O maior evento audiovisual do Espírito Santo recebe inscrições de curtas e longas até o dia 20 de maio, através do site oficial www.festivaldevitoria.com.br

Realizadores de todo o Brasil têm mais uma semana para inscrever seus filmes na seleção do 26º Festival de Cinema de Vitória. O maior evento audiovisual do Espírito Santo, e um dos mais esperados do país, recebe inscrições de curtas e longas até o dia 20 de maio, através do site oficial www.festivaldevitoria.com.br. Neste ano, o Festival acontece entre os dias 24 e 29 de Setembro, no Centro Cultural Sesc Glória.

Em 2019, o Festival de Cinema de Vitória conta com 11 mostras competitivas e extensa programação cultural e formativa, com exibições, oficinas, debates e apresentações musicais. As sessões de cinema são gratuitas e de acesso livre para toda a população, reforçando o papel do Festival como aproximador da cultura com a sociedade.

A diretora do Festival, Lucia Caus, conta que já são mais de 800 filmes inscritos até o momento, e que a expectativa é ultrapassar o número do ano passado. “Estamos recebendo filmes incríveis todos os dias. O potencial e a qualidade do que é produzido no Brasil é impressionante, melhora a cada ano. O Festival é a plataforma que permite que esses filmes cheguem até a população aqui no Espírito Santo, filmes que muitas vezes não chegariam até as salas de cinema”, destaca.

As 11 mostras competitivas abrangem temas de grande relevância para o contexto social contemporâneo, disponibilizando espaço para discussões sobre o meio ambiente, questões do universo LGBTQI+, cinema negro, filmes realizados por mulheres e muito mais.

A lista de filmes selecionados pela Comissão de Seleção será divulgada no dia 30 de Junho, no site e nas Redes Sociais do Festival.

O Festival

De 24 a 29 de setembro, o Centro Cultural Sesc Glória recebe o 26º Festival de Cinema de Vitória, que se divide entre 11 mostras competitivas, homenagens, apresentações musicais, debates, cursos e oficinas formativas. Parte das atividades será realizada em outros locais: o Cineclube Metrópolis (UFES) e o Hotel Senac Ilha do Boi.

As inscrições para o 26º Festival de Cinema de Vitória começaram no dia 20 de março e vão até 20 de maio, pelo site www.festivaldevitoria.com.br. Podem ser inscritos curtas e longas-metragens realizados a partir de 1º de janeiro de 2018.

Ao todo, o 26º Festival de Cinema de Vitória apresenta 11 mostras competitivas: 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas; 9ª Mostra Competitiva de Longas; 8ª Mostra Foco Capixaba; 8ª Mostra Corsária; 9ª Mostra Quatro Estações; 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal; 6ª Mostras Outros Olhares, 4ª Mostra Mulheres no Cinema; 4ª Mostra Cinema e Negritude, 3ª Mostra Nacional de Videoclipes e a 2ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental. A estimativa de público é de 30 mil pessoas ao longo dos seis dias de evento.

Um dos grandes destaques entre as mostras é o 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória, somente com produções voltadas para o público infantil, e já consolidada como uma das mais antigas mostras do gênero no país. Os filmes serão exibidos no Cineclube Metrópolis, na UFES, com sessões para alunos da Rede Pública de Ensino da Grande Vitória.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta ainda com apoio da Rede Gazeta e da Prefeitura Municipal de Vitória. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

26º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
Quando: de 24 a 29 de setembro de 2019
Onde: Centro Cultural Sesc Glória, Cineclube Metrópolis e Hotel Senac Ilha do Boi
Inscrições: de 20 de março a 20 de maio
www.festivaldevitoria.com.br