Uma programação plural toma conta do terceiro dia de exibições do 28º Festival de Cinema de Vitória. O público vai poder conferir os filmes da 11ª Mostra Quatro Estações, da 3ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico, da 4ª Mostra Cinema de Bordas, além da seleção do 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e da 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas

Debates  

As atividades começam, a partir das 10 horas, com o segundo dia de debates com os realizadores. O primeiro bate-papo gira em torno do segundo dia de exibições da  25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas. Na sequência, às 14 horas, o foco são as produções da 10ª Mostra Corsária. Encerrando o ciclo de conversas, às 16 horas,  acontece o debate sobre a 4ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental. 

Os bate-papos acontecem no Canal de Youtube do Festival de Cinema de Vitória e são conduzidos pelo jornalista e crítico de cinema, Filippo Pitanga; e pela doutoranda em psicologia e cinema pela USP e crítica de cinema para o portal Geledés, Viviane A. Pistache

Mostras 

O curta-metragem Time de Dois, de André Santos, será exibido na 11ª Mostra Quatro Estações. Foto Divulgação

A partir das 19 horas, na plataforma Innsaei.tv, entram no ar as sessões do terceiro dia de exibição. A 11ª Mostra Quatro Estações, apresenta produções que abordam a temática da diversidade sexual. Serão exibidos seis filmes: Cacicus, de Bruno Cabral e Gabriela Dullius; Time de Dois, de André Santos; Fio de Ariadne, de Mozart Freire e Ton Martins; Letícia, Monte Bonito, 04, de Julia Regis; O Nascimento de Helena, de Rodrigo Almeida; e Macho Carne, de George Pedrosa. 

Já a 3ª Mostra Do Outro Lado, traz o cinema de gênero para o festival. Compõem a janela, os curtas Planta Baixa, de Clara Martins Hermeto; Jamary, de Begê Muniz; Nunca Mais me Vi, de Demerson Souza e Laysla Brigatto; Ar, de Marcelo Oliveira e William Oliveira; Um Espinho de Marfim, de Luis Fernando Bruno e Isabella Secchin; e Magnético, de Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt. 

Amor Sangue Dor, de Magnum Borini, está entre os selecionados da 4ª Mostra Cinema de Bordas. Foto: Divulgação

Fora de competição, a 4ª Mostra Cinema de Bordas, reúne produções periféricas, de baixo orçamento, realizadas por cineastas autodidatas de pequenas cidades ou arredores das grandes capitais. Serão exibidos os filmes Amor Sangue Dor, de Magnum Borini; A Última Porta, de Milton Santos; e O Homem sem Lei, de Manoel Loreno. 

Fechando a programação, a terceira noite de exibição da 11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas e da 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas. Janela voltada para o fomento do cinema autoral nacional de longa-metragem, a   11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas exibe Mirador, de Bruno Costa. 

Na sessão mais tradicional, a 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, do FCV serão exibidos cinco filmes: Bestiário Invisível, de Tati Rabelo e Rodrigo Linhales; Cercanias/Gatos, de Sérgio Andrade; Cenas da Infância, de Kimberly Palermo; Coleção Preciosa, de Rayssa Coelho e Filipe Gama; Usina – Desejo Contra a Indústria do Medo, de Amanda Seraphico, Clarissa Ribeiro e Lorran Dias. 

Sessão Especial

O documentário Limiar, de Coraci Ruiz, será exibido fora de competição em Sessão Especial. Foto: Divulgação

Será exibido fora de competição, em Sessão Especial, o filme Limiar, de Coraci Ruiz. No documentário, acompanhamos a experiência de transição de gênero do filho da realizadora. O longa foi construído em diálogo com a tese de doutorado de Coraci no Programa de Pós-graduação em Multimeios da Unicamp. 

On-line

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o evento será realizado em formato on-line e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma Innsaei.tv. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas após a estreia.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

28º Festival de Cinema de Vitória
23 a 28 de novembro
On-line e Gratuito

25 de Novembro
Quinta-feira
10 horas Debate 25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas – Programa 2
14 horas Debate 10ª Mostra Corsária
16 horas Debate 4ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental
19 horas Sessão Especial
Limiar (Coraci Ruiz, DOC, SP, 77’)
11ª Mostra Quatro Estações
Cacicus (Bruno Cabral e Gabriela Dullius, FIC, RS, 14’)
Time de Dois (André Santos, FIC, RN, 11’)
Fio de Ariadne (Mozart Freire e Ton Martins, FIC, CE, 16’)
Letícia, Monte Bonito, 04 (Julia Regis, FIC, RS, 19’)
O Nascimento de Helena (Rodrigo Almeida, EXP, RN, 11’)
Macho Carne (George Pedrosa, EXP, MA, 15’)
3ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico
Planta Baixa (Clara Martins Hermeto, FIC, SP, 15’)
Jamary (Begê Muniz, FIC, AM, 15’)
Nunca Mais me Vi (Demerson Souza e Laysla Brigatto, ANI, SP, 4’)
Ar (Marcelo Oliveira e William Oliveira, FIC, PE, 10’)
Um Espinho de Marfim (Luis Fernando Bruno e Isabella Secchin, RJ, FIC, 20’)
Magnético (Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt, SC, DOC, 25’)
4ª Mostra Cinema de Bordas
Amor Sangue Dor (Magnum Borini, SP, FIC, 11’)
A Última Porta (Milton Santos, SP, FIC, 20’)
O Homem sem Lei (Manoel Loreno, ES, FIC, 7’)
25ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Bestiário Invisível (Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, DOC/EXP, ES, 12’)
Cercanias/Gatos (Sérgio Andrade, DOC, AM, 15’)
Cenas da Infância (Kimberly Palermo, ANI, RJ, 6’)
Coleção Preciosa (Rayssa Coelho e Filipe Gama, DOC, BA, 15’)
Usina – Desejo Contra a Indústria do Medo (Amanda Seraphico, Clarissa Ribeiro e Lorran Dias (Anarca Filmes), FIC, RJ, 16’)
11ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
Mirador (Bruno Costa, FIC, PR, 95’)