O filme ‘Selvagem’ tem como plano de fundo as ocupações organizadas por estudantes em escolas por todo o Brasil, em 2015 e 2016

Selvagem é um ensaio para a revolução”. É assim que o diretor Diego da Costa define o longa-metragem selecionado para a 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. O filme, que será exibido durante o 26º Festival de Cinema de Vitória entre os dias 24 e 29 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória, tem como plano de fundo as ocupações organizadas por estudantes em escolas por todo o Brasil, em 2015 e 2016.

“Para o desenvolvimento do filme, pautamos nossos estudos, tanto nos documentários, reportagens, textos e livros sobre as ocupações, como em estudos a partir da obra de educadores, como Paulo Freire e Anísio Teixeira”, conta. O filme trata da “potência da juventude de criar novas formas de se fazer política”. “Nós queríamos colocar a essência disso no filme. Selvagem trata, portanto de uma micro-utopia, de uma zona autônoma criada pelos jovens e não um retrato das ocupações em si”, observa.

Para realizar o filme, que apesar de ser uma ficção, tem como narrativa acontecimentos reais, a equipe de produção buscou escolas públicas para conversar com alunos, professores, diretores com o objetivo de encontrar a escola ideal para o filme. “Foram alguns meses de busca em que mapeávamos tanto a aceitação de cada escola quanto a possibilidade de encontrar jovens para atuarem no filme”, disse.

A premissa da equipe era de que os espaços escolhidos não deveriam ser apenas locações, mas que, assim como as escolas haviam sido transformadas pelos estudantes nas ocupações de 2016/2017, a produção do filme deveria também proporcionar mudanças de acordo com as demandas locais, conta Costa.

“Todas essas pessoas que foram somando ao projeto traziam novas perspectivas e íamos alterando o roteiro de acordo com seus pontos de vista. Fizemos a seleção do elenco jovem e todos eram muito bons. Criamos novos papéis de acordo com as características de alguns e compusemos uma turma maior do que a esperada para a escola”, observa.

Selvagem será exibido durante a 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, que faz parte da programação do 26º Festival de Cinema de Vitória e acontece entre os dias 24 e 29 de Setembro no Centro Cultural Sesc Glória, no Hotel Senac Ilha do Boi e no Cine Metrópolis. Os filmes selecionados concorrem ao Troféu Vitória em 5 categorias!

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Serviço:
9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
Data: 24 a 29 de Setembro
Local: Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) 
Entrada franca 

SELVAGEM (Diego da Costa, FIC, SP)
Sofia tem um objetivo claro: passar no vestibular, arrumar um trabalho, ganhar o seu dinheiro e sair da sua casa e da autoridade de seu pai, Geraldo. Porém, quando seus amigos e colegas de classe decidem ocupar a escola diante de tanto descaso, falta de comida, salários ruins e a ameaça de fechamento, ela se vê em um dilema entre continuar estudando sozinha ou compartilhar seu conhecimento na transformação da escola. Em uma trajetória de dúvidas e decisões, ela decide participar das ocupações, percebendo que passar no vestibular é um detalhe. Ao encarar as contradições de sua realidade de frente, em grupo, – com amigos e professores – ela percebe que pode abalar um sistema que busca impor regras à força e sem diálogo. E para isso, é preciso um pouco de indisciplina.