Filme apresenta o relato pessoal de quem convive com o vírus e o preconceito em torno dele

Mesmo com tantos avanços no que diz respeito ao tratamento do HIV, o preconceito em torno da doença ainda não diminuiu. Com a proposta de desmistificar os tabus sobre o tema, a animação Sangro apresenta o relato de uma pessoa que vive com o vírus.

O filme é um dos selecionados para a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas do 26º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória.

O curta é inspirado na história real do namorado de um dos diretores do filme, Tiago Minamisawa, que descobriu que vivia com o HIV. Imerso em um mar de sentimentos, ele entendeu que o estigma social, com relação aos portadores, era grande e o obrigava a manter sigilo sobre o assunto. “O filme foi uma forma que encontramos de falar mais abertamente sobre o HIV e mudar as percepções que o público em geral ainda preserva sobre o vírus” afirmou Tiago.

Para Tiago, ter o filme entre os selecionados para a 23ª Mostra Competitiva de Curtas, é uma oportunidade de debater sobre o preconceito em torno do HIV, além de estabelecer a  transversalidade entre a área da cultura e as questões relacionadas à saúde pública. “Ficamos muito emocionados e honrados de poder participar deste festival tão tradicional no Brasil” comemorou o diretor.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Serviço
23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Data: 24 a 29 de Setembro
Local: Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) 
Entrada franca

SANGRO
(Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR, ANI, SP)
Inspirado em uma história real, “Sangro” é a confissão íntima de uma pessoa que vive com HIV. Turbilhão de sentimentos. As primeiras sensações. Um filme em animação que busca desmistificar questões que sobrevivem até hoje no imaginário social em relação ao vírus.

Confira a lista dos filmes selecionados para a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas:

– ARQUITETURA DOS QUE HABITAM (Daiana Rocha, EXP, ES)
– OS MAIS AMADOS (Rodrigo de Oliveira, FIC, ES)
– SANGRO (Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR, ANI, SP)
– DÔNIARA (Kaco Olímpio, FIC, GO)
– PERPÉTUO (Lorran Dias, FIC, RJ)
– REFÚGIO (Shay Peled e Gabriela Alves, DOC, ES)
– A PRAGA DO CINEMA BRASILEIRO (William Alves e Zefel Coff, EXP, DF)
– NEGRUM3 (Diego Paulino, DOC, SP)
– O ÓRFÃO (Carolina Markowicz, FIC, SP)
– GUAXUMA (Nara Normande, ANI, PE)
– RISCADAS (Karol Mendes, DOC, ES)
– FARTURA (Yasmin Thayná, DOC, RJ)
– TEMPESTADE (Fellipe Fernandes, FIC, PE)
– QUANDO ELAS CANTAM (Maria Fanchin, DOC, SP)
– SOBRADO (Renato Sircilli, FIC, SP)
– O PÁSSARO SEM PLUMAS (Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, ES)
– COR DE PELE (Lívia Perini, DOC, PE)