O grupo que agitou o carnaval de Vitória em 2019 e que vem ganhando destaque no cenário musical capixaba vai animar a segunda noite de exibição do 26º FCV Itinerante, em Guarapari, no dia 11 de janeiro. A bateria composta por  50 mulheres se apresenta logo após a exibição da 20º Sessão Festivalzinho de Cinema de Vitória, que exibirá oito curtas-metragens selecionados pela curadora Rosemeri Barbosa. 

A apresentação faz parte da Tenda Musical que estará montada nos dois dias de exibição em Guarapari, levando atrações musicais para o balneário, junto com as sessões de cinema. “É o quarto ano que fazemos a Tenda Musical no Festival de Cinema de Vitória e esta será a primeira vez que levaremos esse formato para o Itinerante. Assim como o Festival impulsiona o cinema brasileiro e proporciona interação entre os profissionais da área, a Tenda Musical é um espaço para a integração entre o cinema e a música, além de percorrer outros territórios com atrações que se apresentam na capital”, comenta a diretora do Festival, Lucia Caus.”

Conduzido e fundado pela mestre de bateria Crystal Vettoraci, o grupo surgiu no pré Carnaval de Vitória em 2018, com o objetivo de conquistar protagonismo com o samba feito por mulheres. “Estamos lutando por um espaço mais justo, com mulheres ocupando a cena e fazendo o samba acontecer”, afirma a mestre de bateria Crystal. “As pessoas esquecem que o samba só chegou ao Rio de Janeiro com as Tias Baianas através dos rituais religiosos que aconteciam em suas casas, trazidos da Bahia”, explica. 

Entre outros feitos marcantes, o BatuQdellas também já participou da 4ª edição da Tenda Musical, que teve como atrações o cantor Johnny Hooker, Rita Cadillac e Tunico da Vila no 26º Festival de Cinema de Vitória, que aconteceu em setembro.   

Conheça os filmes selecionados:

Lily´s Hair (Raphael Gustavo da Silva, FIC, GO)

Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.

Arani Tempo Furioso (Roobertchay Domingues Rocha, FIC, ES)

Cinco adolescentes e uma menina de 9 anos passam o fim de semana juntos em uma casa de campo. Após Alice mexer num armário, eles descobrem uma antiguidade. Curiosos resolvem seguir as instruções que encontram dentro da peça. Eles são transportados para dentro de um universo paralelo, onde percebem que precisam se unir. Eles tem pouco tempo para atingir o objetivo, ou ficarão presos para sempre.

Na Casa da Bisa (Realização coletiva, ANI, RJ)

Dois irmãos que passam o fim de semana na casa da avó e em meio às brincadeiras, descobrem um passado distante de sua família desconhecido por eles até então.

O Malabarista (Iuri Moreno, ANI, GO)

Documentário em animação sobre o cotidiano dos malabaristas de rua, que colorem a rotina monótona das grandes cidades. 

Guri (Adriano Monteiro, FIC, ES)

Victor é um menino de 12 anos que sonha em vencer um campeonato de Bolinha de Gude do seu bairro.

Metamorfose (Jane Carmen Oliveira, ANI, MG)

Em busca de aceitação e felicidade, uma menina se espelha nas pessoas ao seu redor.

Vida Real (Camila Mezzeti e Ramon Faria, ANI, MG)

O que devemos fazer quando descobrimos que a vida não é, literalmente, uma vida de princesa?

8 Patas (Fabrício Rabachim, ANI, SP) (Fora de Competição)
Ao receber uma visita inesperada, Beatriz se vê dentro de seu pior pesadelo. A aparição de uma pequena aranha transforma o conforto de seu lar em uma sucessão de desventuras, que provará que o maior perigo a enfrentar é o seu próprio medo.

O 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo a Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta com o copatrocínio da EDP e com o apoio da Rede Gazeta e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo através do Edital de Chamamento 05/2019. Conta também com o apoio institucional do Shopping Vitória. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

SERVIÇO

Guarapari

11 de janeiro (sexta e sábado) /19h/ Praia do Morro

  • Sessão do 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória e show com BatuQdellas.