Filme acompanha o trabalho de três artistas capixabas e será exibido na 23ª Mostra Competitiva Nacional

A arte como elemento de enfrentamento à violência contra a mulher.  Esse é o recorte do documentário Riscadas, de Karol Mendes, um dos filmes selecionados para 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas do 26º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória.

A idéia do curta surgiu a partir do artigo Visualidades no Espaço Urbano: arte e enfrentamento à violência contra a mulher em Vitória/ES, escrito por alunas de jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Tendo o artigo como inspiração, o filme acompanha o processo criativo de três artistas, que realizam intervenções urbanas pela cidade tendo a mulher e os assuntos relacionados ao universo feminino como tema.

“Sabendo do potencial do artigo e da reflexão que propunha, alinhado ao audiovisual, nasce o documentário que se torna uma importante ferramenta de debate sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e a resistência destas mulheres artistas” explica Karol.

Catedral

O documentário foi filmado no Centro Histórico de Vitória, capital do Espírito Santo. Na região é possível ouvir o sino da Catedral Metropolitana, uma das construções mais bonitas do local.  Segundo a diretora, captar a melodia do sino virou uma meta da equipe de áudio.

“Durante as gravações, nossa diretora de áudio ‘perseguiu’ o som do sino. Andava com o equipamento de som, apontado na direção da Catedral, para captar o mais nítido possível. O áudio foi usado na pós-produção e é bem marcante no documentário” relembra Mendes.

Sobre a seleção para o 26º Festival de Cinema de Vitória ela acredita ser uma oportunidade incrível poder exibir o trabalho no seu Estado e na mesma região em que o curta foi filmado. “Foi incrível saber que fomos selecionados! É nosso momento de mostrar nosso filme na nossa terra. Acompanhamos o festival há bastante tempo e poder participar agora é realmente muito especial”.

Debate

Além de assistir aos filmes, o público terá a oportunidade de participar dos debates sobre as produções junto aos realizadores. O bate-papo da 8ª Mostra Foco Capixaba, 23ª Mostra Competitiva de Curtas e 9ª Mostra Competitiva de Longas será mediado pelo jornalista Fillipo Pitanga, e acontecerá sempre no dia posterior a exibição, no Hotel Senac Ilha do Boi, às 10 horas. Os debates da 4ª Mostra Mulheres no Cinema e da 4ª Mostra Cinema e Negritude acontecerão na sequência da exibição dos filmes, no Centro Cultural Sesc Glória. Os eventos são abertos ao público.

Riscadas será exibido durante a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que faz parte da programação do 26º Festival de Cinema de Vitória. A mostra acontece entre os dias 25 e 28 de Setembro no Centro Cultural Sesc Glória.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Serviço
23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Data: 25 a 28 de Setembro
Local: Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) 
Entrada franca

RISCADAS (Karol Mendes, DOC, ES): Tendo como cenário o Centro da capital do Espírito Santo, três artistas mulheres capixabas contam suas vivências e como a arte urbana, aliada ao movimento feminista, se tornou importante ferramenta no enfrentamento à violência contra a mulher.

Confira a lista dos filmes selecionados para a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas:

– ARQUITETURA DOS QUE HABITAM (Daiana Rocha, EXP, ES)
– OS MAIS AMADOS (Rodrigo de Oliveira, FIC, ES)
– SANGRO (Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR, ANI, SP)
– DÔNIARA (Kaco Olímpio, FIC, GO)
– PERPÉTUO (Lorran Dias, FIC, RJ)
– REFÚGIO (Shay Peled e Gabriela Alves, DOC, ES)
– A PRAGA DO CINEMA BRASILEIRO (William Alves e Zefel Coff, EXP, DF)
– NEGRUM3 (Diego Paulino, DOC, SP)
– O ÓRFÃO (Carolina Markowicz, FIC, SP)
– GUAXUMA (Nara Normande, ANI, PE)
– RISCADAS (Karol Mendes, DOC, ES)
– FARTURA (Yasmin Thayná, DOC, RJ)
– QUANDO ELAS CANTAM (Maria Fanchin, DOC, SP)
– SOBRADO (Renato Sircilli, FIC, SP)
– O PÁSSARO SEM PLUMAS (Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, ES)
-COR DE PELE (Lívia Perini, DOC, PE)