Documentário foi gravado durante o Carnaval de 2018 na cidade de São Paulo

Juventude, negritude e estética como ferramenta política. Esses são alguns dos pontos que acompanharam o diretor Diego Paulino na construção de NEGRUM3. O documentário é um dos filmes selecionados para 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas do 26º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória.

Quase todo o processo de gravação do filme aconteceu durante o Carnaval de 2018, na cidade de São Paulo, incorporando como elementos de cena objetos característicos da folia, como um carro-alegórico da Mocidade Alegre, o que reflete em todas as cores e na catarse que o espectador assiste na tela. A exceção são as seqüências que apresentam o cotidiano do protagonista.

Segundo o diretor, a idéia era criar um panorama do cotidiano dos jovens LGBT’s negros, além de desconstruir o gênero documentário. “Minha vontade sempre foi fazer um retrato onírico do dia a dia da juventude preta e dissidente de São Paulo. Trabalhar o gênero documentário de diferentes formas, mesclando gêneros, linguagens e estéticas. A ideia de NEGRUM3 foi realizar um filme plural, polifônico, onde vozes variadas pudessem ecoar”.

Sobre a seleção para o 26º Festival de Cinema de Vitória, Diego Paulino definiu como “incrível!”. “É um reconhecimento sem tamanho ter o filme dentre um dos maiores festivais de curtas do Brasil dentre tantas inscrições” comemora o realizador.

NEGRUM3 será exibido durante a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que faz parte da programação do 26º Festival de Cinema de Vitória. A mostra acontece entre os dias 25 e 28 de Setembro no Centro Cultural Sesc Glória.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Serviço
23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Data: 25 a 28 de Setembro
Local: Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória) 
Entrada franca

NEGRUM3 (Diego Paulino, DOC, SP): Entre melanina e planetas longínquos, “NEGRUM3” propõe um mergulho na caminhada de jovens negros da cidade de São Paulo. Um ensaio sobre negritude, viadagem e aspirações espaciais dos filhos da diáspora.

Confira a lista dos filmes selecionados para a 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas:

– ARQUITETURA DOS QUE HABITAM (Daiana Rocha, EXP, ES)
– OS MAIS AMADOS (Rodrigo de Oliveira, FIC, ES)
– SANGRO (Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR, ANI, SP)
– DÔNIARA (Kaco Olímpio, FIC, GO)
– PERPÉTUO (Lorran Dias, FIC, RJ)
– REFÚGIO (Shay Peled e Gabriela Alves, DOC, ES)
– A PRAGA DO CINEMA BRASILEIRO (William Alves e Zefel Coff, EXP, DF)
– NEGRUM3 (Diego Paulino, DOC, SP)
– O ÓRFÃO (Carolina Markowicz, FIC, SP)
– GUAXUMA (Nara Normande, ANI, PE)
– RISCADAS (Karol Mendes, DOC, ES)
– FARTURA (Yasmin Thayná, DOC, RJ)
– TEMPESTADE (Fellipe Fernandes, FIC, PE)
– QUANDO ELAS CANTAM (Maria Fanchin, DOC, SP)
– SOBRADO (Renato Sircilli, FIC, SP)
– O PÁSSARO SEM PLUMAS (Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, ES)
– COR DE PELE (Lívia Perini, DOC, PE)