Os bate-papos acontecem sempre no dia posterior as exibições no Hotel Senac Ilha do Boi

Além de assistir aos filmes, o público terá a oportunidade de participar dos debates sobre as produções junto aos realizadores. O bate-papo da 8ª Mostra Foco Capixaba, 23ª Mostra Competitiva de Curtas e 9ª Mostra Competitiva de Longas e os demais debates serão mediados pelo jornalista Filippo Pitanga, e acontecerão sempre no dia posterior à exibição, no Hotel Senac Ilha do Boi, às 10 horas.

Para Filippo, o debate é uma oportunidade de o espectador ampliar as percepções com relação aos filmes que serão exibidos no Festival. “É através dos debates que os filmes realmente se desdobram e entendemos a linha narrativa contada através da curadoria das mostras ao selecionar os filmes que assistimos. O debate integra também a visão de todos os realizadores de outros filmes numa mesma mesa, possibilitando a expansão do olhar nas conexões que diferentes obras podem oferecer umas às outras”.

Segundo o mediador, a dinâmica dos debates é promover um intercâmbio entre espectador e realizadores. “Teremos uma ligeira apresentação de cada um (a) dos realizadores, para que o público possa associar as obras anteriores ou a uma linguagem da pessoa, bem como perguntas do mediador que estimulem participação do público, mas é a plateia a verdadeira estrela deste momento do Festival, pois graças à participação de suas falas é que os filmes de fato ganham vida no extra-campo e conseguem se tornar eternos para além da projeção”.

Troca

Com experiência, como crítico e jornalista, Filippo acredita que essa oportunidade também é esperada pelos diretores.  “Os próprios realizadores, sejam diretoras ou diretores, costumam ficar bastante ansiosos pelo debate por ser uma das únicas (e melhores) formas de comunicação e troca com seu público. Às vezes é só neste contato que eles alcançam algumas chaves e interpretações possíveis apenas quando a obra é libertada no mundo. E quando diversas obras se encontram, conseguem não apenas potencializar como inspirar futuras obras”.

Mais debates

Os debates da 4ª Mostra Cinema e Negritude, que será realizada na quinta-feira (26); e da 4ª Mostra Mulheres no Cinema, que será realizada na quinta-feira (28), sempre às 14 horas, acontecem na sequência da exibição dos filmes, no Centro Cultural Sesc Glória. Os eventos são abertos ao público.

Transporte  

O 26º Festival de Cinema de Vitória disponibilizará transporte todos os dias para os interessados em participar dos debates que serão realizados no Hotel Senac Ilha do Boi. Os interessados devem comparecer às 9 horas, na Praça Costa Pereira, ao lado da Tenda Musical, ou na Universidade federal do Espírito Santo (UFES)

Sobre o Festival

O Festival acontece entre os dias 24 e 29 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória, Hotel Senac Ilha do Boi e Cine Metrópolis. Além das sessões que exibem os selecionados para as 12 mostras competitivas, a Tenda Musical, montada ao lado da Praça Costa Pereira, receberá artistas locais, nacionais e internacionais durante os 6 dias de evento. A entrada é gratuita.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Serviço
Debates da 8ª Mostra Foco Capixaba, 23ª Mostra Competitiva de Curtas e 9ª Mostra Competitiva de Longas
Data: 26 a 29 de setembro, às 10 horas
Local: Hotel Senac Ilha do Boi
Aberto ao público