Uma das maiores atrizes do cinema brasileiro, Marcélia Cartaxo foi a Homenageada Nacional do 28º Festival de Cinema de Vitória. A celebração marcou o lançamento do Caderno da Homenageada, publicação retrospectiva, que trata da obra e vida da artista. Além disso, ela recebeu o Troféu Vitória e uma jóia exclusiva da Carla Buaiz Jóias, em reconhecimento a sua contribuição para a cultura brasileira.

Direto da Paraíba, Marcélia mandou seu recado para o público do festival. “Eu estou muito feliz por ser a homenageada por esse festival lindo que é o Festival de Cinema de Vitória. Eu estou recebendo aqui, pelo conjunto da obra, esse troféu lindo que representa todo o Festival de Vitória”, pontuou a artista. “Quero agradecer a Lucia Caus. A Paulo Gois, que escreveu e fez todo o apanhado do catálogo e que está lindo. Com todos os filmes que eu fiz, peças de teatro, troféus que eu recebi durante toda a minha carreira, homenagens. Eu também recebi uma jóia muito linda, da Carla Buaiz”. 

A homenageada aproveitou a oportunidade para agradecer a contribuição de todos que compartilharam com ela esse mais de 40 anos de carreira. “Muita gratidão, a toda equipe do Festival, e a todas as pessoas que passaram pela minha vida: todos os diretores, artistas, com quem eu tive a oportunidade de trabalhar. Todas as pessoas que me ajudaram durante a minha carreira. Rosi Campos, minha amiga Letícia, meu amigo Bertrand, toda família Lira, todos os meus amigos, Alexandre Taquary… todas as pessoas que fazem parte da minha vida estão neste catálogo”. 

Encerrando seu depoimento ela fez um convite a todos os que gostam de cinema. “Convido vocês a assistirem todos os meus filmes que estão nesse catálogo”, disse bem-humorada. “Amo o Festival. Amo Vitória. Agradeço a toda equipe. Um cheiro grande para todo mundo.  Gratidão! Gratidão ! Gratidão!”. 

Homenageada 

Marcélia Cartaxo direto da Paraíba com o Troféu Vitória de Homenageada Nacional do 28º FCV. Foto: Reprodução

Nascida em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, Marcélia Cartaxo é um dos grandes nomes da atuação no Brasil. Com mais de 40 anos de carreira, a atriz já interpretou os mais diversos tipos: de freira a prostituta, de mãe a avó, ela imprime o sonho, a força, a luta e a realidade da mulher brasileira em suas atuações. 

Com participações no teatro e na televisão, foi no cinema que ela construiu uma carreira sólida e com personagens que entraram para a história do audiovisual brasileiro. Entre os destaques estão a prostituta Laurita, de Madame Satã (2002), de Karim Aïnouz; a sonhadora Pacarrete (2019), do filme homônimo de Allan Deberton; que lhe rendeu o Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado e no Festival de Cinema de Vitória; e Macabéa, protagonista do longa-metragem A Hora da Estrela, de Suzana Amaral, que lhe rendeu o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema de Berlim. 

O Caderno da Homenageada está disponível gratuitamente para a leitura na plataforma ISSUU, no perfil do Festival de Cinema de Vitória. Para acessar basta clicar AQUI.

On-line

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o evento será realizado em formato on-line e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma Innsaei.tv. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas após a estreia.

O 28º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta, da Tower Web e do Banestes. Conta também com o apoio institucional do Canal Brasil, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, da Inssaei.tv, do Centro Cultural Sesc Glória e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).