Os participantes terão a oportunidade de entender o que é desenho de som, como é o processo de criação de uma trilha original para cinema ou teatro

Com a proposta de oportunizar o aprendizado em várias áreas do fazer cinematográfico, o Festival de Cinema de Vitória realiza, no dia 25 de setembro, o Painel Trilha Sonora na Produção Audiovisual Nacional e Internacional, com a participação do artista sonoro e sound designer, Marcus Neves e da cantora e compositora greco-brasileira, Katerina Polemi, e mediação de Daniel Morelo. O painel acontece às 14 horas, no Salão Penedo do Hotel Senac Ilha do Boi.

O objetivo do encontro é apresentar aos participantes o processo criativo e técnico por trás da trilha sonora de um filme, entender o que é desenho de som, como é o processo de criação de uma trilha original para cinema ou teatro, além de um panorama estadual, nacional e internacional a partir das experiências dos profissionais que compõem a mesa. O público também vai poder tirar suas dúvidas por meio de uma roda de conversa. 

A importância da trilha 

Um dos momentos mais clássicos da história do cinema mundial é a cena do assassinato no banheiro em Psicose, de Alfred Hitchcock. Boa parte da força e do clima de suspense que essa cena causa até hoje nos espectadores, quase 60 anos depois do lançamento do filme, se deve a sua trilha sonora.

A trilha sonora para cinema é um dos elementos mais importantes na construção de um filme. Em muitos casos, ela acaba sendo responsável por ditar  o clima das cenas. O medo, as gargalhadas ou a tensão que o espectador sente durante uma sessão de cinema tem grande influência da música que acompanha aquela sequência. 

Marcus Neves
Artista sonoro e sound designer, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), nos cursos de Música e Cinema e Audiovisual. Co-fundador do NESCoM (Núcleo Espiritossantense de Computação Musical/ UFES) e coordenador do Grupo de Experimentação Sonora (GEXS).

Katerina Polemi
Cantora, compositora e multi-instrumentista greco-brasileira, formada no Berklee College of Music, nos Estados Unidos, compõe trilhas para o teatro e para o cinema.

Daniel Morelo
Comunicólogo e pós-graduado em planejamento estratégico. Idealizador e apresentador de programas de rádio na Universitária 104.7 FM. Coordenou os Festivais ‘Voadora’ e ‘Tarde no Bairro’ e coordena a coletânea Voadora Records. Parecerista de projetos, também idealizador do Formemus – Formação Mercado Musical, que acontece em Vitória.

O Festival
O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Ementa
Com a participação de Katerina Polemi e Marcus Neves, e mediação de Daniel Morelo, o painel irá discutir a relação entre os profissionais de direção e produção executiva e o compositor/produtor musical e/ou desenhistas de som (sound designer), com enfoque nas demandas orçamentárias e questões de organização de workflow para criação, produção, gravação e entrega de uma trilha musical e/ou sonora. Em paralelo, os papéis do compositor de trilha musical e do desenhista de som na construção de uma obra audiovisual.
Outros tópicos:

  • Como se cria uma trilha sonora?
  • Por onde começar? Quais instrumentos utilizar?
  • Como utilizar a tecnologia?
  • Qual é o papel do compositor?
  • Qual é a lugar desse profissional dentro da produção de um filme e como utilizar a estrutura do projeto para esse trabalho?

Inscrições 

Os interessados em participar do painel devem se inscrever por meio do formulário online disponível aqui. Os selecionados serão comunicados via e-mail. 

Serviço
Painel – Trilha Sonora na Produção Audiovisual Nacional e Internacional
Data: Quarta-feira (25/09)
Horário: 14h
Local: Hotel Senac Ilha do Boi, Salão Penedo
Link para inscrição: https://forms.gle/w197ZTrMbRLUNyUb9