Ministrada pelo cineasta Luiz Carlos Lacerda, a oficina faz parte da programação do 26º Festival de Cinema de Vitória

Com aulas práticas e teóricas, teve início na tarde da última terça-feira (24) a Oficina de Realização em Cinema e Vídeo, ministrada pelo cineasta Luiz Carlos Lacerda, que acontece até o dia 29 de setembro no Hotel Senac Ilha do Boi. As inscrições estão encerradas.

A oficina tem o objetivo de instrumentalizar os participantes, técnica e artisticamente, para a realização de um curta-metragem de ficção, que será exibido na noite do último dia de Festival, no Centro Cultural Sesc Glória.

Para o diretor Luiz Carlos Lacerda, a oficina é um espaço capacitador e de formação para novos profissionais do mercado audiovisual. “Essas oficinas têm formado muita gente.  Agora mesmo eu encontrei um rapaz que fez a oficina há dois anos e hoje ele está vivendo de cinema. Ele virou um diretor, um produtor, foi pra São Paulo e fez um curso de edição. Agora ele está editando vários trabalhos profissionais. Isso acontece direto. É uma oficina básica, são poucos dias, e ajuda a incentivar ou confirmar vocações”, explica. 

O público da oficina, segundo o cineasta, é heterogêneo. Tem desde professores de sociologia até atrizes, alunos de biologia e, claro,  pessoas ligadas ao audiovisual: “Como hoje é o primeiro dia, as pessoas ainda estão se revelando aos pouquinhos. É um processo meio psicanalítico. As pessoas vão descobrindo os seus caminhos. O Sócrates dizia que a profissão dele era a mesma da mãe, que era parteira. Ele ajudava as pessoas a criarem suas próprias idéias. E eu faço um pouco esse papel”. 

Cronograma 

Os alunos da oficina de Realização em Cinema e Vídeo estão tendo a oportunidade de experimentar noções básicas de dramaturgia cinematográfica, construção do personagem, decupagem (método Gabriel Garcia Marquez), linguagem e nomenclatura dos planos e movimentos de câmera, utilização dramatúrgica das lentes na construção da narrativa, elaboração, exercícios e análise técnica do Roteiro, Plano de Produção, entre outras técnicas. 

Também está sendo trabalhado a inter-relação entre os setores das áreas técnica (Pesquisa, Câmera, Fotografia, Som Direto, Edição, Produção) e artística (Roteiro, Direção, Direção de Arte, Figurino, Direção Musical) na realização de um filme em todas as suas fases (Pré-produção, Filmagem e Finalização).

Ministrante:

Luiz Carlos Lacerda – Cineasta e realizou mais de 30 documentários sobre personalidades da cultura brasileira, entre elas, Cecília Meireles, João da Baiana, Maria Della Costa, Vianinha e Barão de Itararé, além dos longas-metragens “Mãos vazias” (1970), “O princípio do prazer” (1978), “Leila Diniz” (1988), “For all – o trampolim da vitória” (1997), “Viva sapato!” (2004), “Casa 9” (2011), “A mulher de longe” ( 2012), “Introdução à música do sangue” (2015) e “O que seria deste mundo sem paixão?” (2016). Luiz Carlos Lacerda foi professor de Cinema dentro e fora do país, produtor de novelas na TV Globo e fez diversas séries para TV.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Serviço
Oficina de Realização em Cinema e Vídeo, com Luiz Carlos Lacerda
Data: Terça (24/09) / 13h às 18h
Quarta a sábado (25 a 28/09) / 9h às 12h e 13h às 18h
Domingo (29/09) / 9h às 12h
Local: Hotel Senac Ilha do Boi
Inscrições: Inscrições Encerradas