Com atrações capixabas, nacionais e internacionais, a programação da tenda abrange os seis dias do Festival e recebe o público com nova proposta

Está confirmada a programação da Tenda Musical deste ano! Durante os seis dias do 26º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre 24 e 29 de setembro, o projeto irá receber atrações capixabas, nacionais e internacionais. A tenda recebe o público com um espaço completamente reformulado e diferente das edições passadas, contando também com bar e praça de alimentação.

“O público do Festival abraçou a tenda desde a sua primeira edição! Ampliar o projeto, com um espaço físico maior e mais horas de programação, é um impulso para vários artistas capixabas e nacionais, que agora têm mais essa janela para apresentar o seu trabalho. Assim como o Festival impulsiona o cinema brasileiro e proporciona interação entre os profissionais da área, a Tenda Musical é esse espaço para a música”, comenta a Diretora do Festival, Lucia Caus.

Desde sua 14ª edição, o Festival de Cinema de Vitória tem um amplo histórico de atuação na área musical. Em diversas edições, o Festival se preocupou em difundir a cultura muito além do audiovisual. Pelos palcos do Festival já passaram Lúcio Mauro Filho, Zé Maria, Cida Moreira, Andrea Marquee, Titãs, Regional da Nair, Banda Manacá, DJ Dolores, Marcelle Motta & Banda Café com Fumaça, Zezé Motta, Melanina MCs e Tuyo. 

Atrações

Representante da expoente e movimentada cena musical capixaba, a cantora GAVI abre a Tenda Musical na terça-feira (24), com o repertório do seu novo EP ‘Rebarba’, lançado em julho. Já na quinta-feira (26), quem comanda o palco é o cantor André Prando. O último álbum de Prando, “Voador”, foi considerado pelo portal especializado em música Tenho Mais Discos que Amigos como um dos 50 melhores álbuns brasileiros de 2018. 

Atendendo à pedidos, o FCV traz de volta algumas atrações nacionais: o grande cantor e ator Zéu Britto, e a dupla Chico Chico e João Mantuano, sucessos de plateia em edições passadas da tenda. Completando a seleção nacional, Rita Cadillac volta ao palco do Festival com seu carisma e repertório dançante.

Entre os artistas confirmados também está o cantor Johnny Hooker, que faz um pocket show na noite de sexta-feira (27). Sensação da nova música popular, várias canções de Hooker já embalaram a vida dos brasileiros como trilha de filmes e novelas, como o sucesso “Volta”, do filme Tatuagem (2013), e “Alma Sebosa”, da novela Geração Brasil, em que o artista também participou como ator.

O BatuQdellas abre o dia 28 de setembro com muito samba e animação. Composto somente por mulheres, o “BatuQ” – para quem já acompanha a trajetória do grupo – performa grandes clássicos da música brasileira, do samba ao axé. Paulo Prot Trio, Roberta de Razão e as Bandas de Congo Amores da Lua e Panela de Barro completam o time de capixabas na programação.

O público ainda poderá se divertir com o  Karaokê do Filippo, e com a reexibição dos filmes da 1ª Mostra do Outro Lado: Cinema Fantástico e de Horror e da 3ª Mostra Nacional de Videoclipes

Presença internacional

Com uma mistura inusitada de estilos, que vai da música popular brasileira, passando pelo jazz e chegando à canções tradicionais em grego, a musicista greco-brasileira Katerina Polemi aterrissa em Vitória com uma apresentação especial para a tenda do FCV.

A convidada internacional trará um show intimista, produzido para cativar e se aproximar da plateia. “Sou metade brasileira e metade grega. O Brasil sempre me ofereceu abundância – gostos, cheiros, tato e alma. É um país riquíssimo, multidimensional, poético e até mesmo terapêutico. Minhas referências têm forte influência brasileira”, celebra.

Encerramento

No dia da premiação, a Tenda Musical continua movimentada. Paulo Prot Trio abre a programação de encerramento, com um repertório de brasilidades que vai do choro ao jazz. A atração responsável por fechar o dia em grande estilo é o cantor Tunico da Vila. O pocket show do cantor propõe um mergulho na origem africana do samba, misturando ritmos negros com samba, como o rap, o semba angolano e os sons de terreiro. 

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Confira a programação completa:

24 de Setembro 
23h – Show GAVI

GAVI
GAVI

25 de Setembro 
23h – Show Chico Chico e João Mantuano

Chico Chico e João Mantuano
Chico Chico e João Mantuano

26 de Setembro 
23h – Show André Prando

André Prando
André Prando

27 de Setembro 
23h – Pocket show com Johnny Hooker
00h30 – Apresentação Ursula Pussynail e Rita Cadillac

Johnny Hooker
Johnny Hooker
Rita Cadillac
Rita Cadillac

28 de Setembro
16h – BatuQdellas 
18h – Cortejo com “Banda de Congo Amores da Lua” e “Banda de Congo Panela de Barro” – Saída da Casa Porto das Artes Plásticas em direção ao Centro Cultural Sesc Glória 
23h – Show com a cantora Katerina Polemi
Madrugada de Sábado (28) para Domingo (29)
00h – Pocket Show de Zéu Britto
01h – Pocket Show com Roberta de Razão
1h30 – Karaokê do Filippo
5h1ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico e de Horror (reexibição)
● Para Minha Gata Mieze (Wesley Gondim, FIC, DF)
● Papa-Figo (Alex Reis, FIC, SP)
● Broto (Antonio Teicher, FIC, RJ)
● Guará (Fabrício Cordeiro e Luciano Evangelista, FIC, GO)
● Carne Infinita (Isadora Cavalcanti, FIC, RJ)
● Caranguejo Rei (Enock Carvalho e Matheus Farias, FIC, PE)
7h – 3ª Mostra Nacional de Videoclipes (reexibição)
● Alguém na Janela (Gustavo Rosseb) – Aksa Lima – SP
● Toasted (Danos) – Cintia Nakashima – SP
●  Fausto de Gueto (Pelos) – Arthur B. Senra e Robert Frank – MG
● 19 (LaBaq) – Co-direção LaBaq e Laís Catalano Aranha – SP
● Ninguém Perguntou por Você (Letrux) – Pedro Henrique França – RJ
● OK OK OK (Gilberto Gil) – Victor Hugo Fiuza – RJ
● Brisa (Silva) – MAGU (Marina Abranches e Gustavo Martins) – BA
● Meu Carnaval (Gabriela Brown) – Gabriela Brown e Tati Rabelo – ES
● Tempos Loucos (The Outs) – Fabrício Koltermann – RS
● Pedrinho (Tulipa Ruiz) – Pedro Henrique França, Fabio Lamounier e Rodrigo Ladeira – SP
● Space Woods (My Magical Glowing Lens) – Gustavo Senna Martins De Almeida – ES
● Vazio (Pxrtela) – Maurício Coutinho – DF

29 de Setembro
15h – Show com Paulo Prot Trio
22h30 – Encerramento: Pocket Show com Tunico da Vila