Homenagens

Vera Fischer

Uma das atrizes mais marcantes da teledramaturgia e do cinema brasileiro, Vera Fischer será a homenageada nacional da 26ª edição do Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 24 a 29 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória, no Centro de Vitória.

Com um extenso currículo, que inclui 22 filmes, 23 novelas e mais de 10 séries e programas especiais de TV, além de 12 peças para o teatro, a atriz receberá o troféu Vitória e os aplausos do público no dia 26 de setembro. No mesmo dia, às 15h, acontecerá o lançamento do caderno da homenageada, no Hotel Senac Ilha do Boi. A publicação exclusiva será assinada pelo jornalista e escritor Jace Theodoro.

Dona de uma presença marcante nas produções das quais participou, Vera Fischer nasceu em Blumenau, Santa Catarina, e iniciou sua carreira artística como modelo, sendo eleita Miss Brasil em 1969, o que lhe conferiu projeção nacional. Sua primeira incursão no universo audiovisual foi no cinema nacional, mas a sua estreia nas telenovelas, como Diana Queiroz (Débora) em “Espelho Mágico”, de 1977, elevou seu status para atriz de grandes produções televisivas, que permanecem na mente de muitos brasileiros, como “Sinal de Alerta” (1978), “Os gigantes” (1979), “Coração Alado” (1980) e “Brilhante” (1981).

Bernadette Lyra

Uma das maiores escritoras capixabas será homenageada no 26º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 24 a 29 e setembro, no Centro Cultural Sesc Glória. A homenagem por sua contribuição ao cinema e audiovisual será no dia 29 de Setembro, às 19 horas, durante cerimônia especial junto ao público. Além do Troféu Vitória, Bernadette receberá um caderno especial, com reportagem de Jace Theodoro.

Nascida em Conceição da Barra em 1938, Bernadette Lyra é uma das escritoras mais aclamadas e respeitadas dentro e fora do Estado, com 15 livros lançados. Sua obra mais recente, “Ulpiana”, foi lançada no mês de junho deste ano. 

Sua paixão pelas letras começou cedo, com o avô, que a apresentou aos livros e também ao cinema. Essa dualidade entre a palavra escrita e o audiovisual também permeou toda a sua vida profissional, uma vez que se formou em Letras, na Ufes, mas escolheu o cinema como tema para o doutorado, pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Université René Descartes/Sorbonne (Paris).