Podem participar filmes de todo o Brasil realizados a partir de 1º de janeiro de 2018. Inscrições vão de 20 de março a 20 de maio, exclusivamente pelo site do festival

Realizadores de todo o Brasil já podem inscrever suas obras no 26º Festival de Cinema de Vitória. De 20 de março a 20 de maio, o maior evento audiovisual do Espírito Santo recebe inscrições de curtas e longas-metragens realizados a partir de 1º de janeiro de 2018.

Para participar, o candidato deve preencher o formulário disponibilizado no site, acessando através do menu superior ou clicando neste link, e ficar atento ao regulamento. As inscrições são gratuitas!

Podem ser inscritos filmes nos mais diversos gêneros, entre eles ficção, documentário, animação, experimental, videoclipe etc. Serão exibidas apenas as produções que possuam cópia em MP4 ou MOV H264. A lista com as obras selecionadas será divulgada no mês de julho.

Neste ano, o festival será realizado entre os dias 24 e 29 de setembro no Centro Cultural Sesc Glória, no Cineclube Metrópolis e no Hotel Senac Ilha do Boi. A programação também traz homenagens, apresentações musicais, debates, cursos e oficinas formativas.

Ao todo, o 26º Festival de Cinema de Vitória apresenta 10 mostras competitivas: 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas; 9ª Mostra Competitiva de Longas; 8ª Mostra Foco Capixaba; 8ª Mostra Corsária; 9ª Mostra Quatro Estações; 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal; 4ª Mostra Mulheres no Cinema; 4ª Mostra Cinema e Negritude, 3ª Mostra Nacional de Videoclipes e a 2ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental.  

“Em 2018, recebemos inscrições de 1084 filmes de todas as regiões do país. Esse é um número bastante expressivo e que representa o papel do festival em ser uma janela para o cinema brasileiro há 26 anos”, comenta Lucia Caus, diretora do festival. A estimativa de público para este ano é de 30 mil pessoas ao longo dos seis dias de evento.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Orientações para inscrições
Em 2019, o Festival de Cinema de Vitória terá todo o processo de inscrições e envio de mídia digitalizado. Serão aceitos somente os filmes enviados através de link pelo formulário oficial de inscrições, e não serão recebidas cópias em mídia física.

Confira algumas orientações para fazer o envio corretamente, e acesse o regulamento completo para mais detalhes:

– O responsável pela inscrição deverá informar, no ato de sua inscrição, em campo próprio e disponível, um link para visualização completa e download na íntegra do filme, preferencialmente Vimeo ou YouTube, e também a senha de acesso, quando for o caso.

– Não serão aceitos links de transferência de arquivos como WeTransfer, Dropbox, SendSpace, ou qualquer outra ferramenta de alocação de dados que tenha prazo de expiração do link gerado. Não serão mais aceitas cópias em mídia física para a inscrição.

– Não serão aceitos vídeos do YouTube com a privacidade definida como “Privado”, mesmo que seja enviado o usuário e senha da conta de e-mail do responsável.