Neste ano, a mostra ganhou quatro sessões com temáticas ampliando o debate sobre as particularidades do indivíduo

Ir ao encontro do outro e das suas diferenças. Essa é a proposta da 6ª Mostra Outros Olhares, uma das janelas de exibição da programação do 26º Festival de Cinema de Vitória.  Neste ano, a mostra se divide em quatro sessões temáticas, que acontecem entre os dias 25 e 28 de setembro, de quarta-feira a sábado, sempre às 16 horas, no Centro Cultural Sesc Glória. A entrada é gratuita.

A curadoria deste ano foi dividida entre a cineasta e produtora oriunda do curso de Cinema da UFF, Flavia Candida; o cineasta, escritor e pesquisador na área audiovisual, Erly Vieira Jr; a mestra em Comunicação e Territorialidades pela UFES, Ursula Dart; e o programador do Cine Metrópolis, estudante de Cinema e Audiovisual da UFES e membro do Núcleo de Estudos de Curadoria do Baile-UFES, Waldir Segundo. 

Para cada uma das sessões, a curadoria pensou em uma temática específica, que representasse a pluralidade humana por meio do audiovisual. “Neste momento de um Brasil polarizado, regido por discursos de ódio e pouquíssima tolerância, encontramos aqui um pequeno oásis da escuta. Do encanto por mundos distintos, discursos de frequências e tensões variadas, desencaixes e corpos livres ocupando e resistindo”, disse Flavia Candida.

A programação começa na quarta-feira (25), com a 6ª Mostra Outros Olhares – Programa Musicalidades, que traz experiências musicais ou trabalhos que são atravessados pelas canções, em obras documentais ou de ficção.

No segundo dia, quinta-feira (26), a Outros Olhares – Programa Afetos LGBT “vem leve e tenaz, dando visibilidade a outras construções familiares, e narrativas que transbordaram da Mostra Quatro Estações, saindo dos lugares-comuns sobre cultura da diversidade” explica a curadoria.

As duas últimas sessões, que acontecem respectivamente na sexta-feira (27) e no sábado (28), foram intituladas de Outros Olhares – Programa Narrativas 1 e Programa Narrativas 2 e, de acordo com a curadoria,são “uma aposta em filmes que apresentam a pluralidade dos cotidianos desses muitos Brasis, que por vezes se tangenciam na dureza da realidade ou dela extraem fissuras deliciosas”.

A Mostra Outros Olhares propõe a observação da construção de novos mundos a partir de experiências particulares. Todos os anos esta mostra ganha uma temática diferente, de acordo com o recorte coincidente da safra daquele ano.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Serviço
6ª Mostra Outros Olhares
Quando: de 25 a 28 de setembro, às 16 horas
Local: Centro Cultural Sesc Glória

Outros Olhares – Programa Musicalidades
25 de setembro, quarta-feira
QUANDO AS PEDRAS DILATAM (Diego Amorim, FIC, RJ)
POESIA AZEVICHE (Ailton Pinheiro Junior, DOC, BA)
DIZ QUE É VERDADE (Claryssa Almeida e Pedro Estrada, FIC, MG)
TETÊ (Clara Lazarim, DOC, SP)

Outros Olhares – Programa Afetos LGBT
26 de setembro, quinta-feira
DEUSA OLÍMPICA (Emília Schramm, Jéssika Barbosa, Pedro Luis Viana, Rafael Brasileiro, DOC, CE)
EM REFORMA (Diana Coelho, FIC, RN)
RISCADOS PELA MEMÓRIA (Alex Vidigal, FIC, DF)
DO OUTRO LADO (Bob Yang & Frederico Evaristo, FIC, SP)
MARIE (Leo Tabosa, FIC, PE)

Outros Olhares – Programa Narrativas 1
27 de setembro, sexta-feira,
O QUADRO (Melina Leal Galante, FIC, ES)
AULAS QUE MATEI (Amanda Devulsky e Pedro B. Garcia, FIC, DF)
TOMAR O TEMPO – POESIA INÚTIL (Amanda Brommonschenkel, Carol Covre, Juane Vaillant, Marcéu Rosário Nogueira, Thaís Rodrigues, EXP, ES)
KRIS BRONZE (Larry Machado, DOC, GO)

Outros Olhares – Programa Narrativas 2
28 de setembro, sábado,
EU, MINHA MÃE E WALLACE (Irmãos Carvalho, FIC, RJ)
ROCHA (Luiz Matoso, FIC, RN)
OS QUE ESPERAM (PH Martins, DOC, ES)
CRUA (Diego Lima, FIC, PB)
MESMO COM TANTA AGONIA (Alice Andrade Drummond, FIC, SP)