A comédia nacional Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral será exibida no 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante que começa a circular pelos cinco balneários capixabas a partir de 10 de janeiro.
Os apaixonados por praia e sétima arte podem se preparar: a comédia cearense Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral vai passar por cinco municípios do litoral capixaba no 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante.
As cidades de Guarapari, Barra do Jucu, Guriri – em São Mateus -, Piúma e Manguinhos – em Serra vão receber, ao longo do mês de janeiro, a programação com cinema gratuito a céu aberto. O longa de Halder Gomes é a principal atração desta edição.
As exibições contam com estrutura que recria uma sala de cinema, com cadeiras para a platéia, equipamentos de projeção e de som e até tapete vermelho! Dirigido por Halder Gomes, o filme conta a história de um exibidor de cinema que resiste na profissão antes do avanço da televisão e a transformação das salas de projeção em igrejas.
O 26º FCV Itinerante passará por cinco balneários capixabas durante o verão com a exibição da comédia. “ O foco do itinerante está na democratização do acesso ao cinema e na descentralização das atividades culturais que o projeto oferece. O filme é divertidíssimo e temos certeza de que a tela de cinema à beira da praia será um momento especial para muitos moradores e turistas!”, celebra a diretora do Festival, Lucia Caus.
Escolhido com a consultoria de Samantha Brasil, antropóloga, curadora e crítica de cinema, esta sequência de Cine Holliúdy traz agora o protagonista Francisgleydisson enfrentando a difícil missão de se reinventar, depois que seu Cine Holliúdy fecha as portas definitivamente em Pacatuba, no interior do Ceará.
Sem querer abandonar de vez o mundo do cinema e depois de ver um amigo ser abduzido por um disco voador, Francis resolve se arriscar na carreira de cineasta para produzir um filme de ficção científica em que Lampião enfrenta os alienígenas. Para isso, ele vai precisar contar com a ajuda de toda a cidade e reunir quem puder para fazer parte do elenco.
O longa também conta novamente com a participação de Falcão, como o Cego Isaías, e tem novidades no elenco como Milhem Cortaz, que interpreta o Zé Coveiro, e Samantha Schmütz, vivendo Justina Ambrósio, candidata à prefeita da cidade, sem contar as participações especiais como as de Chico Diaz e Roberto Bomtempo.
A abertura oficial do Festival acontecerá no dia 10 de janeiro, com uma programação imperdível. Abrindo a noite, os alunos das oficinas de Trilha Sonora e Realização em Cinema e Vídeo irão apresentar ao público o curta-metragem Monazi, com trilha sonora ao vivo. Em seguida, acontece a exibição do filme e encerrando a noite, acontecerá a apresentação do cantor Tunico da Vila, grande revelação do samba contemporâneo. Toda a programação é gratuita.
O 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo a Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta com o copatrocínio da EDP e com o apoio da Rede Gazeta, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo através do Edital de Chamamento 05/2019. Conta também com o apoio institucional do Shopping Vitória. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
EXIBIÇÃO DOS FILMES
Guarapari
10 e 11 de janeiro (sexta e sábado) /19h/ Praia do Morro
10 de Janeiro
- Exibição do filme produzido nas oficinas de Realização em Cinema e Vídeo e Trilha Sonora com alunos da rede de ensino municipal e estadual com Trilha Sonora tocada ao vivo; Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral e show com Tunico da Vila.
11 de Janeiro
- Sessão do 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória e show com BatuQdellas.
Barra do Jucu/Vila Velha
14 de janeiro (terça-feira) /19h/ Praça Pedro Valadares
Guriri/São Mateus
18 de janeiro (sábado) /19h/ Praia de Guriri
Piúma
25 de janeiro (sábado) /19h30/ Praça Dona Carmen
Manguinhos/Serra
31 de janeiro (sexta-feira) /19h/ Praça São Sebastião
– Show de encerramento: Samba pras Moças