Neste ano, a mostra ganhou quatro sessões com temáticas ampliando o debate sobre as particularidades do indivíduo
Ir ao encontro do outro e das suas diferenças. Essa é a proposta da 6ª Mostra Outros Olhares, uma das janelas de exibição da programação do 26º Festival de Cinema de Vitória. Neste ano, a mostra se divide em quatro sessões temáticas, que acontecem entre os dias 25 e 28 de setembro, de quarta-feira a sábado, sempre às 16 horas, no Centro Cultural Sesc Glória. A entrada é gratuita.
A curadoria deste ano foi dividida entre a cineasta e produtora oriunda do curso de Cinema da UFF, Flavia Candida; o cineasta, escritor e pesquisador na área audiovisual, Erly Vieira Jr; a mestra em Comunicação e Territorialidades pela UFES, Ursula Dart; e o programador do Cine Metrópolis, estudante de Cinema e Audiovisual da UFES e membro do Núcleo de Estudos de Curadoria do Baile-UFES, Waldir Segundo.
Para cada uma das sessões, a curadoria pensou em uma temática específica, que representasse a pluralidade humana por meio do audiovisual. “Neste momento de um Brasil polarizado, regido por discursos de ódio e pouquíssima tolerância, encontramos aqui um pequeno oásis da escuta. Do encanto por mundos distintos, discursos de frequências e tensões variadas, desencaixes e corpos livres ocupando e resistindo”, disse Flavia Candida.
A programação começa na quarta-feira (25), com a 6ª Mostra Outros Olhares – Programa Musicalidades, que traz experiências musicais ou trabalhos que são atravessados pelas canções, em obras documentais ou de ficção.
No segundo dia, quinta-feira (26), a Outros Olhares – Programa Afetos LGBT “vem leve e tenaz, dando visibilidade a outras construções familiares, e narrativas que transbordaram da Mostra Quatro Estações, saindo dos lugares-comuns sobre cultura da diversidade” explica a curadoria.
As duas últimas sessões, que acontecem respectivamente na sexta-feira (27) e no sábado (28), foram intituladas de Outros Olhares – Programa Narrativas 1 e Programa Narrativas 2 e, de acordo com a curadoria,são “uma aposta em filmes que apresentam a pluralidade dos cotidianos desses muitos Brasis, que por vezes se tangenciam na dureza da realidade ou dela extraem fissuras deliciosas”.
A 6ª Mostra Outros Olhares propõe a observação da construção de novos mundos a partir de experiências particulares. Todos os anos esta mostra ganha uma temática diferente, de acordo com o recorte coincidente da safra daquele ano.
O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.
Serviço
6ª Mostra Outros Olhares
Quando: de 25 a 28 de setembro, às 16 horas
Local: Centro Cultural Sesc Glória
Outros Olhares – Programa Musicalidades
25 de setembro, quarta-feira
– QUANDO AS PEDRAS DILATAM (Diego Amorim, FIC, RJ)
– POESIA AZEVICHE (Ailton Pinheiro Junior, DOC, BA)
– DIZ QUE É VERDADE (Claryssa Almeida e Pedro Estrada, FIC, MG)
– TETÊ (Clara Lazarim, DOC, SP)
Outros Olhares – Programa Afetos LGBT
26 de setembro, quinta-feira
– DEUSA OLÍMPICA (Emília Schramm, Jéssika Barbosa, Pedro Luis Viana, Rafael Brasileiro, DOC, CE)
– EM REFORMA (Diana Coelho, FIC, RN)
– RISCADOS PELA MEMÓRIA (Alex Vidigal, FIC, DF)
– DO OUTRO LADO (Bob Yang & Frederico Evaristo, FIC, SP)
– MARIE (Leo Tabosa, FIC, PE)
Outros Olhares – Programa Narrativas 1
27 de setembro, sexta-feira,
– O QUADRO (Melina Leal Galante, FIC, ES)
– AULAS QUE MATEI (Amanda Devulsky e Pedro B. Garcia, FIC, DF)
– TOMAR O TEMPO – POESIA INÚTIL (Amanda Brommonschenkel, Carol Covre, Juane Vaillant, Marcéu Rosário Nogueira, Thaís Rodrigues, EXP, ES)
– KRIS BRONZE (Larry Machado, DOC, GO)
Outros Olhares – Programa Narrativas 2
28 de setembro, sábado,
– EU, MINHA MÃE E WALLACE (Irmãos Carvalho, FIC, RJ)
– ROCHA (Luiz Matoso, FIC, RN)
– OS QUE ESPERAM (PH Martins, DOC, ES)
– CRUA (Diego Lima, FIC, PB)
– MESMO COM TANTA AGONIA (Alice Andrade Drummond, FIC, SP)