filme, na verdade, tem relação com a ideia de acolhimento, de proteção e amparo. Alguns personagens vieram para o Brasil em busca de oportunidades de estudo e trabalho, motivo de imigração que não justifica solicitação de refúgio, portanto não podem ser chamados de refugiados”.

Sobre a seleção para o 26º Festival de Cinema de Vitória elas definem como “uma alegria muito grande. Refúgio foi um projeto que envolveu uma equipe enorme e voluntária, foi um projeto de troca entre os alunos e professores, de muito aprendizado. Também foi um filme muito trabalhoso pela falta de recursos e demorado – desde sua concepção até de fato a distribuição, durou quase três anos. Ver o filme pronto, um conteúdo que demandou tanto de nós, é uma vitória!”. E finalizam: “Poder assistir Refúgio em uma tela grande, de um festival tão importante, que formou nós alunos de cinema da UFES, nos enche de orgulho”.

Debate

Além de assistir aos filmes, o público terá a oportunidade de participar dos debates sobre as produções junto aos realizadores. O bate-papo da 8ª Mostra Foco Capixaba, 23ª Mostra Competitiva de Curtas e 9ª Mostra Competitiva de Longas será mediado pelo jornalista Fillipo Pitanga, e acontecerá sempre no dia posterior a exibição, no Hotel Senac Ilha do Boi, às 10 horas. Os debates da 4ª Mostra Mulheres no Cinema e da 4ª Mostra Cinema e Negritude acontecerão na sequência da exibição dos filmes, no Centro Cultural Sesc Glória. Os eventos são abertos ao público.

Refúgio será exibido durante a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que faz parte da programação do 26º Festival de Cinema de Vitória. A mostra acontece entre os dias 25 e 28 de Setembro no Centro Cultural Sesc Glória.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Serviço
23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Data: 25 a 28 de Setembro
Local: Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) 
Entrada franca

REFÚGIO (Shay Peled e Gabriela Alves, DOC, ES): Recomeçar em um novo país – faces da crise humanitária da imigração.

Confira a lista dos filmes selecionados para a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas:

– ARQUITETURA DOS QUE HABITAM (Daiana Rocha, EXP, ES)
– OS MAIS AMADOS (Rodrigo de Oliveira, FIC, ES)
– SANGRO (Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR, ANI, SP)
– DÔNIARA (Kaco Olímpio, FIC, GO)
– PERPÉTUO (Lorran Dias, FIC, RJ)
– REFÚGIO (Shay Peled e Gabriela Alves, DOC, ES)
– A PRAGA DO CINEMA BRASILEIRO (William Alves e Zefel Coff, EXP, DF)
– NEGRUM3 (Diego Paulino, DOC, SP)
– O ÓRFÃO (Carolina Markowicz, FIC, SP)
– GUAXUMA (Nara Normande, ANI, PE)
– RISCADAS (Karol Mendes, DOC, ES)
– FARTURA (Yasmin Thayná, DOC, RJ)
– TEMPESTADE (Fellipe Fernandes, FIC, PE)
– QUANDO ELAS CANTAM (Maria Fanchin, DOC, SP)
– SOBRADO (Renato Sircilli, FIC, SP)
– O PÁSSARO SEM PLUMAS (Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, ES)
– COR DE PELE (Lívia Perini, DOC, PE)