Com atrações capixabas, a programação da tenda acompanha a abertura e encerramento do Festival e recebe o público com proposta inovadora
Além de levar cinema a céu aberto aos balneários capixabas durante janeiro de 2020, o Festival de Cinema de Vitória Itinerante terá muita música com a programação da Tenda Musical, que acontece nos dias de abertura e encerramento da Itinerância.
Nos dias 10, 11 e 31 de janeiro a tenda vai levar atrações como Tunico da Vila, BatuQdellas e Samba pras Moças, para somar na programação do Festival. A tenda recebe o público com um espaço completamente novo e atrativo.
“É a primeira vez que levamos a Tenda neste formato para a itinerância. Ampliar o projeto e levar ele nesse formato é uma novidade deste ano. Ele é um impulso para vários artistas capixabas que agora têm mais essa janela para apresentar o seu trabalho. Assim como o Festival impulsiona o cinema brasileiro e proporciona interação entre os profissionais da área, a Tenda Musical é esse espaço para a música”, comenta a Diretora do Festival, Lucia Caus.
O 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo a Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta com o copatrocínio da EDP e com o apoio da Rede Gazeta e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo através do Edital de Chamamento 05/2019. Conta também com o apoio institucional do Shopping Vitória. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Atrações
Guarapari é a cidade que contará com dois dias de exibição com direito à Tenda Musical. A abertura oficial do Festival acontecerá no dia 10 de janeiro, em Guarapari. Logo após a exibição do curta Monazi, com trilha sonora ao vivo, produzido pelos alunos das oficinas de Trilha Sonora e Realização em Cinema e Vídeo, acontece a exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral, de Halder Gomes.
A atração responsável por fechar o dia em grande estilo é o cantor Tunico da Vila. O pocket show do cantor propõe um mergulho na origem africana do samba, misturando ritmos negros com samba, como o rap, o semba angolano e os sons de terreiro.
Já no segundo dia de exibição, no sábado, 11 de janeiro, vai acontecer uma sessão exclusiva do 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória e em seguida, as meninas do BatuQdellas vão entrar com muito samba para fechar com chave de ouro a passagem do 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante em Guarapari.
A atração musical para o encerramento da Rota de Verão do 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante é o grupo Samba pras Moças. O projeto formado por Dorkas Nunes, Tereza Cristina, Sol Pessoa, Monique Rocha e Bruna Medeiros traz as cinco cantoras interpretando mulheres que fizeram história no mundo do samba, como Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Alcione, Clara Nunes e Beth Carvalho. O show especial acontece após a exibição do filme ‘Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral’, de Halder Gomes. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
O encerramento acontece com o grupo Samba pras Moças no dia 31 de janeiro, na praia de Manguinhos, na Serra, após a exibição do filme ‘Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral’, de Halder Gomes.
Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Sobre a Tenda
A Tenda Musical do Festival de Cinema de Vitória é realizada em conjunto com as mostras de cinema. Com 26 anos de experiência, o festival há quatro anos desdobra suas atividades audiovisuais neste espaço. A Tenda Musical acontece na rua e a céu aberto na Praça Costa Pereira, recebendo shows com atrações vindas de várias partes do Brasil e do mundo.
A Tenda Musical busca ampliar o acesso do público aos mais recentes lançamentos musicais tanto do Espírito Santo quanto do Brasil. O projeto tem como objetivo ser um palco onde os artistas possam apresentar para o grande público seus mais novos trabalhos, lançando novas possibilidades sob o cenário musical nacional, garantindo a circulação dos artistas e a diversidade de público.
Desde sua 14ª edição, o Festival de Cinema de Vitória tem um amplo histórico de atuação na área musical. Em diversas edições, o Festival se preocupou em difundir a cultura muito além do audiovisual. Pelos palcos do Festival já passaram Lúcio Mauro Filho, Zé Maria, Cida Moreira, Andrea Marquee, Titãs, Regional da Nair, Banda Manacá, DJ Dolores, Marcelle Motta & Banda Café com Fumaça, Zezé Motta, Melanina MCs, Tuyo, GAVI, André Prando, Chico Chico & João Mantuano, Johnny Hooker, Rita Cadillac, Katerina Polemi, Paulo Prot Trio, BatuQdellas e Tunico da Vila.
EXIBIÇÃO DOS FILMES
Guarapari
10 e 11 de janeiro (sexta e sábado) /19h/ Praia do Morro
10 de Janeiro
- Exibição do filme produzido nas oficinas de Realização em Cinema e Vídeo e Trilha Sonora com alunos da rede de ensino municipal e estadual com Trilha Sonora tocada ao vivo; Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral e show com Tunico da Vila.
11 de Janeiro
- Sessão do 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória e show com BatuQdellas.
Barra do Jucu/Vila Velha
14 de janeiro (terça-feira) /19h/ Praça Pedro Valadares
Guriri/São Mateus
18 de janeiro (sábado) /19h/ Praia de Guriri
Piúma
25 de janeiro (sábado) /19h30/ Praça Dona Carmen
Manguinhos/Serra
31 de janeiro (sexta-feira) /19h/ Praça São Sebastião
– Show de encerramento: Samba pras Moças
ENTRADA GRATUITA