Uma deliciosa festa com o cinema! Assim foram os três dias do 21º Festivalzinho de Cinema de Vitória, que aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de junho, no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e contou com o patrocínio da ArcelorMittal Tubarão

O evento integra a programação do 28º festival de Cinema de Vitória – reencontro e reuniu um público de aproximadamente 1.800 crianças e adolescentes, formado por estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Irmã Dulce, Altair Siqueira Costa, São Diogo e Professor Luiz Baptista, da rede de  Ensino Público do Município de Serra

Para Larissa Delbone, produtora executiva do evento, as sessões do Festivalzinho reforçam o intercâmbio entre a cultura e a educação. “Um dos objetivos da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) é o fomento da produção cultural, da formação de plateia e da união da cultura e da educação. O Festivalzinho fortalece todas essas diretrizes e também joga luz sobre a produção cinematográfica pensada para o público infantojuvenil. É um imenso prazer realizar esse projeto e contar com o patrocínio da ArcelorMittal Tubarão para viabilizar sessões tão potentes para os futuros espectadores do cinema brasileiro”. 

SESSÕES 

A programação incluiu seis sessões gratuitas, divididas em duas exibições diárias, e exibiu seis curtas-metragens que fortalecem a produção audiovisual contemporânea com temática voltada para o público infantojuvenil.  

As produções exibidas foram A Cápsula do Tempo, de Rodrigo Grota; Umbrella, de Helena Hilário e Mário Pece; Sobre Amizade e Bicicletas, de Julia Vidal; Stone Heart, de Humberto Rodrigues; Antes que Vire Pó, de Danilo Custódio; O Sonho do Zezinho, de Edmundo Lacerda .

Ao longo de duas décadas, o Festivalzinho de Cinema de Vitória já contabiliza mais de 160 sessões que alcançaram um público de mais de 40 mil crianças, de 57 escolas do Espírito Santo, servindo como importante ferramenta educacional.

JÚRI POPULAR

O retorno do 21º Festivalzinho de Cinema Vitória trouxe de volta a votação do Júri Popular para escolher o Melhor Filme exibido na janela. E o escolhido pelo público que lotou as seis sessões foi o curta-metragem Umbrella, de de Helena Hilário e Mário Pece. 

 O 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e da ArcelorMittal Tubarão, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da Stella Artois, conta também com apoio institucional do Canal Like e da Universidade Federal do Espírito Santo e da TV Educativa do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Este projeto está sendo realizado com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura.

21º FESTIVALZINHO DE CINEMA DE VITÓRIA

Fotos: Thaís Gobbo/ Acervo Galpão IBCA