Escritora foi homenageada pela sua contribuição ao audiovisual brasileiro
A emoção tomou conta da última noite do 26º Festival de Cinema de Vitória. A escritora Bernadette Lyra foi a homenageada local e recebeu o Troféu Vitória das mãos da primeira dama do Estado, Virgínia Casagrande, por sua contribuição à cultura e, em especial, ao audiovisual. Ela também recebeu uma jóia da Carla Buaiz Jóias.
As homenagens começaram na sexta-feira (27), no Hotel Senac Ilha do Boi, com o lançamento do caderno da homenageada, publicação assinada pelo jornalista e escritor Jace Theodoro.
A escritora começou seu discurso falando sobre ser homenageada no 26º Festival de Cinema de Vitória: “Receber essa homenagem, com 80 anos, e dentro deste recinto, lembrar que eu vi muitos filmes aqui no Glória na minha adolescência. É muito bom estar aqui de volta e receber essa homenagem agora que estou velha. E eu acho que dizer que estar velha é ótimo, porque a velhice é um estado da vida maravilhoso”.
No palco do Centro Cultural Sesc Glória, a escritora destacou a importância de ser grata: “O tempo é muito rápido. Passa mais rápido que a luz das estrelas. Mas o tempo de agradecer é sempre. Eu queria muito agradecer ao 26º Festival de Cinema de Vitória, lembrando que eu fiz o terceiro, quando eu era Secretaria de Estado de Cultura de Vitória, quando ainda era Vitória Cine Vídeo. Agradecer a Lúcia, essa bela mulher maravilhosa, que se lembrou de mim. Eu quero agradecer a toda a equipe do festival que está me mimando demais”.
Bernadette, no alto da sua inteligência, agradeceu a oportunidade de troca que os dias de festival possibilitou: “Também quero agradecer a toda essa gente maravilhosa que eu estou conhecendo e aos que eu já conhecia. É tanta estrela, tanta gente brilhando, com luz própria, com carinho. Esse festival está maravilhoso. Quero agradecer a todos!”
Caderno
As homenagens para Bernadette Lyra começaram na sexta-feira (27), às 15 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi, com o lançamento do caderno da homenageada, assinado pelo jornalista e escritor Jace Theodoro, que estava presente no lançamento.
A publicação exclusiva reúne histórias sobre a carreira e vida da escritora e pesquisadora, além de um vasto material fotográfico.
Em bate-papo mediado por Lobo Pasolini, Bernadette estava muito emocionada com a oportunidade de ver parte da sua história retratada no caderno em função da homenagem promovida pelo 26º Festival de Cinema de Vitória.
“Me sinto muito honrada e muito feliz com esse reconhecimento. Não é sempre que alguém é homenageada aos 80 anos”.
Homenageada
Além de uma das escritoras de maior destaque no Brasil, Bernadette Lyra é uma importante estudiosa no campo do audiovisual. Uma das suas marcas como pesquisadora é o Cinema de Bordas, termo criado pela própria, elevando o gênero ao conhecimento dos estudiosos do cinema.
Reconhecida como uma das grandes escritoras brasileiras, a autora já foi indicada para o Prêmio Jabuti de Literatura, em 1997, com o livro de contos “Memórias das Ruínas de Creta”. Sua obra mais recente, “Ulpiana”, foi lançada em junho de 2019.
A literatura e o audiovisual transitam por toda a sua vida profissional, uma vez que se formou em Letras, na Ufes, mas escolheu o cinema como tema para o doutorado, pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Université René Descartes/Sorbonne (Paris).
Foi professora do Departamento de Cinema da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e responsável pela criação e estruturação do projeto acadêmico e o corpo docente do PPGCom em Comunicação Audiovisual da Universidade Anhembi Morumbi (UAM).
Atualmente é professora emérita da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e professora visitante no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) em Comunicação e Territorialidades da mesma universidade.
O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.