Programação ainda inclui 2ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental – Sessão EDP e shows na Tenda Musical 

Maior evento audiovisual do Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória termina sua 26ª edição neste domingo com uma série de atividades. No Centro Cultural Sesc Glória acontece a 2ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental – Sessão EDP, a 9ª Mostra Quatro Estações, 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, Exibição do curta-metragem resultado da Oficina de Realização em Cinema e Vídeo, Homenagem à Bernadette Lyra, além da Cerimônia de Premiação e Encerramento do 26º Festival de Cinema de Vitória. Na Tenda Musical, dois shows animam o público. 

Centro Cultural Sesc Glória 

A programação começa às 14 horas, com a 2ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental – Sessão EDP e a exibição dos filmes Poética do Barro, de Giuliana Danza; Menino Pássaro, de Diogo Leite; S/N (Sem Número), de Renata Malta; Glória, de Yaminaah Abayomi e Nádia Oliveira; Quarto de Cura, de Castiel Vitorino Brasileiro; e KA’A ZAR WKYZE WA – Os Donos da Floresta em Perigo, de Flay Guajajara, Edvan dos Santos Guajajara e Erivan Bone Guajajara. 

A partir das 16 horas, a 9ª Mostra Quatro Estações, exibe os curtas Selma Depois da Chuva, de Loli Menezes; Vigia, de João Victor Borges;  Tea for Two, de Julia Katharine; Superpoderosa Mathilda, de João Giry; Reforma, de Fábio Leal; Peixe, de Yasmin Guimarães.  

Às 19 horas, o filme Casa, de Letícia Simões, encerra a 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. A programação também apresenta a exibição do curta-metragem resultado da Oficina de Realização em Cinema e Vídeo, ministrada pelo cineasta Luiz Carlos Lacerda. 

Encerrando a noite, o público irá conhecer os vencedores do 26º Festival de Cinema de Vitória na cerimônia de Premiação e Encerramento do evento. 

Homenagem 

Logo após a exibição do longa, a escritora Bernadette Lyra recebe o Troféu Vitória pela sua contribuição ao audiovisual. Além de uma das mais importantes escritoras do país, é uma entusiasta do cinema. Sua paixão pela sétima arte a levou aos estudos. Criou o termo Cinema de Bordas, que define produções periféricas, de baixo orçamento, realizadas por cineastas autodidatas de pequenas cidades ou arredores das grandes capitais. 

Tenda Musical 

As apresentações da Tenda Musical, no domingo (29), comprovam a diversidade da programação do 26º Festival de Cinema de Vitória. Quem abre o evento, às 15 horas,  é o Prot Quarteto. O músico traz para o palco da tenda o jazz e a música brasileira em versão instrumental. Encerrando a programação, o samba. Tunico da Vila leva o ritmo que é a cara do Brasil para o palco da tenda e fecha, com chave de ouro, o festival. 

Hotel Senac Ilha do Boi
O cronograma de oficinas termina neste domingo com a última aula da Oficina de Realização em Cinema e Vídeo, com Luiz Carlos Lacerda.

Debate

Neste domingo (28), a partir das 10 horas, acontece o último debate sobre as produções junto dos realizadores. O bate-papo será sobre os filmes exibidos na noite anterior dentro da 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e da 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, e será mediado pelo jornalista Filippo Pitanga.

Serviço
26º Festival de Cinema de Vitória
– 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, às 19 horas
– Homenagem à Bernadette Lyra, além da Cerimônia de Premiação e Encerramento
– Exibição do curta-metragem resultado da Oficina de Realização em Cinema e Vídeo
– 2ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental – Sessão EDP, às 14h
– 9ª Mostra Quatro Estações, às 16h
Data:  29 de setembro
Local: Centro Cultural Sesc Glória

 Oficinas de Formação:
Oficina de Realização em Cinema e Vídeo, com Luiz Carlos Lacerda
Data:  29 de setembro
Local: Hotel Senac Ilha do Boi
Inscrições encerradas

Tenda Musical
Prot Quarteto, às 15h
Pocket Show Tunico da Vila, às 22h30
Data: 29 de setembro 
Local: Praça Costa Pereira