O documentário de Daiana Rocha será exibido na 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas

O documentário Arquitetura dos que Habitam, de Daiana Rocha, apresenta um olhar íntimo sobre o cotidiano dos moradores que dividem o mesmo espaço em uma ocupação na cidade de Vitória. O filme é um dos selecionados para 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas do 26º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória.

Segundo a diretora, a ideia de registrar o dia a dia dos moradores do local surgiu após algumas visitas ao espaço. “Conversei com algumas pessoas, ouvi suas histórias, sonhos e perspectivas. A Ocupação Chico Prego é um movimento de resistência, de luta por moradia, que eu pensei ser importante registrar”.

De acordo com Daiana, o curta-metragem foi crescendo a medida que foi sendo realizado. “O filme passou por diversas transformações, desde a concepção da ideia até chegar na ilha de edição e o corte final. Daria pra fazer diversos outros filmes com o material captado”.

Para ela, um dos maiores aprendizados relacionados à convivência com os moradores do Edificio Chico Prego foi “descobrir que mesmo que a gente saia de um lugar e vá para outro, sempre levaremos conosco um pouco da vivência anterior”.

Sobre a seleção para o 26º Festival de Cinema de Vitória, ela definiu como “incrível porque é o principal festival feito aqui no nosso Estado. É meu segundo filme e a segunda vez que participo da mostra competitiva, isso me deixa muito feliz. É um reconhecimento do meu trabalho. Ambos os filmes foram feitos sem dinheiro, só mesmo com a vontade de criar narrativas”.

Debate

Além de assistir aos filmes, o público terá a oportunidade de participar dos debates sobre as produções junto aos realizadores. O bate-papo da 8ª Mostra Foco Capixaba, 23ª Mostra Competitiva de Curtas e 9ª Mostra Competitiva de Longas será mediado pelo jornalista Fillipo Pitanga, e acontecerá sempre no dia posterior a exibição, no Hotel Senac Ilha do Boi, às 10 horas. Os debates da 4ª Mostra Mulheres no Cinema e da 4ª Mostra Cinema e Negritude acontecerão na sequência da exibição dos filmes, no Centro Cultural Sesc Glória. Os eventos são abertos ao público.

Arquitetura dos que Habitam será exibido durante a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que faz parte da programação do 26º Festival de Cinema de Vitória. A mostra acontece entre os dias 25 e 28 de Setembro no Centro Cultural Sesc Glória.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Serviço
23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Data: 25 a 28 de Setembro
Local: Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) 
Entrada franca

 ARQUITETURA DOS QUE HABITAM (Daiana Rocha, EXP, ES): O cotidiano, tempo e detalhes de um lugar ocupado por pessoas.

Confira a lista dos filmes selecionados para a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas:

– ARQUITETURA DOS QUE HABITAM (Daiana Rocha, EXP, ES)
– OS MAIS AMADOS (Rodrigo de Oliveira, FIC, ES)
– SANGRO (Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR, ANI, SP)
– DÔNIARA (Kaco Olímpio, FIC, GO)
– PERPÉTUO (Lorran Dias, FIC, RJ)
– REFÚGIO (Shay Peled e Gabriela Alves, DOC, ES)
– A PRAGA DO CINEMA BRASILEIRO (William Alves e Zefel Coff, EXP, DF)
– NEGRUM3 (Diego Paulino, DOC, SP)
– O ÓRFÃO (Carolina Markowicz, FIC, SP)
– GUAXUMA (Nara Normande, ANI, PE)
– RISCADAS (Karol Mendes, DOC, ES)
– FARTURA (Yasmin Thayná, DOC, RJ)
– TEMPESTADE (Fellipe Fernandes, FIC, PE)
– QUANDO ELAS CANTAM (Maria Fanchin, DOC, SP)
– SOBRADO (Renato Sircilli, FIC, SP)
– O PÁSSARO SEM PLUMAS (Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, ES)
– COR DE PELE (Lívia Perini, DOC, PE)